Agenciamentos sociotécnicos e a reconfiguração dos produtores em cooperativas de café certificado: estudo no sul de Minas Gerais

Autores

  • Gustavo Nunes Maciel Universidade Federal de Lavras, Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas, Departamento de Administração e Economia – Lavras (MG), Brasil. https://orcid.org/0000-0001-5867-3126
  • Caroline Mendonça Nogueira Paiva Universidade Federal de Lavras, Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas, Departamento de Administração e Economia – Lavras (MG), Brasil. https://orcid.org/0000-0003-2440-3755
  • Paulo Henrique Montagnana Vicente Leme Universidade Federal de Lavras, Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas, Departamento de Administração e Economia – Lavras (MG), Brasil. https://orcid.org/0000-0003-4174-5642
  • Elisa Guimarães Cozadi Universidade Federal de Lavras, Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas, Departamento de Administração e Economia – Lavras (MG), Brasil. https://orcid.org/0000-0003-4917-5218

Palavras-chave:

Estudos de Mercado Construtivistas, Comércio Justo, Sistema de certificação

Resumo

Objetivo: Evidenciar os agenciamentos sociotécnicos promovidos pela certificação Fairtrade e sua influência na reconfiguração organizacional e de mercado de três cooperativas cafeeiras localizadas no sul de Minas Gerais. Método: Foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa envolvendo um estudo de casos múltiplos, com a realização de 30 entrevistas semiestruturadas, análise documental e observação direta. A análise dos dados foi conduzida por meio de codificação temática e interpretativa, estruturada por categorias analíticas derivadas da recorrência empírica. Principais Resultados: Os resultados revelaram uma transformação orientada para a sustentabilidade mediada por agenciamentos performativos da certificação. Observaram-se a emergência de uma assistência técnica desvinculada de interesses comerciais, o fortalecimento de práticas de qualificação da produção e valorização da qualidade do café, bem como a reorganização das práticas comerciais voltadas ao mercado internacional. Dispositivos como o caderno de campo, agenciamentos como os concursos de qualidade e os dias de campo atuam como elementos centrais na reorganização institucional. A certificação também impulsiona adaptações normativas baseadas em tendências de consumo e regulações internacionais, antecipando demandas e moldando cenários futuros possíveis. Relevância / Originalidade: O artigo oferece uma contribuição teórica ao articular os estudos de mercado construtivistas com os estudos de futuro, demonstrando como instituições como o Fairtrade performam mercados sensíveis a transformações sociotécnicas e antecipações normativas. Contribuições Teóricas / Metodológicas: A pesquisa avança na compreensão dos mercados agroalimentares certificados como construções performativas, evidenciando como os agenciamentos performados pela certificação reconfiguram coletivos híbridos, valores atribuídos aos produtos e estratégias organizacionais. Contribuições Sociais / para a Gestão: Os achados podem subsidiar estratégias de gestão em cooperativas que buscam se adaptar a exigências de sustentabilidade e acessar mercados mais exigentes, contribuindo para trajetórias de fortalecimento institucional e autonomia organizacional no setor cafeeiro.

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Biografia do Autor

Gustavo Nunes Maciel, Universidade Federal de Lavras, Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas, Departamento de Administração e Economia – Lavras (MG), Brasil.

Doutor e Mestre em Administração pela Universidade Federal de Lavras (UFLA), área de concentração: Estratégia, Marketing e Inovação. Bacharel em Administração pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Professor Substituto na Universidade Federal de Lavras (UFLA). Editor da Sessão "Inovação, tecnologia e empreendedorismo", na Revista Organizações Rurais Agroindustriais. Integrante dos grupos de pesquisa: Núcleo de Estudos em Comportamento Humano nas Organizações (UFOP); do Grupo de Estudos em Marketing e Comportamento do Consumidor (GECOM UFLA); e do Centro de Estudos em Mercado e Tecnologias no Agronegócio (AGRITECH UFLA).

Caroline Mendonça Nogueira Paiva, Universidade Federal de Lavras, Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas, Departamento de Administração e Economia – Lavras (MG), Brasil.

