Equipe Editorial

Editor Chefe

Ilan Avrichir, ESPM - Escola Superior de Propagada e Marketing, Brasil

Editor Associado de Negócios Internacionais

Mohamed Amal, Universidade Regional de Blumenau - FURB, Santa Catarina, Brasil

Editora Associada de Marketing

Suzane Strehlau, Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM, São Paulo, Brasil

Editores Associados

Raquel Meneses Moutinho, Universidade do Porto, Portugal

Susana Costa e Silva, Católica Porto Business School Universidade Católica Portuguesa, Porto, Portugal

Editor Executivo

Altieres de Oliveira Silva, ESPM | Escola Superior de Propaganda e Marketing , São Paulo, Brasil

Conselho Editorial

Afonso Carlos Corrêa Fleury, USP - Universidade de São Paulo, Brasil

Agatha Clarice da Silva Ovando, Universidade Privada Boliviana - UPB, Colcapirhua, Bolívia, Estado Plurinacional da

Alfred Jaeger, Faculty of Management, McGill University, Canadá

Ann E. Wilson, Rotman School of Management, University of Toronto, Canadá

Brian S. Silverman, Rotman School of Management, University of Toronto, Canadá

Christian Falaster, Universidade Nove de Julho, Brasil

David Cohen Wahnón, Escola de Negócios, Universidade de Nebrija, Espanha

Dinorá Eliete Floriani, Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI, Santa Catarina, Brasil

Fabiola Monje Cueto, Universidade Privada Boliviana - UPB, Colcapirhua, Bolívia, Estado Plurinacional da

Felipe Mendes Borini, ESPM/SP - Escola Superior de Propaganda e Marketing, Brasil

Fernando Ribeiro Serra, Universidade Nove de Julho-UNINOVE, São Paulo, Brasil

Germano Glufke Reis, FGV - Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, Brasil

Justin Paul, Estados Unidos

Karla Maria Nava-Aguirre, Universidad de Monterrey, México

Manuel Portugal Ferreira, Departamento de Administração e Economia, Universidade Federal de Lavras & Instituto Politécnico de Leiria, Leiria, Portugal, Portugal

Mario Henrique Ogasavara, Escola Superior de Propaganda e Marketing, São Paulo, Brasil

Maria Tereza Leme Fleury, FGV - Fundação Getúlio Vargas, Brasil

Pedro Lincoln Carneiro Leão de Mattos, UFP - Universidade Federal de Pernambuco, Brasil

Rafael Alcadipani da Silveira, FGV - Fundação Getúlio Vargas, Brasil

Rodrigo Bandeira de Melo, FGV - Fundação Getúlio Vargas, Brasil

Sérgio Henrique Arruda Cavalcante Forte, UNIFOR - Universidade de Fortaleza, Brasil

Tania Maria Diederichs Fischer, UFB - Universidade Federal da Bahia, Brasil

Walter Fernando Araújo de Moraes, UFPE - Universidade Federal de Pernambuco, Brasil

Walter Meucci Nique, UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil

Avaliadores Ad hoc 2019

Adriana Kroenke, Universidade de Blumenau - FURB, Blumenau, SC, Brasil

Prof. Me. Agnaldo Antonio dos Santos, Centro Universitário Senac, São Paulo, SP, Brasil

Sr Agnaldo Keiti Higuchi, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Teófilo Otoni, MG, Brasil

Aléssio Bessa Sarquis, Universidade do Sul de Santa Catarina - Unisul, Florianópolis, SC, Brasil

Alexandre Rabêlo Neto, Universidade Federal do Piauí - UFPI, Floriano, PI, Brasil

Ana Lúcia de Araújo Lima Coelho, Universidade Federal da Paraíba - UFPB, João Pessoa, PB, Brasil

Andre Gustavo Carvalho Machado, Universidade Federal da Paraíba - UFPB, João Pessoa, PB, Brasil

Profa. Angela da Rocha, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC/RJ, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Arnaldo Luiz Ryngelblum, Universidade Paulista – UNIP, São Paulo, SP, Brasil

Aurora Carneiro Zen, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRS, Porto Alegre, RS, Brasil

Bruno Miguel Sousa, Universidade do Minho, Braga, Portugal

Caissa Veloso e Sousa, Centro Universitário Unihorizontes, Belo Horizonte, MG, Brasil

Clarice Secches Kogut, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Claudia Falchetti, Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM, São Paulo, SP, Brasil

Cláudio André Gondim Nogueira, Universidade de Fortaleza - UNIFOR, Fortaleza, CE, Brasil

Cleber Figueiredo, Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM, São Paulo, SP, Brasil

Cristian Baú Dal Magro, Universidade Comunitária da Região de Chapecó, Chapecó, SC, Brasil

Cyro Augusto Pachicoski Couto, Faculdades Integradas Rio Branco, São Paulo, SP, Brasil

Deonir De Toni, Universidade de Caxias do Sul, Bento Gonçalves, RS, Brasil

Dinorá Eliete Floriani, Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI, Santa Catarina, Brasil

Dirceu da Silva, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, São Paulo, SP, Brasil

Edwin Vladimir Cardoza Galdamez, Universidade Estadual de Maringá, Maringá, PR, Brasil

