Desenvolvimento de novos produtos na perspectiva das práticas de consumo
DOI:
https://doi.org/10.18568/internext.v20i02.833Palavras-chave:
Comportamento do Consumidor, Circuito das Práticas, Desenvolvimento de Novos Produtos, Práticas de ConsumoResumo
Objetivo: Este estudo investiga como as práticas de consumo moldam e podem ser integradas ao desenvolvimento de novos produtos, considerando uso cotidiano e os significados culturais atribuídos aos produtos pelos consumidores. Método: A pesquisa adota uma abordagem qualitativa baseada em métodos digitais e na análise de vídeos do YouTube, sob a lente da teoria das práticas. Principais Resultados: O estudo demonstra como as práticas de consumo podem influenciar o desenvolvimento de novos produtos e propõe um modelo conceitual que incorpora essa perspectiva ao processo de criação. Além disso, apresenta um protocolo metodológico para captar e analisar práticas de consumo. Relevância / Originalidade: Ao integrar o circuito das práticas ao desenvolvimento de produtos, o estudo preenche uma lacuna teórica e oferece uma abordagem inovadora para compreender e projetar novos produtos baseados nas interações cotidianas dos consumidores. Contribuições Teóricas / Metodológicas: Propõe-se um modelo de desenvolvimento de produtos que incorpora o circuito das práticas e um protocolo teórico-empírico aplicável às diferentes fases dos modelos tradicionais de desenvolvimento de produtos. Contribuições Sociais / para a Gestão: A incorporação das práticas de consumo ao processos de desenvolvimento de produtos possibilita uma abordagem mais sensível às necessidades dos consumidores, fornecendo insights valiosos para projetistas, empresas e gestores interessados em criar produtos mais alinhados às rotinas e experiências do público.
Downloads
Referências
Akaka, M. A., Schau, H. J., & Vargo, S. L. (2022). Practice diffusion. Journal of Consumer Research, 48(6), 939-969. https://doi.org/10.1093/jcr/ucab045
Almeida, J. F., Amaral, D. C., & Coelho, R. T. (2021). Innovative framework to manage new product development (NPD) integrating additive manufacturing (AM) and agile management. Procedia CIRP, 103, 128-133. https://doi.org/10.1016/j.procir.2021.10.020
Andreasen, M. M., & Hein, L. (1998). Innovating the product development organization. In E. Frankenberger, P. Badke-Schaub, H. Birkhofer (Eds.), Designers: The key to successful product development (pp. 183-195). Springer.
Ardévol, E. (2012). Virtual/visual ethnography. In S. Pink (Ed.), Advances in visual methodology (pp. 74-94). Sage.
Arsel, Z., & Bean, J. (2013). Taste regimes and market-mediated practice. Journal of Consumer Research, 39(5), 899-917. https://doi.org/10.1086/666595
Baldwin, C. Y., & Clark, K. B. (2000). Design rules: The power of modularity (Vol. 1). MIT Press.
Barbosa, P. G., Safar, G. H., & Rezende, E. J. C. (2023). Trajetória do Design de Interiores sob a perspectiva da profissionalização. Convergences-Journal of Research and Arts Education, 16(31), 129-138. https://doi.org/10.53681/c1514225187514391s.31.165
Bauer, M. W., & Gaskell, G. (2017). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: Um manual prático. Vozes.
Baxter, M. (2011). Projeto de produto: guia prático para o design de novos produtos. Blucher.
Cavalcante, M., Gaia, R., Lins, P., & Rapôso, Á. (2010). Signos do design de interiores: interfaces entre uso, consumo e arte. Signos do Consumo, 2(1), 108-127. https://doi.org/10.11606/issn.1984-5057.v2i1p108-127
Clark, K. B., & Fujimoto, T. (1991). Product development performance: Strategy, organization, and management in the world auto industry. Harvard Business Press.
Cochoy, F., Licoppe, C., McIntyre, M. P., & Sörum, N. (2020). Digitalizing consumer society: equipment and devices of digital consumption. Journal of Cultural Economy, 13(1), 1-11. https://doi.org/10.1080/17530350.2019.1702576
Cooper, R. G. (2008). Perspective: The stage‐gate® idea‐to‐launch process—update, what’s new, and nexgen systems. Journal of Product Innovation Management, 25(3), 213-232. https://doi.org/10.1111/j.1540-5885.2008.00296.x
Crawford, C. M., & Di Benedetto, C. A. (2006). New products management. McGraw-Hill.
