Feira de negócios internacionais: uma proposta de jogos de empresas vivenciais em aula
DOI:
https://doi.org/10.18568/1980-4865.83127-144Palavras-chave:
Ensino de Administração, Feira de negócios internacionais, Internacionalização de empresasResumo
O ensino mediado por jogos de empresas vivenciais em sala de aula oportunizam o aprimoramento do aprendizado do conteúdo científico bem como das questões da prática de preparação, negociação e fechamento de uma venda em comércio exterior. Esse trabalho foi realizado com o uso da metodologia da pesquisa-ação e descrito como estudo de caso de uma proposta didática de jogo de empresas do tipo vivencial realizado em sala de aula com duas turmas da disciplina comércio exterior de uma universidade federal e outra turma da disciplina de internacionalização de empresas de uma faculdade particular cujo objetivo era verificar as relações de conhecimentos mobilizados pelos estudantes para a realização de uma simulação de uma feira de negócios internacionais. Como resultado geral observado, pode-se evidenciar que os estudantes conseguiram sistematizar as questões relacionadas à estratégia, negociação, definições de capacidades produtivas, marketing internacional, organização do ambiente para o evento e documentos necessários para a exportação dos pedidos, bem como a motivação dos estudantes para a realização da atividade e como limitações foram observadas a falta de conhecimento técnico dos produtos, da divulgação em uma segunda língua e da formação do preço em moeda estrangeira.Downloads
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