Prontidão digital de empresas e clientes pós-pandemia: uma análise diagnóstica com base no modelo marketing 5.0
DOI:
https://doi.org/10.18568/internext.v20i03.830Palavras-chave:
Prontidão Digital, Digitalização, Transformação Digital, Marketing 5.0, PandemiaResumo
Objetivo: O objetivo deste estudo foi investigar os impactos da pandemia na prontidão digital das empresas e dos clientes, com base na proposta sugerida no livro Marketing 5.0. Método: Foi realizada uma pesquisa estruturada com 62 empresas, dos setores de serviços financeiros (15), alta tecnologia (6), automotivo (8), varejo (15), saúde (8) e hospitalidade (10). Principais Resultados: A análise dos dados permitiu a elaboração de mapas perceptuais que mostram a prontidão digital em dois eixos: prontidão digital da empresa e prontidão digital do cliente. Os setores de alta tecnologia e serviços financeiros estavam no quadrante omni (empresas e clientes digitalizados), enquanto o varejo estava no quadrante onward (empresas mais digitalizadas que os clientes). Apesar de estar no quadrante omni, a indústria automotiva estava próxima do modelo organic (clientes mais digitalizados que as empresas). Em contrapartida, os setores de saúde e hospitalidade estavam mais distantes da proposta, no quadrante origin (clientes e empresas com baixa digitalização). Relevância / Originalidade: O artigo apresenta um modelo simples de diagnóstico de prontidão digital que pode ser facilmente aplicado e replicado por diferentes tipos de empresas. Ao utilizá-lo, as empresas podem direcionar melhor seus esforços nos pontos em que mais precisam se desenvolver digitalmente. Contribuições Teóricas / Metodológicas: O artigo apresenta os avanços digitais que 62 empresas de seis setores diferentes alcançaram após os efeitos da pandemia e direciona ações de melhoria gerencial para essas empresas, tanto em sua estrutura quanto no relacionamento com os clientes.
Downloads
Referências
Alanazi, T. M. (2022). Marketing 5.0: an empirical investigation of its perceived effect on marketing performance. Marketing and Management of Innovation, 13(4), 55-64. https://doi.org/10.21272/mmi.2022.4-06
Araújo, D. L. (2022). Marketing 5.0: a publicidade e as narrativas que conectam. Percursos & Ideias, 12(3), 20-26. https://doi.org/10.56123/percursos.2022.n12.20
Arora, S., & Sahney, S. (2017). Webrooming behaviour: a conceptual framework. International Journal of Retail & Distribution Management, 45(7-8), 762-781. https://doi.org/10.1108/IJRDM-09-2016-0158
Baumgartner, H., & Eppinger, E. (2010). Visualizing strategic positioning: The case of airlines in Europe. Journal of Strategic Marketing, 18(7), 573-586.
Campos, A. C., Rezende, D. C., Leme, P. H. M. V., de Brito, M. J., & Antonialli, L. M. (2021). Marketing digital em tempos de crise. Revista Gestão e Desenvolvimento, 18(3), 102-130. https://doi.org/10.25112/rgd.v18i3.2784
Draganov, M., Panicharova, M., & Madzhirova, N. (2018). Marketing 5.0. transactions of artificial intelligence systems in the digital environment. In International Conference on High Technology for Sustainable Development (pp. 1-3). IEEE.
