Estratégias de marketing no setor de dimension stones

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18568/internext.v20i02.808

Palavras-chave:

Estratégias de marketing, Probabilidade de compra, Suporte a serviços, Atributos do produto

Resumo

Objetivo: Examinou-se o setor de rochas ornamentais nacional e sua conjuntura com os exportadores de Dimension Stones (DS). Método: Para se alcançar os objetivos propostos o método de pesquisa utilizado foi a análise fatorial exploratória. Principais Resultados: Comprovou-se que os empreendedores nacionais têm alcançado bons resultados, conforme qualificados pelo alinhamento estratégico adotado, apesar da relativa inexperiência, volatilidade e assimetria das informações obtidas. Relevância / Originalidade: A apresentação da conceitualização do produto nacional sob a ótica do exportador. Contribuições Teóricas / Metodológicas: A comunidade de marketing, ressaltou a ênfase tradicional tem seu foco central nas trocas transacionais, em que o comprador e o vendedor mantêm-se focados principalmente Como de benefícios instrumentais de suas transações. Assim, a relevância deste destacar que as relações de trocas sociais podem reter distintos graus de valor transacional (utilitário) ou relacional (simbólico). A exportação de produtos continua a ser crucial para essas economias emergentes, e os resultados alcançados fornecem otimismo para a capacidade de essas empresas perseverarem na luta para reafirmar seu espaço no mercado. A Metodologia utilizada nesta pesquisa a define como dedutiva e quantitativa, e, para a análise dos dados estatísticos, foi utilizado o Software IBM – SPSS version 24 e o Software Stata 14.

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Biografia do Autor

Antonio Carlos Guidi, Universidade Metodista de Piracicaba – Piracicaba (SP), Brasil.

Nascido em 7 de agosto de 1968 em Colatina (ES), Antonio Carlos Guidi tornou-se um administrador ainda jovem quando acompanhava o pai, que administrava pequenos negócios envolvendo rebanhos de gado e mais tarde no setor de rochas ornamentais. Em 1988, ele iniciou seu primeiro negócio neste setor e depois voltou para atuar na administração dos negócios da família, que continuou até os dias atuais. Possui DOUTORADO (2016-2019) em Administração na Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP). Possui MESTRADO em Administração de Empresas (2013-2015) pela Fundação Instituto Capixaba de Pesquisa em Contabilidade, Economia e Finanças (FUCAPE). É especialista em gestão ambiental (2009-2010) pelo Centro Universitário São Camilo. É Bacharel em Teologia pela Faculdade João Calvino (2010) e Bacharel em Administração de Empresas pela Faculdade de Ciências Contábeis e Administrativas de Cachoeiro de Itapemirim (FACCACI, 1993). Atualmente atua na EMPRESA DE MINERAÇÃO BRANCO MOURA LTDA e é Administrador da EMCAL IND. COM. MARM GRAN. LTDA. Tem experiência em administração, atuando principalmente nas seguintes áreas: administração, gestão de pessoas, patrimônio e economia brasileira. Também exerce a profissão de professor dos cursos de graduação em administração, finanças e economia. 

Nadia Kassouf Pizzinatto, Universidade Metodista de Piracicaba – Piracicaba (SP), Brasil.

Doutora e Mestre em Administração pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo, da Fundação Getúlio Vargas (EAESP/FGV). Administradora e Economista pela Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep). Pós Doutorado em Administração e Marketing pela Universidad Popular Autónoma del Estado de Puebla - UPAE (México).Professora do Programa de Pós Graduação em Administração (PPGA) da Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep), lecionando no Curso de Doutorado em Administração, principalmente ?Pesquisa Pura para Marketing? e "Marketing de Relacionamento com foco no cliente". Pesquisadora e Consultora Organizacional. É líder do Grupo de Pesquisa de Marketing e Estratégia (GPME). Desenvolve pesquisas de marketing e estratégia em setores específicos: Educação, Marketing Varejista e Marketing do Agronegócio, dentre outros. Liderou pesquisa para Planejamento Estratégico de Piracicaba, propondo a Agenda 21 para a cidade para o período de 2015 a 2025. Também liderou pesquisa internacional do setor varejista de materiais da construção civil. Como líder do GPME desenvolve atualmente projeto de Gestão de Marketing em Empreendimentos Sociais no Brasil e no México. É autora de livros, capítulos de livros e trabalhos apresentados em eventos científicos na área de Administração e Marketing. Suas últimas publicações foram os livros:"Gestión y Marketing en la Realidad Latinoamericana: estúdios setoriales? (2015) e ?Pesquisa Pura e Aplicada para Marketing? (2012). É avaliadora de congressos científicos e diversas revistas nacionais e internacionais. Na gestão educacional, ocupou cargos de liderança acadêmica, como Coordenadora de Cursos de Graduação e Especialização, Diretora de Faculdade, e Presidente da Comissão de Pesquisa do Conselho de Coordenação do Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep).

Thel Augusto Monteiro, Pontifícia Universidade Católica de Campinas – Campinas (SP), Brasil.

Doutor em Administração pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP), sou Professor na Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC) e Professor colaborador na Universidade Stefan Cel Mare (Suceava, Romênia). Também colaboro na organização de eventos científicos na Benemérita Universidad Autónoma de Puebla - BUAP (México) e na Universidad de Tlaxcala (México).Possuo especialização em Psicologia do Consumidor pela Universidade do Porto (Portugal), sou High Performance Coach e Mentor pelo Instituto ISI Infinity, Mestre em Administração (UNIMEP), Especialista em Marketing Estratégico (UNIMEP), e Bacharel em Administração (UNIMEP).Sou Professor certificado em ensino online no ensino superior internacional pela EUROSCI Network em parceria com a Universidade Metodista de Piracicaba (Brasil), Yuriy Fedkovych Chernivtsi National University (Ucrânia), e Universitatea Stefan cel Mare din Suceava (Romênia) e também membro da EUROSCI Network Center Brazil,Leciono disciplinas relacionadas às áreas de Marketing, Comportamento do Consumidor e Estratégias de Comunicação, além de produzir artigos científicos e capítulos de livros sobre marketing, administração estratégica e comportamento do consumidor.Anteriormente, atuei como Professor do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Administração da Universidade Metodista de Piracicaba, exercendo também a função de Coordenador do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Administração (Mestrado e Doutorado) em 2019. Além disso, fui Coordenador do MBA em Marketing e Negociação de 2018 a 2022. Responsável pela edição das Revistas 'Caderno Profissional de Marketing' e da 'Revista de Administração Unimep' no período de 2013 a 2023, também sou host da série de podcast 'Papo de Marketing'.

Mariana da Silva Correa , Faculdade de Direito de Vitória – Vitória (ES), Brasil.

Advogada

Graduada em Direito pela Faculdade de Direito de Vitória (FDV)

Especialista em Direito do Trabalho pela Faculdade de Direito de Vitória (FDV)

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Publicado

2025-07-17

Como Citar

Guidi, A. C., Pizzinatto, N. K., Monteiro, T. A., & Correa , M. da S. (2025). Estratégias de marketing no setor de dimension stones. Internext, 20(02). https://doi.org/10.18568/internext.v20i02.808

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