Franchise chains and regional development: an institutional analysis of Brazilian central-west

Autores

  • Augusto Cezar DArruda Universidade Paulista – São Paulo (SP), Brazil.
  • Pedro Lucas de Resende Melo Universidade Paulista – São Paulo (SP), Brazil. https://orcid.org/0000-0002-5947-6279
  • Diego Bonaldo Coelho Fundação Instituto Administração – São Paulo (SP), Brazil. https://orcid.org/0000-0003-1875-5199
  • Maria Carolina Silva de Arruda Universidade Paulista – São Paulo (SP), Brazil.

DOI:

https://doi.org/10.18568/internext.v20i02.814

Palavras-chave:

Redes de Franquias, Ambiente Institucional, Desenvolvimento Regional

Resumo

Objetivo: Este artigo é parte de um estudo que investigou variáveis do ambiente institucional relevantes para a estratégia de expansão de redes de franquias, com foco no interior do país. O objetivo foi identificar variáveis que impactam a atratividade do ambiente institucional para a inserção de redes de franquias.

Método: Foi realizada uma pesquisa exploratória quantitativa com dados secundários do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, com 14 variáveis, em uma amostra de 220 cidades da Região Centro-Oeste brasileira.

Principais Resultados: A análise estatística indicou que as dimensões educação, economia e desenvolvimento regional impactam positiva e significativamente a atração de redes de franquias.

Relevância / Originalidade: Foram analisadas cinco dimensões do ambiente institucional: educação, desenvolvimento regional, saúde, negócios e economia.

Contribuições Teóricas / Metodológicas: Os resultados contribuem para a teoria, pois auxiliam na tomada de decisões estratégicas quanto à expansão de redes de franquias e sugerem novos e relevantes segmentos de pesquisa, com ênfase na exploração de fatores do ambiente institucional. O artigo também contribui para as teorias neoinstitucionais, pois oferece uma explicação relevante e bem fundamentada sobre o impacto de fatores institucionais na atração de modelos de negócios como redes de franquias para regiões do interior.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Augusto Cezar DArruda, Universidade Paulista – São Paulo (SP), Brazil.

Doutorando em Administração - PPGA/UNIP

Pedro Lucas de Resende Melo, Universidade Paulista – São Paulo (SP), Brazil.

Doutor em Administração - USP

Diego Bonaldo Coelho, Fundação Instituto Administração – São Paulo (SP), Brazil.

Doutor em Administração (FEA/USP) e Mestre em Administração de Empresas (Mackenzie), graduou-se em Comércio Exterior (Mackenzie) e em Ciências Sociais (FFLCH/USP). É Professor e Coordenador Adjunto de Projetos da Fundação Instituto de Administração (FIA) e Professor Adjunto I, licenciado, da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). Leciona na Fundação Dom Cabral (FDC). Integra o quadro de pesquisadores do Núcleo de Gestão e Política Tecnológica da USP (PGT/USP). Em funções acadêmicas exercidas, foi Professor Colaborador do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Gestão Pública e Cooperação Internacional da Universidade Federal da Paraíba (PGPCI/UFPB), Professor do Departamento de Economia da FEA/PUC-SP e Editor Científico da RAI-USP (Revista de Administração e Inovação da Universidade de São Paulo). Lecionou na Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (EESP/FGV). Liderou projeto vencedor do Prêmio Caio 2022 (Jacaré de Bronze - Categoria Evento VUCA) no tema do empreendedorismo, inovação e tecnologia - Desafio SP de Inovação em Turismo. Laureado, em 2012, com o 54° Prêmio Jabuti da Câmara Brasileira do Livro (CBL) pela coautoria em livro vencedor da área de Economia, Administração e Negócios. Possui experiência empresarial em negócios internacionais, comércio exterior e representação setorial: atuou na área de comércio exterior do Banco do Brasil e foi Coordenador de Defesa Comercial e de Inteligência de Mercado da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ). Lidera projetos de consultoria com setores públicos e privados, tendo, entre as instituições atendidas: Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Senado Federal, Sebrae-SP, Sebrae-MG, Apex-Brasil, Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Anprotec, iFood, Prefeitura de São Paulo, Confederação Nacional da Indústria (CNI), Invest SP, Agência Paulista de Tecnologias do Agronegócio (APTA), Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República (SAE), Subsecretaria de Trabalho Artesanal nas Comunidades (Sutaco), Câmara Americana de Comércio (Amcham), Abimaq, Abimap, Abest, Abicab, Abilux, Cecop, Celeti, entre outras. A sua tese de doutoramento foi indicada por unanimidade para concorrer ao Prêmio Tese Destaque USP pela FEA-USP (2014). Atualmente, os seus interesses de pesquisa são: internacionalização de empresas brasileiras; políticas comerciais e de apoio à internacionalização; negócios internacionais; cadeias globais de valor; diplomacia corporativa; tecnologia e inovação; desenvolvimento regional; arranjos produtivos locais; estratégia e negócios; networking; ecossistema de inovação.