Gemser, G., & Perks, H. (2015). Co‐creation with customers: An evolving innovation research field. Journal of Product Innovation Management, 32(5), 660-665. https://doi.org/10.1111/jpim.12279
Gomes, L. (2019a). Micro Apartamento - Soluções e dicas para ganhar mais espaço [Vídeo]. YouTube. Retrieved from https://www.youtube.com/watch?v=DFps_o5e4DA&t=510s
Gomes, L. (2019b). Mini Apartamento Mutante - 30M2 com várias configurações diferentes num piscar de olhos [Vídeo]. YouTube. Retrieved from https://www.youtube.com/watch?v=_azDQHyurbs.
Gomes, L. (2019c). Ela decorou tudo sozinha e deixou o apartamento pequeno lindo para viver em 03 pessoas [Vídeo]. YouTube. Retrieved from https://www.youtube.com/watch?v=p-XJaUMWlOs&t=835s
Gomes, L. (2019d). É o primeiro apartamento pequeno dele - tem lugar pra tudo e ainda espaço de sobra [Vídeo]. YouTube. Retrieved from https://www.youtube.com/watch?v=7CFFg8f9_Hg&t=199s
Halkier, B., Katz-Gerro, T., & Martens, L. (2011). Applying practice theory to the study of consumption: Theoretical and methodological considerations. Journal of Consumer Culture, 11(1), 3-13. https://doi.org/10.1177/1469540510391765
Ingram, J., Shove, E., & Watson, M. (2007). Products and practices: Selected concepts from science and technology studies and from social theories of consumption and practice. Design Issues, 23(2), 3-16.
Kim, W. C., & Mauborgne, R. (2005). Blue ocean strategy: How to create uncontested market space and make the competition irrelevant. Harvard Business School Publishing.
Liu, A., & Lu, S. (2020). Functional design framework for innovative design thinking in product development. CIRP Journal of Manufacturing Science and Technology, 30, 105-117. https://doi.org/10.1016/j.cirpj.2020.04.008
Magaudda, P. (2011). When materiality ‘bites back’: Digital music consumption practices in the age of dematerialization. Journal of Consumer Culture, 11(1), 15-36. https://doi.org/10.1177/1469540510390499
Marion, T. J., & Fixson, S. K. (2021). The transformation of the innovation process: How digital tools are changing work, collaboration, and organizations in new product development. Journal of Product Innovation Management, 38(1), 192-215. https://doi.org/10.1111/jpim.12547
Marques, H. R., Ávila, E. S., Pereira, R. M., & Zambalde, A. L. (2022). Open innovation and implementation of different types of innovation: an analysis based on panel data. Brazilian Business Review, 19(1), 39-58. https://doi.org/10.15728/bbr.2022.19.1.3
Marzi, G., Ciampi, F., Dalli, D., & Dabic, M. (2020). New product development during the last ten years: The ongoing debate and future avenues. IEEE Transactions on Engineering Management, 68(1), 330-344. https://doi.org/10.1109/TEM.2020.2997386
Mele, C., & Russo-Spena, T. (2024). Agencement of onlife and phygital: smart tech–enabled value co-creation practices. Journal of Service Management, 36(2), 217-240. https://doi.org/10.1108/JOSM-03-2023-0113
Mengue, P. (2022). Por que apartamentos em SP estão cada vez menores? E como é viver nesses apartamentos pequenos? O Estado de São Paulo. Retrieved from https://www.estadao.com.br/sao-paulo/por-que-apartamentos-em-sp-estao-cada-vez-menores-e-como-e-viver-nesses-imoveis/
Morais, I. C., Nascimento, T. C., & Costa Tayt-son, D. B. (2024). Reimagining beauty: Digital consumption practices in a disrupted world. Brazilian Administration Review, 21(Suppl. 1), 1-12. https://doi.org/10.1590/1807-7692bar2024240111
Moreira, D. A. (2012). Administração da produção e operações (2ª ed.). Cengage Learning.
Muniz Junior, J. M. (2012). Administração de produção. IESDE.
Naeem, H. M., & Di Maria, E. (2022). Customer participation in new product development: an Industry 4.0 perspective. European Journal of Innovation Management, 25(6), 637-655. https://doi.org/10.1108/EJIM-01-2021-0036
Nicolini, D. (2012). Practice theory, work, and organization: An introduction. Oxford University Press.
