Práticas Estratégicas de Internacionalização de Programas de Pós-Graduação: Estudo de Caso em uma Universidade Pública do Sul do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.18568/internext.v14i2.465Palavras-chave:
Estratégia como prática, Internacionalização, Programas de Pós-graduaçãoResumo
A perspectiva da estratégia como prática social surgiu como uma das alternativas às pesquisas tradicionais na área de estratégia organizacional, passando a explicar a estratégia como algo que as pessoas fazem no seu dia a dia e não como uma propriedade das organizações. A internacionalização da pós-graduação brasileira se constitui em uma das principais metas do Sistema Nacional de Pós-Graduação. Nesse sentido, a perspectiva da estratégia como prática social pode ser utilizada para compreender as microdinâmicas relacionadas às estratégias de internacionalização dos programas de pós-graduação, como são efetivamente implementadas as ações e quem são os atores responsáveis por tais implementações. A partir da análise de programas stricto sensu considerados de excelência, segundo os critérios da CAPES, este estudo buscou compreender como se desenvolvem na prática cotidiana as estratégias de internacionalização de programas de pós-graduação stricto sensu de uma universidade pública federal que obtiveram nota máxima na Avaliação Trienal 2013 da CAPES. Adotou-se a metodologia qualitativa, a partir de um estudo de caso conduzido entre programas de uma universidade pública do sul do Brasil. Os resultados evidenciaram o papel de destaque assumido pelos docentes no processo de internacionalização dos programas. Também pode-se verificar que a estratégia acontece rotineiramente a partir do desenrolar das ações cotidianas dos programas abrangidos pelo estudo.Downloads
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