Maria Carolina Silva de Arruda, Universidade Paulista – São Paulo (SP), Brazil.

Doutoranda em Administração - PPGA/UNIP

Referências

Associação Brasileira de Franchising (2020). Desempenho do Franchising. Associação Brasileira de Franchising. Retrieved from https://www.abf.com.br/numeros-do-franchising/

Associação Brasileira de Franchising (2021). Desempenho do Franchising Brasileira em 2021. Associação Brasileira de Franchising. Retrieved from https://www.abf.com.br/numeros-do-franchising

Acemoglu, D., Johnson, S., & Robinson, J. (2001). The colonial origins of comparative development: an empirical investigation. The American Economic Review, 91(5), 1369-1401. https://doi.org/10.1257/aer.91.5.1369

Acemoglu, D., Johnson, S., & Robinson, J. (2005). The rise of Europe: Atlantic trade, institutional change, and economic growth. American Economic Review, 95(3), 546-579.

Aleksei, V., Bogoviz, A., Akopova, E., Przhedetskaya, N., & Ragulina, J. (2019). Remote education training as a means of restoring the economy of Russian recessive regions. International Journal of Educational Management, 33(3), 438-445. https://doi.org/10.1108/IJEM-08-2018-0256

Aliouche, E., & Schlentrich, U. (2011). Towards a strategic model of global franchise expansion. Journal of Retailing, 87(3), 345-365. https://doi.org/10.1016/j.jretai.2011.01.004

Baena, V. (2015). European franchise expansion into Latin America. Management Research Review, 38(2), 149-165. https://doi.org/10.1108/MRR-08-2013-0185

Baena, V., & Cerviño, J. (2014). International franchising decision-making: A model for country choice. Latin American Business Review, 15(1), 13-43. https://doi.org/10.1080/10978526.2014.871214

Bălăceanu, C., Văcaru, O. M., & Athu, C. (2021). The concept of regional development: current specifications at institutional level. Euromentor Journal, 12(3), 17-26.

Balan, F., Ozekicioglu, S., & Kilic, C. (2016). Determining the causal relationships among entrepreneurship, educational attainment and per capita GDP in high-income OECD countries, Theoretical and Applied Economics, 3(608), 243-246.

Bergmann, H., Hundt, C., & Sternberg, R. (2016). What makes student entrepreneurs? On the relevance (and irrelevance) of the university and the regional contexto for student start-ups. Small Buss Economics, 47, 53-76. https://doi.org/10.1007/s11187-016-9700-6

Boisier, S. (1996). Em busca do esquivo desenvolvimento regional: entre a caixa-preta e o projeto político. Planejamento e Políticas Públicas, (13), 111-147.

Bowen, H., & De Clercq, D. (2008). Institutional context and the allocation of entrepreneurial effort. Journal of International Business Studies, 39, 747-767. https://doi.org/10.1057/palgrave.jibs.8400343

Bretas, V. P., Galetti, J. R., & Rocha, T. V. (2019). Fatores relacionados a internacionalização das redes de franquias brasileiras: dispersão geográfica e pertencimento a grupos. Internext, 14(1), 1-13. https://doi.org/10.18568/internext.v14i1.495

Chen, W., Tajeddini, K., Ratten, V., & Tabari, S. (2019). Educational immigrants: evidence from Chinese young entrepreneurs in the UK, Journal of Enterprising Communities: People and Places in the Global Economy, 13(1/2), 196-215.

Chung, H. J., Chen, C. C., & Hsieh, T. J. (2007). First geographic expansion of startup firms: Initial size and entry timing effects. Journal of Business Research, 60(4), 388-395. https://doi.org/10.1016/j.jbusres.2006.10.021

Cunningham, J., & Menter, M. (2020). Transformative change in higher education: entrepreneurial universities and high-technology entrepreneurship. Industry and Innovation, 28(3), 343-364. https://doi.org/10.1080/13662716.2020.1763263

Cutsinger, B. P., & Holcombe, R. G. (2019). Political capitalism: how economic and political power is made and maintained. Public Choice, 180, 501-503. https://doi.org/10.1007/s11127-019-00639-x

DiMaggio, P., & Powell, W. (1983). The iron cage revisited: institutional isomorphism and collective rationality in organizational fields. American Sociological Review, 45(2), 74-89.

