Prontidão digital de empresas e clientes pós-pandemia: uma análise diagnóstica com base no modelo marketing 5.0

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18568/internext.v20i03.830

Palavras-chave:

Prontidão Digital, Digitalização, Transformação Digital, Marketing 5.0, Pandemia

Resumo

Objetivo: O objetivo deste estudo foi investigar os impactos da pandemia na prontidão digital das empresas e dos clientes, com base na proposta sugerida no livro Marketing 5.0. Método: Foi realizada uma pesquisa estruturada com 62 empresas, dos setores de serviços financeiros (15), alta tecnologia (6), automotivo (8), varejo (15), saúde (8) e hospitalidade (10). Principais Resultados: A análise dos dados permitiu a elaboração de mapas perceptuais que mostram a prontidão digital em dois eixos: prontidão digital da empresa e prontidão digital do cliente. Os setores de alta tecnologia e serviços financeiros estavam no quadrante omni (empresas e clientes digitalizados), enquanto o varejo estava no quadrante onward (empresas mais digitalizadas que os clientes). Apesar de estar no quadrante omni, a indústria automotiva estava próxima do modelo organic (clientes mais digitalizados que as empresas). Em contrapartida, os setores de saúde e hospitalidade estavam mais distantes da proposta, no quadrante origin (clientes e empresas com baixa digitalização). Relevância / Originalidade: O artigo apresenta um modelo simples de diagnóstico de prontidão digital que pode ser facilmente aplicado e replicado por diferentes tipos de empresas. Ao utilizá-lo, as empresas podem direcionar melhor seus esforços nos pontos em que mais precisam se desenvolver digitalmente. Contribuições Teóricas / Metodológicas: O artigo apresenta os avanços digitais que 62 empresas de seis setores diferentes alcançaram após os efeitos da pandemia e direciona ações de melhoria gerencial para essas empresas, tanto em sua estrutura quanto no relacionamento com os clientes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vitor Koki da Costa Nogami, Universidade Estadual de Maringá – Maringá (PR), Brasil.

Possui Doutorado em Administração com ênfase em Marketing pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da Universidade de São Paulo (USP). Foi Pesquisador Visitante (Doutorado Sanduíche) na University of Illinois at Urbana-Champaign (UIUC). Possui Mestrado em Administração pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), Especialização em Administração de Marketing e Propaganda pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e Graduação em Administração pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Ocupa o cargo de Coordenador de Educação e Empreendedorismo da Central Única das Favelas de São Paulo (CUFA-SP) realizando projetos na Favela de Paraisópolis. Leciona as disciplinas de Comportamento do Consumidor, Pesquisa de Marketing, Planejamento Estratégico de Marketing e Inovação no Mercado de Baixa Renda em diversos cursos de especialização e MBA's como Fundação Instituto de Administração (FIA), Saint Paul Escola de Negócios e Pontifícia Universidade Católica (PUC-PR). Possui artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais, trabalhos apresentados em congressos nacionais e internacionais e é avaliador de artigos em congressos e periódicos nacionais e internacionais. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Marketing, Empreendedorismo, Inovação e Mercado de Baixa Renda

Referências

Alanazi, T. M. (2022). Marketing 5.0: an empirical investigation of its perceived effect on marketing performance. Marketing and Management of Innovation, 13(4), 55-64. https://doi.org/10.21272/mmi.2022.4-06

Araújo, D. L. (2022). Marketing 5.0: a publicidade e as narrativas que conectam. Percursos & Ideias, 12(3), 20-26. https://doi.org/10.56123/percursos.2022.n12.20

Arora, S., & Sahney, S. (2017). Webrooming behaviour: a conceptual framework. International Journal of Retail & Distribution Management, 45(7-8), 762-781. https://doi.org/10.1108/IJRDM-09-2016-0158

Baumgartner, H., & Eppinger, E. (2010). Visualizing strategic positioning: The case of airlines in Europe. Journal of Strategic Marketing, 18(7), 573-586.

Campos, A. C., Rezende, D. C., Leme, P. H. M. V., de Brito, M. J., & Antonialli, L. M. (2021). Marketing digital em tempos de crise. Revista Gestão e Desenvolvimento, 18(3), 102-130. https://doi.org/10.25112/rgd.v18i3.2784

Draganov, M., Panicharova, M., & Madzhirova, N. (2018). Marketing 5.0. transactions of artificial intelligence systems in the digital environment. In International Conference on High Technology for Sustainable Development (pp. 1-3). IEEE.

