Franchise chains and regional development: an institutional analysis of Brazilian central-west

Authors

  • Augusto Cezar DArruda Universidade Paulista – São Paulo (SP), Brazil.
  • Pedro Lucas de Resende Melo Universidade Paulista – São Paulo (SP), Brazil. https://orcid.org/0000-0002-5947-6279
  • Diego Bonaldo Coelho Fundação Instituto Administração – São Paulo (SP), Brazil. https://orcid.org/0000-0003-1875-5199
  • Maria Carolina Silva de Arruda Universidade Paulista – São Paulo (SP), Brazil.

DOI:

https://doi.org/10.18568/internext.v20i02.814

Keywords:

Franchise Chains, Regional Development, Institutional Environment, Entrepreneurship

Abstract

Objective: This article is a part of studies designed to investigate variables in the institutional environment that are significant for the expansion strategy of franchise chains, with a focus on inland regions. The objective is to identify variables that impact the attractiveness of the institutional environment for the insertion of franchise chains.

Method: Quantitative exploratory research was carried out, using secondary data from IBGE, with 14 variables, in a sample of 220 cities in the Brazilian center-west.

Main Results: Statistical analysis indicated that the dimensions of education, economy and regional development have a positive and significant impact on attracting franchise chains.

Relevance / Originality: To this end, five dimensions of the institutional environment were analyzed: education, regional development, health, business and economy.

Theoretical / Methodological Contributions: The results contribute to the theory as it assists in strategic decision-making regarding the expansion of franchise chains and suggests new and relevant research segments with emphasis on the exploration of factors in the institutional environment. The article also contributes to neo-institutional theories, as it offers a relevant and well-founded explanation of the impact of institutional factors in attracting business models such as franchise chains to inland regions.

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Author Biographies

Augusto Cezar DArruda, Universidade Paulista – São Paulo (SP), Brazil.

Doutorando em Administração - PPGA/UNIP

Pedro Lucas de Resende Melo, Universidade Paulista – São Paulo (SP), Brazil.

Doutor em Administração [USP], Visiting Scholar at Florida International University [FIU], Pós-Doutor em Administração [ESPM]. Leciona em IES desde 2005, Prof. Dept. Administração da PUC/SP, Prof. Dr. Titular Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Administração da Universidade Paulista [PPGA] e Prof. convidado da FIA Business School. Atuou como Coordenador do Business International [Educação Executiva]. Líder de projeto financiado [CNPQ, 2018-2022]. Editor Associado dos journals REGEPE [A3] e INTERNEXT [A3]. Líder do track Empreendedorismo do SEMEAD/USP [2014-atual]. Desenvolve pesquisas em redes de franquias [2004-atual], possuindo publicações como primeiro autor em importantes periódicos [TIBR, CR, JEEE, RAE, RAC, RAUSP etc] e repercussão na imprensa [Reuters, Folha de SP, Veja, Exame, PEGN, UOL, IG etc]. Organizador do livro "Franquias Brasileiras: Estratégia, Empreendedorismo, Inovação e Internacionalização", Ed. Cengage. Possui duas premiações nacionais pela Associação Brasileira de Franchising [TD] e Associação Brasileira de Telesserviços [DM]. Além de possuir três premiações pela PUC/SP [Orientação Melhor TCC], duas premiações pelo Colóquio de Redes [Melhor Artigo] e uma indicação à premiação pela FEA/USP [Melhor TD]. Temas de interesse: Redes de Franquias, Estratégia, Empreendedorismo, Micro-Empreendedorismo, Desenvolvimento Regional, Negócios Internacionais, Mercados Emergentes e Redes Sociais.

Diego Bonaldo Coelho, Fundação Instituto Administração – São Paulo (SP), Brazil.

Doutor em Administração (FEA/USP) e Mestre em Administração de Empresas (Mackenzie), graduou-se em Comércio Exterior (Mackenzie) e em Ciências Sociais (FFLCH/USP). É Professor e Coordenador Adjunto de Projetos da Fundação Instituto de Administração (FIA) e Professor Adjunto I, licenciado, da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). Leciona na Fundação Dom Cabral (FDC). Integra o quadro de pesquisadores do Núcleo de Gestão e Política Tecnológica da USP (PGT/USP). Em funções acadêmicas exercidas, foi Professor Colaborador do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Gestão Pública e Cooperação Internacional da Universidade Federal da Paraíba (PGPCI/UFPB), Professor do Departamento de Economia da FEA/PUC-SP e Editor Científico da RAI-USP (Revista de Administração e Inovação da Universidade de São Paulo). Lecionou na Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (EESP/FGV). Liderou projeto vencedor do Prêmio Caio 2022 (Jacaré de Bronze - Categoria Evento VUCA) no tema do empreendedorismo, inovação e tecnologia - Desafio SP de Inovação em Turismo. Laureado, em 2012, com o 54° Prêmio Jabuti da Câmara Brasileira do Livro (CBL) pela coautoria em livro vencedor da área de Economia, Administração e Negócios. Possui experiência empresarial em negócios internacionais, comércio exterior e representação setorial: atuou na área de comércio exterior do Banco do Brasil e foi Coordenador de Defesa Comercial e de Inteligência de Mercado da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ). Lidera projetos de consultoria com setores públicos e privados, tendo, entre as instituições atendidas: Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Senado Federal, Sebrae-SP, Sebrae-MG, Apex-Brasil, Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Anprotec, iFood, Prefeitura de São Paulo, Confederação Nacional da Indústria (CNI), Invest SP, Agência Paulista de Tecnologias do Agronegócio (APTA), Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República (SAE), Subsecretaria de Trabalho Artesanal nas Comunidades (Sutaco), Câmara Americana de Comércio (Amcham), Abimaq, Abimap, Abest, Abicab, Abilux, Cecop, Celeti, entre outras. A sua tese de doutoramento foi indicada por unanimidade para concorrer ao Prêmio Tese Destaque USP pela FEA-USP (2014). Atualmente, os seus interesses de pesquisa são: internacionalização de empresas brasileiras; políticas comerciais e de apoio à internacionalização; negócios internacionais; cadeias globais de valor; diplomacia corporativa; tecnologia e inovação; desenvolvimento regional; arranjos produtivos locais; estratégia e negócios; networking; ecossistema de inovação.

Maria Carolina Silva de Arruda, Universidade Paulista – São Paulo (SP), Brazil.

Doutoranda em Administração - PPGA/UNIP

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2025-07-07

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DArruda, A. C., Melo, P. L. de R., Coelho, D. B., & Arruda, M. C. S. de. (2025). Franchise chains and regional development: an institutional analysis of Brazilian central-west. Internext - International Business and Management Review, 20(02). https://doi.org/10.18568/internext.v20i02.814

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