Socio-technical agencements and the reconfiguration of growers in certified coffee cooperatives: a study in southern Minas Gerais

Authors

  • Gustavo Nunes Maciel Universidade Federal de Lavras, Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas, Departamento de Administração e Economia – Lavras (MG), Brasil. https://orcid.org/0000-0001-5867-3126
  • Caroline Mendonça Nogueira Paiva Universidade Federal de Lavras, Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas, Departamento de Administração e Economia – Lavras (MG), Brasil. https://orcid.org/0000-0003-2440-3755
  • Paulo Henrique Montagnana Vicente Leme Universidade Federal de Lavras, Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas, Departamento de Administração e Economia – Lavras (MG), Brasil. https://orcid.org/0000-0003-4174-5642
  • Elisa Guimarães Cozadi Universidade Federal de Lavras, Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas, Departamento de Administração e Economia – Lavras (MG), Brasil. https://orcid.org/0000-0003-4917-5218

Keywords:

Constructivist Market Studies, Fair Trade, Certification System

Abstract

Objective: The aim of the study was to highlight the socio-technical agencements promoted by Fairtrade certification and their influence on the organizational and market reconfiguration of three coffee cooperatives located in southern Minas Gerais, Brazil. Method: A qualitative study was conducted through a multiple case study design, including 30 semi-structured interviews, document analysis, and direct observation. Data analysis was carried out through thematic and interpretative coding, structured around analytical categories derived from empirical recurrence. Main Results: The findings reveal a transformation toward sustainability mediated by the performative agencements of certification. The study observed the emergence of technical assistance detached from commercial interests, the strengthening of production qualification practices. and the valorization of coffee quality, as well as the reorganization of commercial practices aimed at the international market. Market devices such as the field notebook, and agencements such as quality contests and field days, act as central elements in the institutional reorganization. Certification also drives normative adaptations based on consumption trends and international regulations, anticipating demands and shaping possible future scenarios. Relevance/Originality: The article offers a theoretical contribution by articulating Constructivist Market Studies with Future Studies, demonstrating how institutions such as Fairtrade perform markets that are sensitive to socio-technical transformations and normative anticipations. Theoretical/Methodological Contributions: The research advances the understanding of certified agri-food markets as performative constructions, showing how the agencements enacted by certification reconfigure hybrid collectives, the values attributed to products, and organizational strategies. Social/Managerial Contributions: The findings can support management strategies in cooperatives seeking to adapt to sustainability requirements and access more demanding markets, contributing to trajectories of institutional strengthening and organizational autonomy in the coffee sector.

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Author Biographies

Gustavo Nunes Maciel, Universidade Federal de Lavras, Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas, Departamento de Administração e Economia – Lavras (MG), Brasil.

Doutor e Mestre em Administração pela Universidade Federal de Lavras (UFLA), área de concentração: Estratégia, Marketing e Inovação. Bacharel em Administração pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Professor Substituto na Universidade Federal de Lavras (UFLA). Editor da Sessão "Inovação, tecnologia e empreendedorismo", na Revista Organizações Rurais Agroindustriais. Integrante dos grupos de pesquisa: Núcleo de Estudos em Comportamento Humano nas Organizações (UFOP); do Grupo de Estudos em Marketing e Comportamento do Consumidor (GECOM UFLA); e do Centro de Estudos em Mercado e Tecnologias no Agronegócio (AGRITECH UFLA).

Caroline Mendonça Nogueira Paiva, Universidade Federal de Lavras, Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas, Departamento de Administração e Economia – Lavras (MG), Brasil.