Oliveira, K. C. F., & Borges, A. F. (2020). Processo empreendedor. Revista de Micro e Pequenas Empresas e Empreendedorismo da Fatec Osasco, 6(1), 104-120. https://doi.org/10.21574/remipe.v6i1.198
Orlikowski, W. J., & Scott, S. V. (2021). Liminal innovation in practice: Understanding the reconfiguration of digital work in crisis. Information and Organization, 31(1), 100336. https://doi.org/10.1016/j.infoandorg.2021.100336
Pantzar, M., & Ruckenstein, M. (2015). The heart of everyday analytics: emotional, material and practical extensions in self-tracking market. Consumption Markets & Culture, 18(1), 92-109. https://doi.org/10.1080/10253866.2014.899213
Pink, S. (2012). Advances in visual methodology. Sage.
Pitta, D., & Pitta, E. (2012). Transforming the nature and scope of new product development. Journal of Product & Brand Management, 21(1), 35-46. https://doi.org/10.1108/10610421211203097
Prahalad, C. K., & Ramaswamy, V. (2004). Co-creation experiences: The next practice in value creation. Journal of Interactive Marketing, 18(3), 5-14. https://doi.org/10.1002/dir.20015
Reckwitz, A. (2002). Toward a theory of social practices: a development in culturalist theorizing. European Journal of Social Theory, 5(2), 243-263. https://doi.org/10.1177/13684310222225432
Rogers, R. (2019). Doing digital methods. Sage.
Rosenthal, B. (2022). O que são comunidades e qual é o seu papel para marcas e consumidores? In K. Brondino-Pompeo, I. C. Morais & C. Abdalla (Eds.), Aspectos culturais do consumo: fundamentos, fronteiras e aplicações (pp. 35-53). Pimental Cultural.
Rozenfeld, H., Amaral, D. C., Toledo, J. C., Silva, S. L., Alliprandini, D. H., & Scalice, R. K. (2006). Gestão de desenvolvimento de produtos: Uma referência para a melhoria do processo. SaraivaUni.
Sandberg, J., & Tsoukas, H. (2011). Grasping the logic of practice: Theorizing through practical rationality. Academy of Management Review, 36(2), 338-360. https://doi.org/10.5465/amr.2009.0183
Schatzki, T. (1996). Social practices: A Wittgensteinian approach to human activity and the social. Cambridge University Press.
Schatzki, T. (2002). The site of the social: A philosophical account of the constitution of social life and change. Pennsylvania State University Press.
Schatzki, T. R. (2023). On structural change: practice organizations and institutional logics. Österreichische Zeitschrift für Soziologie, 49(1), 47-66. https://doi.org/10.1007/s11614-023-00537-z
Schatzki, T. R., Knorr-Cetina, K., & Von Savigny, E. (Eds.). (2005). The practice turn in contemporary theory. Routledge.
Shove, E., & Pantzar, M. (2005). Consumers, producers and practices: Understanding the invention and reinvention of Nordic walking. Journal of Consumer Culture, 5(1), 43-64. https://doi.org/10.1177/1469540505049846
Shove, E., Pantzar, M., & Watson, M. (2012). The dynamics of social practice: Everyday life and how it changes. Sage.
Shove, E., Watson, M., Hand, M., & Ingram, J. (2007). The design of everyday life. Berg.
Slack, N., Chambers, S., & Johnston, R. (2018). Administração da produção (Vol. 8). Atlas.
Tonelli, A. O., Zambalde, A. L., Brito, M. J., & Bermejo, P. (2016). A teoria da prática e o desenvolvimento de ambidesteridades no processo de inovação em software. Brazilian Business Review, 13(3), 26-49. https://doi.org/10.15728/bbr.2016.13.3.2
Ulrich, I., Cacho-Elizondo, S., Damay, C., & Loussaïef, L. (2024). A practice theory perspective on apparel sharing consumption models exploring new paths of consumption in France and Mexico. Journal of Retailing and Consumer Services, 77, 103626. https://doi.org/10.1016/j.jretconser.2023.103626
Ulrich, K. T., & Eppinger, S. D. (2012). Product design and development (Vol. 6). McGraw-Hill Education.
Warde, A. (2005). Consumption and theories of practice. Journal of Consumer Culture, 5(2), 131-153. https://doi.org/10.1177/1469540505053090
YouTube (2023a). Perguntas frequentes sobre a descoberta e o desempenho. Retrieved from https://support.google.com/youtube/answer/141805?hl=pt#zippy=%2Ccomo-s%C3%A3o-classificados-os-v%C3%ADdeos-na-pesquisa
YouTube (2023b). Em alta no YouTube. Retrieved from https://support.google.com/youtube/answer/7239739?hl=pt-BR
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Larissa Mendes Soares, Isabela Carvalho de Morais, Karin Brondino-Pompeo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
- O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição 3.0 Não Adaptada, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) em http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html