Evans, M. (2020). The digital consumer journey: who is behind the crisis-inspired e-commerce surge. Euromonitor International Report. Retrieved from https://go.euromonitor.com/white-paper-dc-200922-digital-consumer-journey.html?utm_campaign=SC_20_09_22_STN_Digital_Consumer_Survey&utm_medium=Email&utm_source=1_Outbound

Friedline, T., Naraharisetti, S., & Weaver, A. (2020). Digital redlining: Poor rural communities’ access to fintech and implications for financial inclusion. Journal of Poverty, 24(5-6), 517-541. https://doi.org/10.1080/10875549.2019.1695162

Gnagnarella, P., Ferro, Y., Monge, T., Troiano, E., Montalcini, T., Pujia, A., & Mazza, E. (2022). Telenutrition: Changes in professional practice and in the nutritional assessments of Italian dietitian nutritionists in the COVID-19 era. Nutrients, 14(7), 1359. https://doi.org/10.3390/nu14071359

Goldman, S. P., Van Herk, H., Verhagen, T., & Weltevreden, J. W. (2021). Strategic orientations and digital marketing tactics in cross-border e-commerce: Comparing developed and emerging markets. International Small Business Journal, 39(4), 350-371. https://doi.org/10.1177/0266242620962658

Gooljar, V., Issa, T., Hardin-Ramanan, S., & Abu-Salih, B. (2024). Sentiment-based predictive models for online purchases in the era of marketing 5.0: a systematic review. Journal of Big Data, 11(1), 107. https://doi.org/10.1186/s40537-024-00947-0

Grover, V., Tseng, S. L., & Pu, W. (2022). A theoretical perspective on organizational culture and digitalization. Information & Management, 59(4), 103639. https://doi.org/10.1016/j.im.2022.103639

Hansen, E. B., & Bøgh, S. (2021). Artificial intelligence and internet of things in small and medium-sized enterprises: A survey. Journal of Manufacturing Systems, 58(Part B), 362-372. https://doi.org/10.1016/j.jmsy.2020.08.009

Imschloss, M., & Schwemmle, M. (2023). Value creation in post-pandemic retailing: a conceptual framework and implications. Journal of Business Economics, 94, 851-859. https://doi.org/10.1007/s11573-023-01189-x

Kalafatis, S. P., & Tsogas, M. H. (1994). Perceptual mapping: A managerial tool for positioning analysis. European Journal of Marketing, 28(11), 63-78.

Kane, G. C., Palmer, D., Phillips, A. N., Kiron, D., & Buckley, N. (2015). Strategy, not technology, drives digital transformation. MIT Sloan Management Review, 14(1), 1-25.

Kannan, P. K. & Li, H. L. (2017). Digital marketing: A framework, review and research agenda. International Journal of Research in Marketing, 34(1), 22-45. https://doi.org/10.1016/j.ijresmar.2016.11.006

Kang, J. Y. M. (2018). Showrooming, webrooming, and user-generated content creation in the omnichannel era. Journal of Internet Commerce, 17(2), 145-169. https://doi.org/10.1080/15332861.2018.1433907

Kargas, A., Gialeris, E., Komisopoulos, F., Lymperiou, A., & Salmon, I. (2023). Digital maturity and digital transformation strategy among greek small and medium enterprises. Administrative Sciences, 13(11), 236. https://doi.org/10.3390/admsci13110236

Kaur, P., Dhir, A., Singh, N., Sahu, G., & Almotairi, M. (2020). An innovation resistance theory perspective on mobile payment solutions. Journal of Retailing and Consumer Services, 55, 102059. https://doi.org/10.1016/j.jretconser.2020.102059

Khan, A. W., & Kataria, N. (2021). Book reviews: marketing 5.0: technology for humanity by Kotler, Philip, Hermawan Kartajaya, and Iwan Setiawan. Journal of Macromarketing, 41(4), 699-701. https://doi.org/10.1177/02761467211044065

Ketterer, H., Himmelreich, H., & Schmid, C. N. (2016). Ensuring digital readiness in financial services. Boston Consulting Group.

Kotler, P., Kartajaya, H., & Setiawan, I. (2021). Marketing 5.0: Technology for humanity. John Wiley & Sons.

Kühn, F., Lichters, M., & Krey, N. (2020). The touchy issue of produce: Need for touch in online grocery retailing. Journal of Business Research, 117, 244-255. https://doi.org/10.1016/j.jbusres.2020.05.017

Lassnig, M., Müller, J. M., Klieber, K., Zeisler, A., & Schirl, M. (2022). A digital readiness check for the evaluation of supply chain aspects and company size for Industry 4.0. Journal of Manufacturing Technology Management, 33(9), 1-18. https://doi.org/10.1108/JMTM-10-2020-0382

Lemon, K. N., & Verhoef, P. C. (2016). Understanding customer experience throughout the customer journey. Journal of Marketing, 80(6), 69–96. https://doi.org/10.1509/jm.15.0420

Lies, J. (2019). Marketing intelligence and big data: Digital marketing techniques on their way to becoming social engineering techniques in marketing. International Journal of Interactive Multimedia and Artificial Intelligence, 5(5), 134-144. https://doi.org/10.9781/ijimai.2019.05.002

Mick, M. M. A. P., Kovaleski, J. L., Mick, R. L., & Chiroli, D. M. G. (2024). Developing a sustainable digital transformation roadmap for SMEs: integrating digital maturity and strategic alignment. Sustainability, 16(20), 8745. https://doi.org/10.3390/su16208745

