O conceito de hélice pivô em ecossistemas de internacionalização e o papel das agências de promoção de exportações

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18568/internext.v21i1.846

Palavras-chave:

Ecossistemas de Internacionalização, Agências de Promoção de Exportação, Hélice Pivô, Teoria de Negócios Internacionais

Resumo

Objetivo: Examinar o papel institucional da ApexBrasil no ecossistema de internacionalização brasileiro, identificando padrões emergentes, relações-chave e perspectivas inexploradas.

Método: Por meio da teoria fundamentada, a pesquisa combinou entrevistas semiestruturadas e análise documental. As análises de conteúdo e temática integraram categorias a priori da literatura com insights obtidos das entrevistas. Um processo iterativo refinou o protocolo de entrevistas e enfatizou temas emergentes, construindo uma teoria sobre o papel institucional da ApexBrasil.

Principais Resultados: Introduziu-se o conceito de hélice pivô, posicionando a ApexBrasil como eixo central no ecossistema de internacionalização. Diferentemente de modelos tradicionais em que governo, academia, sociedade civil e indústria operam de forma independente, a ApexBrasil integra essas hélices, promovendo colaboração e reforço mútuo. Esse papel pivô permite à agência conectar diversos stakeholders, impulsionando iniciativas de internacionalização com uma abordagem sistêmica.

Relevância e Originalidade: Pesquisas anteriores examinaram a relação entre internacionalização e mecanismos de apoio ao desempenho empresarial, mas lacunas significativas permanecem quanto à dinâmica dos ecossistemas empresariais e ao papel das agências de promoção de exportação.

Contribuições Teóricas/Metodológicas: A ApexBrasil desafia teorias tradicionais sobre ecossistemas e dinâmicas de hélices. No contexto do framework do Sistema S, atua como eixo pivô, conectando hélices e promovendo um ecossistema empresarial voltado à internacionalização, ao mesmo tempo que executa políticas públicas e representa uma hélice no sistema.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Adner, R. (2017). Ecosystem as structure: an actionable construct for strategy. Journal of Management, 43(1), 39-58. https://doi.org/10.1177/0149206316678451

Alcaraz, J., & Zamilpa, J. (2017). Latin American governments in the promotion of outward FDI. Transnational Corporations, 24(2), 91-108. https://doi.org/10.18356/d6db0eab-en

ApexBrasil (2020a). ApexBrasil Relatório de Gestão - 2020. ApexBrasil. Retrieved from https://click.apexbrasil.us/RelatorioGestao-2020

ApexBrasil (2020b). Apex-Brasil Strategic Report - 2020-2023 (1ª Revisão). ApexBrasil. Costa, Cavalcanti, Fernandes & Araújo, 2022; https://portal.apexbrasil.com.br/transparencia/

Baier-Fuentes, H., Guerrero, M., & Amorós, J. E. (2021). Does triple helix collaboration matter for the early internationalisation of technology-based firms in emerging Economies? Technological Forecasting and Social Change, 163, 120439. https://doi.org/10.1016/j.techfore.2020.120439

Bardin, L. (2011). Análise de conteúdo. Edições 70.

Bianchi, C. G., & Figueiredo, J. C. B. (2017). Construção de políticas para melhoria do processo de internacionalização da arquitetura no Brasil: caso Apex-Brasil. Revista de Políticas Públicas, 21(1), 177-198. https://doi.org/10.18764/2178-2865.v21n1p177-197

Boyatzis, R. E. (1998). Transforming qualitative information: Thematic analysis and code development. Sage.

Cha, H., Kotabe, M., & Wu, J. (2023). Reshaping internationalisation strategy and control for global e-commerce and digital transactions: a Hayekian perspective Management International Review, 63, 161–192. https://doi.org/10.1007/s11575-022-00494-x

Champenois, C., & Etzkowitz, H. (2018). From boundary line to boundary space: the creation of hybrid organisations as a Triple Helix micro-foundation. Technovation, 76-77, 28-39. https://doi.org/10.1016/j.technovation.2017.11.002

Ciasullo, M. V., Montera, R., Mercuri, F., & Mugova, S. (2022). When digitalization meets omnichannel in international markets: a case study from the agri-food industry. Administrative Sciences, 12(2), 68. https://doi.org/10.3390/admsci12020068