Doan, K. H. (2023). Factors affecting firm innovation: an evidence from Vietnam. In A. M. Dima & E. R. Danescu (eds.), Fostering recovery through metaverse business modelling (pp. 197-210). ICESS 2022. Springer Proceedings in Business and Economics. https://doi.org/10.1007/978-3-031-28255-3_15

Dvouletý, O. (2024). From unemployment to self-employment: what does it mean for an individual's satisfaction and economic self-sufficiency? Journal of Entrepreneurship and Public Policy, 13(1), 58-73. https://doi.org/10.1108/JEPP-07-2023-0070

Eberhardt, P., & Ferrera de Lima, J. (2012). Evolução e estágio do desenvolvimento regional: o caso das regiões do Paraná. Desenvolvimento Regional em Debate, 2(1), 189-203. https://doi.org/10.24302/drd.v2i1.197

Flores Villanueva, C. A., & Ramírez, M. C. G. (2020). The factors that determine franchising intensity: An analysis in an emerging economy. Thunderbird International Business Review, 62(6), 647-659. https://doi.org/10.1002/tie.22173

Floris, L. M., Calegário, C. L. L., Ávila, E. S., & Caetano, R. M. (2020). Fatores determinantes de inserção nas cadeias globais de valor: uma análise da participação da indústria mineral. Internext, 15(3), 80-102. https://doi.org/10.18568/internext.v15i3.583

Fonseca, F., Beltrão, R., & Prado, O. (2013). Avaliando a capacidade de governo: reflexões sobre a experiência do Prêmio “Municípios que Fazem Render Mais” (2010 e 2011). Revista de Administração Pública, 47(1), 249-272. https://doi.org/10.1590/S0034-76122013000100011

Fuentelsaz, L., González, C., & Maicas, J. (2019). Instituições formais e empreendedorismo de oportunidade. O Papel Contingente das Instituições Ininformais. BRQ Business Research Trimestral, 22(1), 5-24.

Gadelha, C., & Costa, L. (2012). Saúde e desenvolvimento no Brasil: avanços e desafios. Revista de Saúde Pública, 46(Supl. 1), 13-20. https://doi.org/10.1590/S0034-89102012005000062

Galvão, A., Marques, C., Ferreira, J., & Braga, V. (2020). Stakeholders’ role in entrepreneurship education and training programmes with impacts on regional development. Journal of Rural Studies, 74, 169-179. https://doi.org/10.1016/j.jrurstud.2020.01.013

Hair Jr., J. F., Black, W. C., Babin, B. J., & Anderson, R. E. (2018). Multivariate data analysis (8th ed.). Cengage Learning.

Hair Jr., J. F., Wolfinbarger, M., Money, A. H., Samouel, P., & Page, M. J. (2015). Essentials of business research methods (4th ed.). Routledge.

Henderson, J. (2002). Construindo a economia rural com empreendedores de alto crescimento. Economic Review, 87(3), 45-70.

Hines, T. (2016). Decisão de negócios: dados demográficos e de despesas para proprietários de pequenas empresas. Journal of Business and Finance Librarianship, 21(2).

Hoffman, R. C., & Preble, J. F. (2001). Global diffusion of franchising: A country level examination. Multinational Business Review, 9(1), 66-76.

Hoffman, R., Munemo, J., & Watson, S. (2016). International franchise expansion: the role of institutions and transaction costs. Journal of International Management, 22(2), 101-114. https://doi.org/10.1016/j.intman.2016.01.003

Hoskisson, R., Eden, L., Lau, C., & Wright, M. (2000). Strategy in emerging economies. The Academy of Management Journal, 43(3), 249-267. https://doi.org/10.2307/1556394

Huang, G., Ye, F., & Li, Y. (2023). Responsabilidade social corporativa e empréstimos de crédito bancário: explorando o efeito moderador do ambiente institucional na China. Asia Pacific Journal of Management, 40, 707-742.