Evans, M. (2020). The digital consumer journey: who is behind the crisis-inspired e-commerce surge. Euromonitor International Report. Retrieved from https://go.euromonitor.com/white-paper-dc-200922-digital-consumer-journey.html?utm_campaign=SC_20_09_22_STN_Digital_Consumer_Survey&utm_medium=Email&utm_source=1_Outbound
Friedline, T., Naraharisetti, S., & Weaver, A. (2020). Digital redlining: Poor rural communities’ access to fintech and implications for financial inclusion. Journal of Poverty, 24(5-6), 517-541. https://doi.org/10.1080/10875549.2019.1695162
Gnagnarella, P., Ferro, Y., Monge, T., Troiano, E., Montalcini, T., Pujia, A., & Mazza, E. (2022). Telenutrition: Changes in professional practice and in the nutritional assessments of Italian dietitian nutritionists in the COVID-19 era. Nutrients, 14(7), 1359. https://doi.org/10.3390/nu14071359
Goldman, S. P., Van Herk, H., Verhagen, T., & Weltevreden, J. W. (2021). Strategic orientations and digital marketing tactics in cross-border e-commerce: Comparing developed and emerging markets. International Small Business Journal, 39(4), 350-371. https://doi.org/10.1177/0266242620962658
Gooljar, V., Issa, T., Hardin-Ramanan, S., & Abu-Salih, B. (2024). Sentiment-based predictive models for online purchases in the era of marketing 5.0: a systematic review. Journal of Big Data, 11(1), 107. https://doi.org/10.1186/s40537-024-00947-0
Grover, V., Tseng, S. L., & Pu, W. (2022). A theoretical perspective on organizational culture and digitalization. Information & Management, 59(4), 103639. https://doi.org/10.1016/j.im.2022.103639
Hansen, E. B., & Bøgh, S. (2021). Artificial intelligence and internet of things in small and medium-sized enterprises: A survey. Journal of Manufacturing Systems, 58(Part B), 362-372. https://doi.org/10.1016/j.jmsy.2020.08.009
Imschloss, M., & Schwemmle, M. (2023). Value creation in post-pandemic retailing: a conceptual framework and implications. Journal of Business Economics, 94, 851-859. https://doi.org/10.1007/s11573-023-01189-x
Kalafatis, S. P., & Tsogas, M. H. (1994). Perceptual mapping: A managerial tool for positioning analysis. European Journal of Marketing, 28(11), 63-78.
Kane, G. C., Palmer, D., Phillips, A. N., Kiron, D., & Buckley, N. (2015). Strategy, not technology, drives digital transformation. MIT Sloan Management Review, 14(1), 1-25.
Kannan, P. K. & Li, H. L. (2017). Digital marketing: A framework, review and research agenda. International Journal of Research in Marketing, 34(1), 22-45. https://doi.org/10.1016/j.ijresmar.2016.11.006
Kang, J. Y. M. (2018). Showrooming, webrooming, and user-generated content creation in the omnichannel era. Journal of Internet Commerce, 17(2), 145-169. https://doi.org/10.1080/15332861.2018.1433907
Kargas, A., Gialeris, E., Komisopoulos, F., Lymperiou, A., & Salmon, I. (2023). Digital maturity and digital transformation strategy among greek small and medium enterprises. Administrative Sciences, 13(11), 236. https://doi.org/10.3390/admsci13110236
Kaur, P., Dhir, A., Singh, N., Sahu, G., & Almotairi, M. (2020). An innovation resistance theory perspective on mobile payment solutions. Journal of Retailing and Consumer Services, 55, 102059. https://doi.org/10.1016/j.jretconser.2020.102059
Khan, A. W., & Kataria, N. (2021). Book reviews: marketing 5.0: technology for humanity by Kotler, Philip, Hermawan Kartajaya, and Iwan Setiawan. Journal of Macromarketing, 41(4), 699-701. https://doi.org/10.1177/02761467211044065
Ketterer, H., Himmelreich, H., & Schmid, C. N. (2016). Ensuring digital readiness in financial services. Boston Consulting Group.
Kotler, P., Kartajaya, H., & Setiawan, I. (2021). Marketing 5.0: Technology for humanity. John Wiley & Sons.
Kühn, F., Lichters, M., & Krey, N. (2020). The touchy issue of produce: Need for touch in online grocery retailing. Journal of Business Research, 117, 244-255. https://doi.org/10.1016/j.jbusres.2020.05.017
Lassnig, M., Müller, J. M., Klieber, K., Zeisler, A., & Schirl, M. (2022). A digital readiness check for the evaluation of supply chain aspects and company size for Industry 4.0. Journal of Manufacturing Technology Management, 33(9), 1-18. https://doi.org/10.1108/JMTM-10-2020-0382
Lemon, K. N., & Verhoef, P. C. (2016). Understanding customer experience throughout the customer journey. Journal of Marketing, 80(6), 69–96. https://doi.org/10.1509/jm.15.0420
Lies, J. (2019). Marketing intelligence and big data: Digital marketing techniques on their way to becoming social engineering techniques in marketing. International Journal of Interactive Multimedia and Artificial Intelligence, 5(5), 134-144. https://doi.org/10.9781/ijimai.2019.05.002