Pós doutoranda na Universidade Federal de Lavras. Professora na Faculdade Presbiteriana Gammon (FAGAMMON). Coordenadora do AGRITECH UFLA - Centro de Estudos em Mercado e Tecnologias no Agronegócio. Editora da Sessão Sistemas Agroindustriais e Sustentabilidade na Revista Organizações Rurais e Agroindustriais. Subcoordenadora do HIVE - Hub de Inovação e Vivências Empreendedoras da Fagammon. Bacharel (2011), mestre (2013) e doutora (2019) em Administração, pela Universidade Federal de Lavras, área de concentração Estratégia, Marketing e Inovação. Temas de interesse: Estudos de Mercados; Gestão Estratégica; Inovação e Empreendedorismo; Gestão, tecnologias e sustentabilidade no agronegócio.

Paulo Henrique Montagnana Vicente Leme, Universidade Federal de Lavras, Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas, Departamento de Administração e Economia – Lavras (MG), Brasil.

Diretor de Inovação e Tecnologia da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação da UFLA (DINTEC/PRPI). Coordenador do Polo Embrapii Zetta/UFLA de Agricultura digital. Professor Adjunto no Departamento de Administração e Economia da Universidade Federal de Lavras (DAE/FCSA/UFLA) na área de marketing, empreendedorismo e inovação. Professor no Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA/UFLA) na área de marketing estratégico. Coordenador do Agritech UFLA - Centro de Estudos em Mercado e Tecnologias no Agronegócio. Editor do periódico Organizações Rurais e Agroindustriais (ORA) (DAE/FCSA/UFLA). Doutor em Administração de Empresas pela UFLA na área de Marketing, Estratégia e Inovação. Mestre em Administração de Empresas pela UFLA na área de Dinâmica e Gestão de Cadeias Produtivas. Engenheiro Agrônomo e Administrador de Empresas. Pesquisador na área de Estudos de Mercado Construtivistas e Construção de Mercados, analisando certificações sustentáveis (terceiro setor e públicas), de qualidade e origem no agronegócio, com foco na construção dos mercados de produtos especiais e diferenciados, especialmente no agronegócio café. Coordenador do Núcleo de Estudos em Empreendedorismo (NEEMP) e Pesquisador do Grupo de Estudos em Marketing e Comportamento do Consumidor (GECOM) da UFLA. Foi Coordenador da UFLA Jr. Consultoria Administrativa de 09/2015 a 01/2023. Foi Coordenador de Incubadora e Parque Tecnológico da UFLA (PROEC/UFLA) no período de 04/2018 a 05/2020. Coordenador do Centro de Inovação UFLA (NINTEC/UFLA) no período de 07/2020 a 01/2022.

Elisa Guimarães Cozadi, Universidade Federal de Lavras, Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas, Departamento de Administração e Economia – Lavras (MG), Brasil.

Professora Adjunta do Departamento de Administração e Economia (DAE), da Universidade Federal de Lavras (UFLA). Coordenadora Pro Tempore do Curso Superior de Tecnologia em Comunicação Institucional. Editora Adjunta do periódico científico Organizações Rurais Agroindustriais. Coordenadora da empresa júnior UFLA Jr. Consultoria Administrativa e do Núcleo de Estudos em Empreendedorismo (NEEMP - UFLA). Atualmente, leciona as disciplinas de Administração Aplicada às Engenharias e Marketing Digital e atua como Coordenadora Adjunta e pesquisadora do Centro de Estudos em Mercado e Tecnologias no Agronegócio (AGRITECH/UFLA).Bacharel em Administração pela Universidade Federal de Lavras (2014), Mestre em Administração (UFLA, 2016) na área de Gestão de Negócios, Economia e Mercados, com ênfase em Mercado de Derivativos Agropecuários e Ações, e Doutora em Administração (UFLA, 2019) na mesma área, com ênfase em Mercados e Sistemas Agroindustriais.

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Published

2025-11-21

How to Cite

Maciel, G. N., Paiva, C. M. N., Leme, P. H. M. V., & Cozadi, E. G. (2025). Socio-technical agencements and the reconfiguration of growers in certified coffee cooperatives: a study in southern Minas Gerais. Internext - International Business and Management Review . Retrieved from https://internext.espm.br/internext/article/view/836