A utilização da inteligência competitiva na seleção de mercados para exportação: Uma análise comparativa de quatro métodos

Autores

  • Moema Pereira Nunes Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS, Porto Alegre/RS
  • Laura de Souza Lequain Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS, Porto Alegre/RS

DOI:

https://doi.org/10.18568/1980-4865.11322-35

Palavras-chave:

Inteligência Competitiva, Exportação, Seleção de Mercado.

Resumo

A inserção no mercado internacional através das exportações é uma importante etapa no crescimento de uma organização, mas, sobretudo para pequenas e médias empresas, é um grande desafio para os tomadores de decisão. Este trabalho verifica como a Inteligência Competitiva auxilia nesta escolha através de quatro métodos de seleção de mercados para exportação. A partir da análise de dados primários e secundários, quatro métodos foram investigados. Foram identificadas quatro dimensões estratégicas para o desenvolvimento da seleção de mercado para exportação: distância psíquica, análise setorial, etapas de seleção e indicadores. Foram identificadas as semelhanças e as diferenças entre estes métodos a partir da análise destas dimensões. Dentre os resultados obtidos, é verificada a grande diversidade de indicadores utilizados, a atenção fornecida à distância psíquica e a importância de uma análise setorial.

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Biografia do Autor

Moema Pereira Nunes, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS, Porto Alegre/RS

é Doutora em Administração. Professora da Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia – FACE e da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUC/RS, Porto Alegre/RS, Brasil.

Laura de Souza Lequain, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS, Porto Alegre/RS

é especialista em Inteligência Competitiva pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUC/RS, Porto Alegre/RS, Brasil.

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Publicado

2017-01-05

Como Citar

Nunes, M. P., & Lequain, L. de S. (2017). A utilização da inteligência competitiva na seleção de mercados para exportação: Uma análise comparativa de quatro métodos. Internext, 11(3), 22–35. https://doi.org/10.18568/1980-4865.11322-35

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