Costa, J. (2022). Internationalisation strategies at a crossroads: family business market diffusion in the post-COVID era. Economies, 10(7), 170. https://doi.org/10.3390/economies10070170

Costa Jr., J. F., Calazans, D. L. M. S., Andrade, A. P. V., & Araújo, A. G. (2024a). Ecossistemas de internacionalização: uma proposta de framework para a teoria de negócios internacionais. Internext, 19(2), 130-152. https://doi.org/10.18568/internext.v19i2.787

Costa Jr., J. F., Calazans, D. L. M., & Araújo, A. G. (2024b). Internationalization ecosystems: a systematic literature review in search of a new theoretical framework. Revista Ibero-Americana de Estratégia, 23(3), e25609. https://doi.org/10.5585/2024.25609

Costa Jr., J. F., Cavalcanti, J. M. M., Fernandes, L. T., & Araújo, A. G. (2022). A research agenda proposal on the influence of ApexBrasil on export, internationalisation and foreign trade. Internext, 17(3), 349-363. https://doi.org/10.18568/internext.v17i3.663

Creswell, J. W. & Creswell, J. D. (2018). Research design: qualitative, quantitative, and mixed methods approaches (5th ed.). SAGE.

Denyer, D., & Tranfield, D. (2009). Producing a systematic review. In D. A. Buchnan & E. Bryman (eds.), The SAGE Handbook of Organisational Research Methods (pp. 671-689). Sage.

Distefano, F., Gambillara, G., & Di Minin, A. (2016). Extending the innovation paradigm: a double ‘I’ environment and some evidence from BRIC countries. Journal of the Knowledge Economy, 7(1), 126-154. https://doi.org/10.1007%2Fs13132-015-0299-7

Dornelas, B. F., & Carneiro, J. M. T. (2018). A multi-perspective examination of export promotion programs: the case of PEIEx by APEX-Brasil. Revista Ibero-Americana de Estratégia, 17(2), 50-61 https://doi.org/10.5585/riae.v17i2.2562

Farias, J. S., & Miranda, L. M. S. (2016). Ações coletivas para a promoção de exportações do setor apícola brasileiro: o caso da associação ABEMEL. Revista Economia & Gestão, 16(42), 116-137. https://doi.org/10.5752/p.1984-6606.2016v16n42p116

Ferreira, J. J. M., Fernandes, C. I., & Veiga, P. M. (2023). The role of entrepreneurial ecosystems in the SME internationalisation. Journal of Business Research, 157, 113603. https://doi.org/10.1016/j.jbusres.2022.113603

Fleury, M. T. L., & Fleury, A. (2011). Brazilian multinationals: Competences for internationalization. Cambridge University Press. https://doi.org/10.1017/CBO9781139077564

Gligor, D. M., Esmark, C. L., & Gölgeci, I. (2016). Building international business theory: A grounded theory approach. Journal of International Business Studies, 47(1), 93-111. https://doi.org/10.1057/jibs.2015.35

Guest, G., MacQueen, K., & Namey, E. (2012). Introduction to applied thematic analysis. In G. Guest, K. M. MacQueen & E. E. Namey (eds.), Applied thematic analysis (pp. 3-20). SAGE.

Henn, R., Terzidis, O., Kuschel, K., Leiva, J. C., & Alsua, C. (2022). One step back, two steps forward: internationalisation strategies and the resilient growth of entrepreneurial ecosystems. Small Enterprise Research, 29(3), 273-307. https://doi.org/10.1080/13215906.2022.2134191

Hewett, K., Hult, G. T. M., Mantrala, M. K., Nim, N., & Pedada, K. (2022). Cross-border marketing ecosystem orchestration: A conceptualization of its determinants and boundary conditions. International Journal of Research in Marketing, 39(2), 619-638. https://doi.org/10.1016/j.ijresmar.2021.09.003

Hult, G. T. M., Gonzalez-Perez, M. A., & Lagerström, K. (2020). The theoretical evolution and use of the Uppsala Model of internationalisation in the international business ecosystem. Journal of International Business Studies, 51, 38-49. https://doi.org/10.1057/s41267-019-00293-x

Jacobides, M. G., Cennamo, C., & Gawer, A. (2018). Towards a theory of ecosystems. Strategic Management Journal, 39(8), 2255-2276. https://doi.org/10.1002/smj.2904

Knight, G. A., & Liesch, P. W. (2016). Internationalisation: From incremental to born global. Journal of World Business, 51(1), 93-102. https://doi.org/10.1016/j.jwb.2015.08.011

