GESTÃO DE ESTOQUES NO GRUPO NOBRE: O DESAFIO DO METANOL

Autores

Palavras-chave:

Gestão de Estoques, Gestão de Compras, Estoque Cíclico, Estoque de Segurança, Gestão da Cadeia de Suprimentos

Resumo

Este caso de ensino teve por objetivo discutir a importância das técnicas de gestão de estoques na definição da estratégia de compras em operações industriais, tendo como pano de fundo o metanol, um insumo vital para a produção de biodiesel. A partir da perspectiva de Ricardo Mendes, diretor de compras de uma empresa desse segmento, o texto propõe uma discussão sobre as nuances envolvidas na definição da estratégia de compras baseada em contratos de longo prazo firmados com fornecedores de confiança e na gestão de suprimentos baseada em mercados spot. O caso de ensino convida os alunos a discutirem e praticarem os conceitos abarcados pelas técnicas de estoque cíclico e estoque de segurança para embasar as decisões ligadas à estratégia de compras. Trata-se de uma narrativa baseada em fatos vivenciados pelos autores que tem por objetivo auxiliar os alunos na compreensão sobre as diferenças fundamentais entre fornecedores de longo prazo e relacionamentos spot, um dilema central na gestão de compras, e fornecer insumos para que eles possam calcular os custos associados com a gestão de estoques decorrentes de cada estratégia de compra. Este caso é recomendado para cursos de Gestão da Cadeia de Suprimentos, com módulos de Gestão de Estoques e Gestão de Compras, principalmente em turmas de MBA, especialização ou mestrado profissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniel Franco Goulart, Fundação Getúlio Vargas, Escola de Administração de Empresas de São Paulo – São Paulo (SP), Brasil.

Engenheiro Agrônomo e mestre em Administração e Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal Rural de Pernambuco. Doutor em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (PPGA/Mackenzie). É professor e pesquisador em tempo parcial do Departamento de Administração da Produção e Operações da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (EAESP/FGV), ministrando disciplinas no Curso de Graduação em Administração de Empresas (CGA), Mestrado Profissional em Gestão para a Competitividade - Linha de Supply Chain Management (MPGC), no Master in Business Management (MBM) e no MBA em Logística e Supply Chain Management (MBA Live). Apresenta histórico consistente de boas avaliações nas disciplinas que ministra. É pesquisador do Centro de Inovação da FGV (FGVIn), sendo coordenador do Observatório de Inovação do Agro, e do Centro de Excelência em Logística e Supply Chain da FGV (FGV CELog). É integrante do grupo de pesquisa em Inteligência Competitiva e Estratégias para Inovação da Universidade Presbiteriana Mackenzie e do Grupo de Estudos e Pesquisas Agroindustriais (GEPAI) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Possui relevante experiência profissional em empresas multinacionais do setor de agronegócios, atuando, desde de 2014, em cargos de gerência sênior e direção. Tem interesse acadêmico nas áreas de Métodos de Previsão de Demanda, Projeto de Redes de Suprimentos, Gestão de Estoques, Supply Chain Finance, Adoção de Tecnologia e Gestão de Sistemas Agroindustriais.

Juliana Bonomi Santos de Campos, Fundação Getúlio Vargas, Escola de Administração de Empresas de São Paulo – São Paulo (SP), Brasil.

PhD em Management Science pela Lancaster University Management School (2013) e professora do programa de pós-graduação em administração da Escola de Administração de Empresas de São Paulo (FGV-EAESP)I. Mestre pela Fundação Getúlio Vargas ? SP (2008), aprovada com distinção pela banca avaliadora. Vencedora dos prêmios Emerald/EFMD Outstanding Doctoral Research em 2013 na categoria de gestão de operações, Kingsman de melhor tese do departamento de Management Science (LUMS) e Belmiro Siqueira do Conselho Federal de Administração de melhor dissertação de mestrado do Brasil em Administração. Autora de artigos publicados em periódicos e congressos nacionais e internacionais de alto impacto, segundo o ranking Qualis/CAPES. É consultora em gestão de operação e pesquisadora do Centro de Excelência em Logística e Cadeias de Abastecimento da Fundação Getúlio Vargas ? SP. Leciona também nos cursos de educação executiva da FGV. Possui experiência de docência no Reino Unido, onde também realizou diversos cursos de aperfeiçoamento. Atuou como profissional de Operações e Supply Chain Management na Unilever, no Itaú-Unibanco e como consultora. Sua principal área de pesquisa é a gestão de serviços, principalmente serviços intensivos em conhecimento e serviços industriais, com foco nas interfaces dos processos de prestação de serviços, nos relacionamentos inter e intra-organizacionais e na inovação

Referências

Chopra, S., & Meindl, P. (2016). Gestão da Cadeia de Suprimentos: estratégia, planejamento e operação. Pearson Education do Brasil.

Empresa de Energia Elétrica (EPE) (2019). Competitividade do Gás Natural: Estudo de Caso na Indústria de Metanol. Ministério de Minas e Energia.

Hammond, J. H. (2018). Operations Management: Managing Inventory. In R. Shapiro (Ed.). Core Curriculum (pp. 1-34). Harvard Business Publishing Education.

Prater, E., & Whitehead, K. (2013). Inventory Management. In E. Prater & K. Whitehead (Eds). An introduction to supply chain management: a global supply chain perspective (pp. 60-80). Business Expert Press LLC.

Downloads

Publicado

2024-04-04

Como Citar

Goulart, D. F., & Campos, J. B. S. de. (2024). GESTÃO DE ESTOQUES NO GRUPO NOBRE: O DESAFIO DO METANOL. Internext. Recuperado de https://internext.espm.br/internext/article/view/744

Edição

Seção

Casos de Ensino