Nassif, V. M. J., Corrêa, V. S., & Rossetto, D. E. (2020). Estão os empreendedores e as pequenas empresas preparadas para as adversidades contextuais? Uma reflexão à luz da pandemia do COVID-19. Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas, 9(2), 1-12. https://doi.org/10.14211/regepe.v9i2.1880

Nasution, R. A., Arnita, D., & Azzahra, D. F. (2021). Digital readiness and acceptance of mobile advertising. Australasian Marketing Journal, 29(1), 95-103. https://doi.org/10.1177/1839334921998555

Nasution, R. A., Rusnandi, L. S. L., Qodariah, E., Arnita, D., & Windasari, N. A. (2018). The evaluation of digital readiness concept: existing models and future directions. The Asian Journal of Technology Management, 11(2), 94-117. https://doi.org/10.12695/ajtm.2018.11.2.3

Nguyen, M. T. T., Hoang, H. T., Tran, T. D., Tran, A. T. N., & Hoang, H. L. P. (2025). How does strategic orientation influence the business performance of small and medium-sized enterprises during the COVID-19 pandemic? Entrepreneurial Business and Economics Review, 13(1), 23-40. https://doi.org/10.15678/EBER.2025.130102

Rad, F. F., Oghazi, P., Palmié, M., Chirumalla, K., Pashkevich, N., Patel, P. C., & Sattari, S. (2022). Industry 4.0 and supply chain performance: A systematic literature review of the benefits, challenges, and critical success factors of 11 core technologies. Industrial Marketing Management, 105, 268-293. https://doi.org/10.1016/j.indmarman.2022.06.009

Ritz, W., Wolf, M., & McQuitty, S. (2019). Digital marketing adoption and success for small businesses: The application of the do-it-yourself and technology acceptance models. Journal of Research in Interactive Marketing, 13(2), 179-203. https://doi.org/10.1108/JRIM-04-2018-0062

Rodrigues, D., Sousa, B., Gomes, S., Oliveira, J., & Lopes, E. (2023). Exploring consumer behavior and brand management in the automotive sector: insights from a digital and territorial perspective. Administrative Sciences, 13(2), 36. https://doi.org/10.3390/admsci13020036

Sheth, J. (2020). Impact of Covid-19 on consumer behavior: Will the old habits return or die? Journal of Business Research, 117, 280-283. https://doi.org/10.1016/j.jbusres.2020.05.059

Soomro, M. A., Hizam-Hanafiah, M., & Abdullah, N. L. (2020). Digital readiness models: A systematic literature review. Compusoft, 9(3), 3596-3605. Retrieved from https://ijact.in/index.php/j/article/view/558

Telles, R., Marinho, S. V., & Sartori, S. (2022). Análise da relação entre capacidade absortiva, inovação em serviços e o desempenho do setor Hoteleiro Catarinense. Turismo: Visão e Ação, 24(1), 46-68. https://doi.org/10.14210/rtva.v24n1.p46-68

Thomas-Francois, K., Somogyi, S., & Zolfaghari, A. (2023). The cultural acceptance of digital food shopping: conceptualisation, scale development and validation. International Journal of Retail & Distribution Management, 51(3), 306-326. https://doi.org/10.1108/IJRDM-11-2021-0552

Tolfo, C. & Santos, F. F. (2022). Interligações entre a transformação digital dos negócios e o Marketing 5.0. Research, Society and Development, 11(17). https://doi.org/10.33448/rsd-v11i17.38913

Vieira, V. A., Almeida, M. I. S. D., & Zanette, M. C. (2023). Compreendendo o marketing e o comportamento do consumidor no ambiente digital: Insights de pesquisadores brasileiros. Revista de Administração Contemporânea, 27(4), e230141. https://doi.org/10.1590/1982-7849rac2023230141.en

Westerman, G., Bonnet, D., & McAfee, A. (2011). The digital advantage: How digital leaders outperform their peers in every industry. MIT Sloan Management Review and Capgemini Consulting.

Verhoef, P. C., Broekhuizen, T., Bart, Y., Bhattacharya, A., Dong, J. Q., Fabian, N., & Haenlein, M. (2021). Digital transformation: A multidisciplinary reflection and research agenda. Journal of Marketing, 122, 889-901. https://doi.org/10.1016/j.jbusres.2019.09.022

Yagnik, A., Thomas, S., & Suggala, S. (2020). Creativity centred brand management model for the post-covid marketing 5.0 world. Journal of Content, Community and Communication, 12(6), 227-236. https://doi.org/10.31620/JCCC.12.20/21

Downloads

Publicado

2025-09-02

Como Citar

Nogami, V. K. da C., & Senra, K. B. (2025). Prontidão digital de empresas e clientes pós-pandemia: uma análise diagnóstica com base no modelo marketing 5.0. Internext, 20(03). https://doi.org/10.18568/internext.v20i03.830

Edição

Seção

Artigos