Marketing strategies in the dimension stones sector

Authors

DOI:

https://doi.org/10.18568/internext.v20i02.808

Keywords:

Marketing Strategies, Purchase Probability, Service Support, Product attributes

Abstract

Objective: This study examined the national ornamental stone sector (Setor de Rochas Ornamentais – SRO) and its current situation in relation to Dimension Stones (DS) exporters. Method: To achieve the proposed objectives, the research method employed was Exploratory Factor Analysis (EFA). Main Results: The findings confirmed that Brazilian entrepreneurs have achieved positive outcomes, as indicated by the strategic alignment adopted, despite their relative inexperience, the volatility of the environment, and the asymmetry of available information. Relevance / Originality: The study presents the conceptualization of the national product from the exporter’s perspective. Its relevance lies in highlighting that social exchange relationships may carry different degrees of transactional (utilitarian) or relational (symbolic) value. Theoretical / Methodological Contributions: The Marketing community has traditionally emphasized transactional exchanges, where buyers and sellers tend to focus on instrumental benefits. However, the export of products remains crucial for emerging economies, and the results offer optimism regarding the capacity of these firms to persevere in reaffirming their position in the market. The methodology adopted in this research is deductive and quantitative. For statistical data analysis, researchers used IBM SPSS version 24 and Stata software.

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Author Biographies

Antonio Carlos Guidi, Universidade Metodista de Piracicaba – Piracicaba (SP), Brasil.

Nascido em 7 de agosto de 1968 em Colatina (ES), Antonio Carlos Guidi tornou-se um administrador ainda jovem quando acompanhava o pai, que administrava pequenos negócios envolvendo rebanhos de gado e mais tarde no setor de rochas ornamentais. Em 1988, ele iniciou seu primeiro negócio neste setor e depois voltou para atuar na administração dos negócios da família, que continuou até os dias atuais. Possui DOUTORADO (2016-2019) em Administração na Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP). Possui MESTRADO em Administração de Empresas (2013-2015) pela Fundação Instituto Capixaba de Pesquisa em Contabilidade, Economia e Finanças (FUCAPE). É especialista em gestão ambiental (2009-2010) pelo Centro Universitário São Camilo. É Bacharel em Teologia pela Faculdade João Calvino (2010) e Bacharel em Administração de Empresas pela Faculdade de Ciências Contábeis e Administrativas de Cachoeiro de Itapemirim (FACCACI, 1993). Atualmente atua na EMPRESA DE MINERAÇÃO BRANCO MOURA LTDA e é Administrador da EMCAL IND. COM. MARM GRAN. LTDA. Tem experiência em administração, atuando principalmente nas seguintes áreas: administração, gestão de pessoas, patrimônio e economia brasileira. Também exerce a profissão de professor dos cursos de graduação em administração, finanças e economia. 

Nadia Kassouf Pizzinatto, Universidade Metodista de Piracicaba – Piracicaba (SP), Brasil.

Doutora e Mestre em Administração pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo, da Fundação Getúlio Vargas (EAESP/FGV). Administradora e Economista pela Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep). Pós Doutorado em Administração e Marketing pela Universidad Popular Autónoma del Estado de Puebla - UPAE (México).Professora do Programa de Pós Graduação em Administração (PPGA) da Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep), lecionando no Curso de Doutorado em Administração, principalmente ?Pesquisa Pura para Marketing? e "Marketing de Relacionamento com foco no cliente". Pesquisadora e Consultora Organizacional. É líder do Grupo de Pesquisa de Marketing e Estratégia (GPME). Desenvolve pesquisas de marketing e estratégia em setores específicos: Educação, Marketing Varejista e Marketing do Agronegócio, dentre outros. Liderou pesquisa para Planejamento Estratégico de Piracicaba, propondo a Agenda 21 para a cidade para o período de 2015 a 2025. Também liderou pesquisa internacional do setor varejista de materiais da construção civil. Como líder do GPME desenvolve atualmente projeto de Gestão de Marketing em Empreendimentos Sociais no Brasil e no México. É autora de livros, capítulos de livros e trabalhos apresentados em eventos científicos na área de Administração e Marketing. Suas últimas publicações foram os livros:"Gestión y Marketing en la Realidad Latinoamericana: estúdios setoriales? (2015) e ?Pesquisa Pura e Aplicada para Marketing? (2012). É avaliadora de congressos científicos e diversas revistas nacionais e internacionais. Na gestão educacional, ocupou cargos de liderança acadêmica, como Coordenadora de Cursos de Graduação e Especialização, Diretora de Faculdade, e Presidente da Comissão de Pesquisa do Conselho de Coordenação do Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep).

Thel Augusto Monteiro, Pontifícia Universidade Católica de Campinas – Campinas (SP), Brasil.

Doutor em Administração pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP), sou Professor na Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC) e Professor colaborador na Universidade Stefan Cel Mare (Suceava, Romênia). Também colaboro na organização de eventos científicos na Benemérita Universidad Autónoma de Puebla - BUAP (México) e na Universidad de Tlaxcala (México).Possuo especialização em Psicologia do Consumidor pela Universidade do Porto (Portugal), sou High Performance Coach e Mentor pelo Instituto ISI Infinity, Mestre em Administração (UNIMEP), Especialista em Marketing Estratégico (UNIMEP), e Bacharel em Administração (UNIMEP).Sou Professor certificado em ensino online no ensino superior internacional pela EUROSCI Network em parceria com a Universidade Metodista de Piracicaba (Brasil), Yuriy Fedkovych Chernivtsi National University (Ucrânia), e Universitatea Stefan cel Mare din Suceava (Romênia) e também membro da EUROSCI Network Center Brazil,Leciono disciplinas relacionadas às áreas de Marketing, Comportamento do Consumidor e Estratégias de Comunicação, além de produzir artigos científicos e capítulos de livros sobre marketing, administração estratégica e comportamento do consumidor.Anteriormente, atuei como Professor do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Administração da Universidade Metodista de Piracicaba, exercendo também a função de Coordenador do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Administração (Mestrado e Doutorado) em 2019. Além disso, fui Coordenador do MBA em Marketing e Negociação de 2018 a 2022. Responsável pela edição das Revistas 'Caderno Profissional de Marketing' e da 'Revista de Administração Unimep' no período de 2013 a 2023, também sou host da série de podcast 'Papo de Marketing'.

Mariana da Silva Correa , Faculdade de Direito de Vitória – Vitória (ES), Brasil.

Advogada

Graduada em Direito pela Faculdade de Direito de Vitória (FDV)

Especialista em Direito do Trabalho pela Faculdade de Direito de Vitória (FDV)

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Published

2025-07-17

How to Cite

Guidi, A. C., Pizzinatto, N. K., Monteiro, T. A., & Correa , M. da S. (2025). Marketing strategies in the dimension stones sector. Internext - International Business and Management Review, 20(02). https://doi.org/10.18568/internext.v20i02.808

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Article