Institituto Brasileiro de Geografica e Estatística (IBGE) (2019). Portal. Retrieved from www.ibge.gov.br/cidades-e-estados.html

Kafka, K., & Kostis, P. (2024). Unravelling the innovation puzzle: The interplay between uncertainty, economic institutions, and innovation performance in advanced and developing economies. Technological Forecasting and Social Change, 198, 123027. https://doi.org/10.1016/j.techfore.2023.123027

Kamakura, W., & Mazzon, J. (2016). Critérios de estratificação e comparação de classificadores socioeconômicos no Brasil. Revista de Administração de Empresas, 56(1), 55-70. https://doi.org/10.1590/S0034-759020160106

Kilonzo, E., Ariemba, J., & Migoshi, J. (2017). Factors influencing the use of agency banking by bank customers in Makueni sub-country. Journal of Finance and Banking Studies, 6(4), 28-40.

Kitali, M., Chepkulei, B., & Shibairo, P. (2015). Impact of agency banking on customer satisfaction: a survey on agent banks in Kenya. International Journal of Economics, Commerce and Management, 3(6), 691-714.

Melo, P., Borini, F., Isaac, V., & Correa, V. (2023). Regional development and the institutional environment for franchise chains: frontiers of small and medium-sized cities. Competitiveness Review, 33(2), 419-440. https://doi.org/10.1108/CR-03-2021-0041

Melo, P., Borini, F., & Ogasavara, M. H. (2019). Latin America franchise chains internationalization: The impact of institutional environment. Thunderbird International Business Review, 61(2), 217-228. https://doi.org/10.1002/tie.21975

Melo, P., Borini, F., Oliveira Jr., M., & Parente, R. (2015). International analysis of the countries where Brazilian franchise chains operate. Revista de Administração, 50(1), 26-39. https://doi.org/10.5700/rausp1182

Melo, P., Borini, F., Santos-Costa, L., Isaac, V., & Correa, V. (2025). Entrepreneurial ecosystems in small towns: franchise chain expansion. Journal of Research in Marketing and Entrepreneurship, 27(1), 39-60. https://doi.org/10.1108/JRME-08-2023-0139

Melo, P., Delgado, R., Corrêa, V., & Borini, F. (2020). Regional development and institutional environment: regional expansion of franchise chains in Brazil, Mackenzie Business Review, 21(5), 1-30. https://doi.org/10.1590/1678-6971/eRAMR200088

Mendoza-Abarca, K., Anokhin, S., & Zarnudio, C. (2015). Uncovering the influence of social venture creation on commercial venture creation: a population ecology perspective. Journal of Business Venturing, 30(6), 793-807. https://doi.org/10.1016/j.jbusvent.2015.04.003

Meyer, K. (2001). Institutions, transaction costs, and entry mode choice in Eastern Europe. Journal of International Business Studies, 32(2), 357-367.

Meyer, K., Estrin, S., Bhaumik, S., & Peng, M. (2009). Institutions, resources, and entry strategies in emerging economies. Strategic Management Journal, 30(1), 61-80. https://doi.org/10.1002/smj.720

Muller, S. (2016). A progress review of entrepreneurship and regional development: What are the remaining gaps? European Planning Studies, 24(6), 1133-1158. https://doi.org/10.1080/09654313.2016.1154506

Ndofirepi, T. (2024). Examining the influence of entrepreneurial skills, human capital, and home country institutions on firm internationalization. Global Business and Organizational Excellence, 43(5), 67-80. https://doi.org/10.1002/joe.22251

North, D. (1990). Institutions, institutional change and economic performance. Cambridge University Press.

North, D. (1991). Institutions. Journal of Economic Perspective, 5(1), 97-112. https://doi.org/10.1257/jep.5.1.97

Norton, S. (1988). An empirical look at franchising as an organizational form. Journal of Business, 61(2), 197-218.

Paschoalino, P., Caldarelli, C., & Camara, M. (2016). Capital humano e desenvolvimento no estado do Paraná entre 2000 e 2010: uma análise espacial. Desenvolvimento Regional Em Debate, 6(3), 193-215. https://doi.org/10.24302/drd.v6i3.1078

Peari, S. (2023). A combinação de fatores ambientais, sociais e de governança corporativa ocupa um lugar importante nos negócios de hoje. Revista de Direito Alternativo, 48(4), 252-257.

Querino, F. F., Siqueira, L. B., Ávila, E. S., Nascimento, E. S., & Martins, L. P. (2022). Fatores determinantes na escolha de internacionalização das empresas multilatinas. Internext, 17(2), 135-151. https://doi.org/10.18568/internext.v17i2.656

Robles, F. (2017). Institutional quality and agglomeration of fast food multinationals in Latin American cities. Management Research, 15(3), 251-267.

