Feira de negócios internacionais: uma proposta de jogos de empresas vivenciais em aula

Autores

  • Cristiano Henrique Antonelli Da Veiga Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
  • Jesildo Moura De Lima Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Su
  • Lenir Basso Zanon Universidade Metodista de Piracicaba – UNIMEP

DOI:

https://doi.org/10.18568/1980-4865.83127-144

Palavras-chave:

Ensino de Administração, Feira de negócios internacionais, Internacionalização de empresas

Resumo

O ensino mediado por jogos de empresas vivenciais em sala de aula oportunizam o aprimoramento do aprendizado do conteúdo científico bem como das questões da prática de preparação, negociação e fechamento de uma venda em comércio exterior. Esse trabalho foi realizado com o uso da metodologia da pesquisa-ação e descrito como estudo de caso de uma proposta didática de jogo de empresas do tipo vivencial realizado em sala de aula com duas turmas da disciplina comércio exterior de uma universidade federal e outra turma da disciplina de internacionalização de empresas de uma faculdade particular cujo objetivo era verificar as relações de conhecimentos mobilizados pelos estudantes para a realização de uma simulação de uma feira de negócios internacionais. Como resultado geral observado, pode-se evidenciar que os estudantes conseguiram sistematizar as questões relacionadas à estratégia, negociação, definições de capacidades produtivas, marketing internacional, organização do ambiente para o evento e documentos necessários para a exportação dos pedidos, bem como a motivação dos estudantes para a realização da atividade e como limitações foram observadas a falta de conhecimento técnico dos produtos, da divulgação em uma segunda língua e da formação do preço em moeda estrangeira.

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Biografia do Autor

Cristiano Henrique Antonelli Da Veiga, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Doutorando em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUI. Professor Assistente do Departamento de Administração Universidade Federal de Santa Maria -UFSM. E-mail: chadaveiga@gmail.com

Jesildo Moura De Lima, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Su

Mestre em Desenvolvimento Regional pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUI. Professor da Faculdade Três de Maio – SETREM/RS. E-mail: jesildo.lima@gmail.com

Lenir Basso Zanon, Universidade Metodista de Piracicaba – UNIMEP

Doutora em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba – UNIMEP. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências na Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUI. E-mail: bzanon@unijui.edu.br

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Publicado

2013-11-27

Como Citar

Da Veiga, C. H. A., Lima, J. M. D., & Zanon, L. B. (2013). Feira de negócios internacionais: uma proposta de jogos de empresas vivenciais em aula. Internext, 8(3), 127–144. https://doi.org/10.18568/1980-4865.83127-144

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