Pós doutoranda na Universidade Federal de Lavras. Professora na Faculdade Presbiteriana Gammon (FAGAMMON). Coordenadora do AGRITECH UFLA - Centro de Estudos em Mercado e Tecnologias no Agronegócio. Editora da Sessão Sistemas Agroindustriais e Sustentabilidade na Revista Organizações Rurais e Agroindustriais. Subcoordenadora do HIVE - Hub de Inovação e Vivências Empreendedoras da Fagammon. Bacharel (2011), mestre (2013) e doutora (2019) em Administração, pela Universidade Federal de Lavras, área de concentração Estratégia, Marketing e Inovação. Temas de interesse: Estudos de Mercados; Gestão Estratégica; Inovação e Empreendedorismo; Gestão, tecnologias e sustentabilidade no agronegócio.

Paulo Henrique Montagnana Vicente Leme, Universidade Federal de Lavras, Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas, Departamento de Administração e Economia – Lavras (MG), Brasil.

Diretor de Inovação e Tecnologia da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação da UFLA (DINTEC/PRPI). Coordenador do Polo Embrapii Zetta/UFLA de Agricultura digital. Professor Adjunto no Departamento de Administração e Economia da Universidade Federal de Lavras (DAE/FCSA/UFLA) na área de marketing, empreendedorismo e inovação. Professor no Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA/UFLA) na área de marketing estratégico. Coordenador do Agritech UFLA - Centro de Estudos em Mercado e Tecnologias no Agronegócio. Editor do periódico Organizações Rurais e Agroindustriais (ORA) (DAE/FCSA/UFLA). Doutor em Administração de Empresas pela UFLA na área de Marketing, Estratégia e Inovação. Mestre em Administração de Empresas pela UFLA na área de Dinâmica e Gestão de Cadeias Produtivas. Engenheiro Agrônomo e Administrador de Empresas. Pesquisador na área de Estudos de Mercado Construtivistas e Construção de Mercados, analisando certificações sustentáveis (terceiro setor e públicas), de qualidade e origem no agronegócio, com foco na construção dos mercados de produtos especiais e diferenciados, especialmente no agronegócio café. Coordenador do Núcleo de Estudos em Empreendedorismo (NEEMP) e Pesquisador do Grupo de Estudos em Marketing e Comportamento do Consumidor (GECOM) da UFLA. Foi Coordenador da UFLA Jr. Consultoria Administrativa de 09/2015 a 01/2023. Foi Coordenador de Incubadora e Parque Tecnológico da UFLA (PROEC/UFLA) no período de 04/2018 a 05/2020. Coordenador do Centro de Inovação UFLA (NINTEC/UFLA) no período de 07/2020 a 01/2022.

Elisa Guimarães Cozadi, Universidade Federal de Lavras, Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas, Departamento de Administração e Economia – Lavras (MG), Brasil.

Professora Adjunta do Departamento de Administração e Economia (DAE), da Universidade Federal de Lavras (UFLA). Coordenadora Pro Tempore do Curso Superior de Tecnologia em Comunicação Institucional. Editora Adjunta do periódico científico Organizações Rurais Agroindustriais. Coordenadora da empresa júnior UFLA Jr. Consultoria Administrativa e do Núcleo de Estudos em Empreendedorismo (NEEMP - UFLA). Atualmente, leciona as disciplinas de Administração Aplicada às Engenharias e Marketing Digital e atua como Coordenadora Adjunta e pesquisadora do Centro de Estudos em Mercado e Tecnologias no Agronegócio (AGRITECH/UFLA).Bacharel em Administração pela Universidade Federal de Lavras (2014), Mestre em Administração (UFLA, 2016) na área de Gestão de Negócios, Economia e Mercados, com ênfase em Mercado de Derivativos Agropecuários e Ações, e Doutora em Administração (UFLA, 2019) na mesma área, com ênfase em Mercados e Sistemas Agroindustriais.

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Publicado

2025-11-21

Como Citar

Maciel, G. N., Paiva, C. M. N., Leme, P. H. M. V., & Cozadi, E. G. (2025). Agenciamentos sociotécnicos e a reconfiguração dos produtores em cooperativas de café certificado: estudo no sul de Minas Gerais. Internext. Recuperado de https://internext.espm.br/internext/article/view/836