Rompay, T., Krooshop, J., Verhoeven, J., & Pruyn, A. (2012). Com ou sem você: efeitos interativos da densidade do varejo e necessidade de afiliação no prazer e gastos com compras. Journal of Business Research, 65(8), 1126-1131.

Rosa, C., Melo, P., & Garcia, D. (2024). Institutional environment and the development of franchise chains in the northern region of Brazil. Gestão & Regionalidade, 40, 1-18.

Roy, A., & Mukherjee, K. (2017). Entrepreneurial education in India. International Journal of Advanced Engineering and Management, 2(1), 15-20.

RStudio Team (2020). RStudio: Integrated Development for R. RStudio. Retrieved from http://www.rstudio.com/

Rubin, P. (1978). The theory of the firm and the structure of the franchise contract. Journal of Law and Economics, 21(1), 223-233.

Schüler, D. (2023). Institutional change and entrepreneurship as occupational choice: The case of South Korea. Journal of International Entrepreneurship, 21(3), 385-439. https://doi.org/10.1007/s10843-022-00313-2

Schwens, C., Eiche, J., & Kabst, R. (2011). The moderating impact of informal institutional distance and formal institutional risk on SME entry mode choice. Journal of Management Studies, 48(2), 330-351. https://doi.org/10.1111/j.1467-6486.2010.00970.x

Secundo, G., Vecchio, P., & Passiante, G. (2015). Creating innovative entrepreneurial mindsets as a lever for knowledge-based regional development. International Journal of Knowledge-Based Development, 6(4), 276-298. https://doi.org/10.1504/IJKBD.2015.074301

Sendra-Pons, P., Comeig, I., & Mas-Tur, A. (2022). Institutional factors affecting entrepreneurship: A QCA analysis. European Research on Management and Business Economics, 28(3), 100187. https://doi.org/10.1016/j.iedeen.2021.100187

Shane, S. (1996). Why franchise companies expand overseas. Journal of Business Venturing, 11(2), 73-88. https://doi.org/10.1016/0883-9026(95)00110-7

Stal, E., & Cuervo-Cazurra, A. (2011). O caminho do desenvolvimento do investimento e o IED dos países em desenvolvimento: o papel das reformas pró-mercado e dos vazios institucionais. Revisão de Negócios Latino-Americanos, 12(3), 209-231.

Stenholm, P., Acs, Z., & Wuebker, R. (2013). Exploring country-level institutional arrangements on the rate and type of entrepreneurial activity. Journal of Business Venturing, 28(1), 176-193. https://doi.org/10.1016/j.jbusvent.2011.11.002

Sweeney, D., Williams, T., & Anderson, D. (2013). Estatística aplicada à administração e economia (3rd ed.). Cengage Learning.

Utama, S., Yusfiarto, R., Pertiwi, R., & Khoirunnisa, A. (2024). Intentional model of MSMEs growth: a tripod-based view and evidence from Indonesia. Journal of Asia Business Studies, 18(1), 62-84. https://doi.org/10.1108/JABS-08-2022-0291

Viana, A., & Elias, P. (2007). Saúde e desenvolvimento. Ciência e Saúde Coletiva, 12(Suppl.):1765-1777. https://doi.org/10.1590/S1413-81232007000700002

Wang, L., Fan, H., & Wang, Y. (2018). Seleção do local de lojas de varejo com base na acessibilidade espacial e na rede neural BP híbrida. International Journal of Geo-Information, 7(6), 202. https://doi.org/10.3390/ijgi7060202

Wooldridge, J. (2012). Introductory econometrics: a modern approach (20th ed.). South-Western College Publishing.

Zhuang, J., & Sun, H. (2023). Impact of institutional environment on entrepreneurial intention: The moderating role of entrepreneurship education. International Journal of Management Education, 21(3), 100863. https://doi.org/10.1016/j.ijme.2023.100863

Zoogah, D. B., Peng, M. W., & Woldu, H. G. (2015). Instituições, recursos e eficácia organizacional na África. Academia de Perspectivas Gerenciais, 29, 7-31.

Zuo, H., Li, W., & Alam, S. (2023). Relationship between diversification, institutional envronment and growth: a study of agricultural companies in China. Sustainability, 15(7), 6216. https://doi.org/10.3390/su15076216

Downloads

Publicado

2025-07-07

Como Citar

DArruda, A. C., Melo, P. L. de R., Coelho, D. B., & Arruda, M. C. S. de. (2025). Franchise chains and regional development: an institutional analysis of Brazilian central-west. Internext, 20(02). https://doi.org/10.18568/internext.v20i02.814

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)