Leydesdorff, L. (2012). The Triple helix, quadruple helix, …, and an N-tuple of helices: explanatory models for analyzing the knowledge-based economy? Journal of Knowledge Economy, 3, 25-35. https://doi.org/10.1007/s13132-011-0049-4

Luo, Y. (2021). New OLI advantages in digital globalisation. International Business Review, 30(2), 101797. https://doi.org/10.1016/j.ibusrev.2021.101797

Monticelli, J. M., Calixto, C. V., Vasconcellos, S. L., & Garrido, I. L. (2017). The influence of formal institutions on the internationalisation of companies in an emerging country. Review of Business Management, 19(65), 358-374. https://doi.org/10.7819/rbgn.v0i0.3040

Nambisan, S., Zahra, S. A., & Luo, Y. (2019). Global platforms and ecosystems: Implications for international business theories. Journal of International Business Studies, 50(9), 1464-1486. https://doi.org/10.1057/s41267-019-00262-4

Odei, S. A., & Stejskal, J. (2020). Firms pursuit of innovations through internationalisation: A treatment effect estimation. Technological and Economic Development of Economy, 26(4), 837-866. https://doi.org/10.3846/tede.2020.12484

Rezende, O., & Reis, H. K. D. (2021). Apoio à internacionalização de empresas: uma leitura das ações das agências de promoção de exportação a partir das teorias de internacionalização. Interações, 22(1), 263-277. https://doi.org/10.20435/inter.v22i1.2129

Ribeiro, J., Figueiredo, A., & Forte, R. (2020). Export promotion programs: differences between advanced and emerging economies. Journal of East-West Business, 26(3), 213-234. https://doi.org/10.1080/10669868.2019.1704338

Roig, A., Sun-Wang, J. L., & Manfredi-Sánchez, J.-L. (2020). Barcelona’s science diplomacy: towards an ecosystem-driven internationalisation strategy. Humanities and Social Sciences Communications, 7(1), 114. https://doi.org/10.1057/s41599-020-00602-y

Rong, K., Kang, Z., & Williamson, P. J. (2022). Liability of ecosystem integration and internationalisation of digital firms. Journal of International Management, 28(4), 100939. https://doi.org/10.1016/j.intman.2022.100939

Tatarinov, K., Ambos, T. C., & Tschang, F. T. (2022). Scaling digital solutions for wicked problems: Ecosystem versatility. Journal of International Business Studies, 54, 631-656. https://doi.org/10.1057/s41267-022-00526-6

Theodoraki, C., & Catanzaro, A. (2021). Widening the borders of entrepreneurial ecosystem through the international lens. The Journal of Technology Transfer, 47, 383-406. https://doi.org/10.1007/s10961-021-09852-7

Timmermans, S., & Tavory, I. (2012). Theory construction in qualitative research: From grounded theory to abductive analysis. Sociological Theory, 30(3), 167-186. https://doi.org/10.1177/0735275112457914

van Schijndel, L. (2019). TCKF-Connect: A cross-disciplinary conceptual framework to investigate internationalisation within the context of entrepreneurial ecosystems. Journal of Open Innovation: Technology, Market, and Complexity, 5(2), 28. https://doi.org/10.3390/joitmc5020028

Williams, M., & Moser, T. (2019). The art of coding and thematic exploration in qualitative research. International Management Review, 15(1), 45-55.

Yin, R. (2017). Case study research and applications: design and methods (6th ed.). Sage.

Yonatany, M. (2017). Platforms, ecosystems, and the internationalisation of highly digitized organisations. Journal of Organization Design, 6(1), 2. https://doi.org/10.1186/s41469-017-0012-3

Zahra, S. A., & Hashai, N. (2022). The effect of MNEs' technology startup acquisitions on small open economies' entrepreneurial ecosystems. Journal of International Business Policy, 5(4), 277-295. https://doi.org/10.1057/s42214-021-00128-3

Downloads

Publicado

2025-12-19

Como Citar

da Costa Júnior, J. F., Calazans, D. L. M. e S., de Andrade, A. P. V., & Galdino de Araujo, A. (2025). O conceito de hélice pivô em ecossistemas de internacionalização e o papel das agências de promoção de exportações . Internext, 21(1). https://doi.org/10.18568/internext.v21i1.846

Edição

Seção

Artigos