ESTRATÉGIAS IDIOSSINCRÁTICAS OU UNIFORMES: UMA ANÁLISE DAS MULTINACIONAIS DOS PAÍSES DO BRIC

Autores

  • Belmiro Nascimento João PUC/SP
  • Felipe Mendes Borini ESPM/SP
  • Crisomar Lobo de Souza PUC/SP
  • Arnoldo José de Hoyos Guevara PUC/SP

DOI:

https://doi.org/10.18568/1980-4865.5133-49

Palavras-chave:

BRIC, multinacionais, grupos estratégicos, regionalização

Resumo

O presente artigo tem como objetivo mostrar que as multinacionais dos países do BRIC não são globais, mas regionais, e que elas fazem parte de diferentes grupos estratégicos, portanto não podem ser analisadas sobre a mesma ótica. A revisão teórica sobre grupos estratégicos e regionalização das multinacionais sustenta a tese acima, que é testada por meio de dados secundários quantitativos e qualitativos referentes às multinacionais da indústria de óleo e gás dos países do BRIC. O resultado sustenta que as multinacionais desses países são regionais e adotam estratégias idiossincráticas. Portanto, ao analisar as empresas multinacionais originárias do BRIC as premissas devem repercutir as peculiaridades das multinacionais de cada país e sua relação com o ambiente competitivo regional.

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Biografia do Autor

Belmiro Nascimento João, PUC/SP

Professor do Mestrado em Administração da PUC/SP. Pós Doutor em Administração pela FEA/USP

Felipe Mendes Borini, ESPM/SP

Professor do Mestrado em Gestão Internacional da ESPM. Doutor em Adminsitração pela FEA/USP

Crisomar Lobo de Souza, PUC/SP

Mestre em Administração pela PUC/SP

Arnoldo José de Hoyos Guevara, PUC/SP

Professor do Mestrado em Administração da PUC/SP. Pós Doutor pela University of Oxford.

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Publicado

2010-12-22

Como Citar

João, B. N., Borini, F. M., de Souza, C. L., & Guevara, A. J. de H. (2010). ESTRATÉGIAS IDIOSSINCRÁTICAS OU UNIFORMES: UMA ANÁLISE DAS MULTINACIONAIS DOS PAÍSES DO BRIC. Internext, 5(1), 33–49. https://doi.org/10.18568/1980-4865.5133-49

Edição

Seção

Artigos