Mick, M. M. A. P., Kovaleski, J. L., Mick, R. L., & Chiroli, D. M. G. (2024). Developing a sustainable digital transformation roadmap for SMEs: integrating digital maturity and strategic alignment. Sustainability, 16(20), 8745. https://doi.org/10.3390/su16208745
Nassif, V. M. J., Corrêa, V. S., & Rossetto, D. E. (2020). Estão os empreendedores e as pequenas empresas preparadas para as adversidades contextuais? Uma reflexão à luz da pandemia do COVID-19. Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas, 9(2), 1-12. https://doi.org/10.14211/regepe.v9i2.1880
Nasution, R. A., Arnita, D., & Azzahra, D. F. (2021). Digital readiness and acceptance of mobile advertising. Australasian Marketing Journal, 29(1), 95-103. https://doi.org/10.1177/1839334921998555
Nasution, R. A., Rusnandi, L. S. L., Qodariah, E., Arnita, D., & Windasari, N. A. (2018). The evaluation of digital readiness concept: existing models and future directions. The Asian Journal of Technology Management, 11(2), 94-117. https://doi.org/10.12695/ajtm.2018.11.2.3
Nguyen, M. T. T., Hoang, H. T., Tran, T. D., Tran, A. T. N., & Hoang, H. L. P. (2025). How does strategic orientation influence the business performance of small and medium-sized enterprises during the COVID-19 pandemic? Entrepreneurial Business and Economics Review, 13(1), 23-40. https://doi.org/10.15678/EBER.2025.130102
Rad, F. F., Oghazi, P., Palmié, M., Chirumalla, K., Pashkevich, N., Patel, P. C., & Sattari, S. (2022). Industry 4.0 and supply chain performance: A systematic literature review of the benefits, challenges, and critical success factors of 11 core technologies. Industrial Marketing Management, 105, 268-293. https://doi.org/10.1016/j.indmarman.2022.06.009
Ritz, W., Wolf, M., & McQuitty, S. (2019). Digital marketing adoption and success for small businesses: The application of the do-it-yourself and technology acceptance models. Journal of Research in Interactive Marketing, 13(2), 179-203. https://doi.org/10.1108/JRIM-04-2018-0062
Rodrigues, D., Sousa, B., Gomes, S., Oliveira, J., & Lopes, E. (2023). Exploring consumer behavior and brand management in the automotive sector: insights from a digital and territorial perspective. Administrative Sciences, 13(2), 36. https://doi.org/10.3390/admsci13020036
Sheth, J. (2020). Impact of Covid-19 on consumer behavior: Will the old habits return or die? Journal of Business Research, 117, 280-283. https://doi.org/10.1016/j.jbusres.2020.05.059
Soomro, M. A., Hizam-Hanafiah, M., & Abdullah, N. L. (2020). Digital readiness models: A systematic literature review. Compusoft, 9(3), 3596-3605. Retrieved from https://ijact.in/index.php/j/article/view/558
Telles, R., Marinho, S. V., & Sartori, S. (2022). Análise da relação entre capacidade absortiva, inovação em serviços e o desempenho do setor Hoteleiro Catarinense. Turismo: Visão e Ação, 24(1), 46-68. https://doi.org/10.14210/rtva.v24n1.p46-68
Thomas-Francois, K., Somogyi, S., & Zolfaghari, A. (2023). The cultural acceptance of digital food shopping: conceptualisation, scale development and validation. International Journal of Retail & Distribution Management, 51(3), 306-326. https://doi.org/10.1108/IJRDM-11-2021-0552
Tolfo, C. & Santos, F. F. (2022). Interligações entre a transformação digital dos negócios e o Marketing 5.0. Research, Society and Development, 11(17). https://doi.org/10.33448/rsd-v11i17.38913
Vieira, V. A., Almeida, M. I. S. D., & Zanette, M. C. (2023). Compreendendo o marketing e o comportamento do consumidor no ambiente digital: Insights de pesquisadores brasileiros. Revista de Administração Contemporânea, 27(4), e230141. https://doi.org/10.1590/1982-7849rac2023230141.en
Westerman, G., Bonnet, D., & McAfee, A. (2011). The digital advantage: How digital leaders outperform their peers in every industry. MIT Sloan Management Review and Capgemini Consulting.
Verhoef, P. C., Broekhuizen, T., Bart, Y., Bhattacharya, A., Dong, J. Q., Fabian, N., & Haenlein, M. (2021). Digital transformation: A multidisciplinary reflection and research agenda. Journal of Marketing, 122, 889-901. https://doi.org/10.1016/j.jbusres.2019.09.022
Yagnik, A., Thomas, S., & Suggala, S. (2020). Creativity centred brand management model for the post-covid marketing 5.0 world. Journal of Content, Community and Communication, 12(6), 227-236. https://doi.org/10.31620/JCCC.12.20/21
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Vitor Koki da Costa Nogami, Karin Borges Senra

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
- O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição 3.0 Não Adaptada, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) em http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html