Eric David Cohen, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, Campinas, SP, Brasil

Fábio Verruck, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, RS, Brasil

Sra. Fernanda Geremias Leal, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, Florianópolis, SC, Brasil

Fernando Jorge Moreira Silva, Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM, São Paulo, SP, Brasil

Eng. Flávio Jorge Freire D Andrade Battistuzzo, Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM, São Paulo, SP, Brasil

Frederico Araujo Turolla, Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM, São Paulo, SP, Brasil

Frederike Monika Budiner Mette, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUC/RS, Porto Alegre, RS, Brasil

Gabriel Vouga Chueke, Universidade de São Paulo - USP, São Paulo, SP, Brasil

Gaspar Giacomini, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Gilnei Luiz de Moura, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, Santa Maria, RS, Brasil

Profa Gislene Cordeiro da Silva Diniz, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC/MG, Belo Horizonte, MG, Brasil

Graziela Breitenbauch de Moura, Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI, Itajaí, SC, Brasil

Hilka Pelizza Vier Machado, Universidade do Oeste de Santa Catarina, Chapecó, SC, Brasil

Jacir Favretto, Universidade do Contestado, Concordia, SC, Brasil

Jaiane Aparecida Pereira, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Navirai, MS, Brasil

Jairo Laser Procianoy, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRS, Porto Alegre, RS, Brasil

Joana Stelzer, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, Florianópolis, SC, Brasil

Joaquim Alexandre dos Ramos Silva, Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade Técnica de Lisboa, Lisboa,, Portugal

Jorge Brantes Ferreira, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC/RJ, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

José Osvaldo De Sordi, Centro Universitário Campo Limpo Paulista, Campo Limpo Paulista, SP, Brasil

Juliana de Souza Bittar-Godinho, Universidade Virtual do Estado de São Paulo - UNIVESP, São Paulo, SP, Brasil

Júlio Araujo Carneiro da Cunha, Universidade Nove de Julho - UNINOVE, São Paulo, SP, Brasil

June Alisson Westarb Cruz, Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUC/PR, Curitiba, PR, Brasil

Leonardo Aureliano da Silva, Universidade Anhembi Morumbi - UAM, São Paulo, SP, Brasil

Luís Antônio da Rocha Dib, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Lurdes Marlene Seide Froemming, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Ijui, RS, Brasil

Marcelo Marchiano, Universidade Nove de Julho - UNINOVE, São Paulo, SP, Brasil

Marcio de Oliveira Mota, Universidade Estadual do Ceará - UECE, Fortaleza, Ce, Brasil

Marcos Dornelles, Escola Superior de Engenharia e Gestão, São Paulo, SP, Brasil

Maria Gabriela Montanari, Universidade de São Paulo - USP, São Paulo, SP, Brasil

Maria Laura Ferranty Maclennan, Fundação Educacional Inaciana Padre Sabóia de Medeiros, São Bernardo do Campo, SP, Brasil

Mariana Bassi Sutter, University of Leeds, Leeds, Reino Unido

Marindia Brachak dos Santos, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, Santa Maria, RS, Brasil

Miguel Angelo Hemzo, Universidade de São Paulo - USP, São Paulo, SP, Brasil

Moema Pereira Nunes, Universidade Feevale, Novo Hamburgo, RS, Brasil

Nathalia Berger Werlang, Centro Universitário FAI, Itapiranga, SC, Brasil

Ney Wagner Freitas Cavalcante, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Pâmela A. Tristão, Universidade Federal do Rio Grande - UFRG, Rio Grande, RS, Brasil

Pedro Lucas de Resende Melo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP, São Paulo, SP, Brasil

Renata Fernandes Galhanone, Centro Universitário da FEI, São Paulo, SP, Brasil

Renato Dourado Cotta de Mello, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Ricardo Zagallo Camargo, Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM, São Paulo, SP, Brasil

Ruben Huamanchumo Gutierrez, Universidade Federal Fluminense - UFF, Niterói, RJ, Brasil

Dr. Sergio Carvalho, Rowe School of Business, Halifax, Canadá

Sergio Augusto Pereira Bastos, Fucape Business School, São Paulo, SP, Brasil

Sérgio Henrique Arruda Cavalcante Forte, Universidade de Fortaleza - UNIFOR, Fortaleza, CE, Brasil

Sheila Farias Alves Garcia, Universidade Estadual Paulista - UNESP, São Paulo, SP, Brasil

Sonia Maria Guedes Gondim, Universidade Federal da Bahia - UFBA, Salvador, BA, Brasil

Svetlana Ruseishvili, Universidade Federal de São Carlos - UFSC, São Carlos, SP, Brasil

Thales Andreassi, Fundação Getulio Vargas - FGV, São Paulo, SP, Brasil

Tatiane Nunes Viana de Almeida, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Natal, RN,, Brasil

Thel Augusto Monteiro, Universidade Metodista de Piracicaba, Piracicaba, SP, Brasil

Teodoro Malta Campos, Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas do Sul de Minas, Itajuba, MG, Brasil

Vania Gisele Bessi, Universidade Feevale, Novo Hamburgo, RS, Brasil

Wenner Glacio Lopes Lucena, Universidade Federal da Paraíba - UFPB, João Pessoa, PB, Brasil