Os desafios da Drogaria Araujo para inovar: um caso de ensino sobre cultura e inovação
DOI:
https://doi.org/10.18568/internext.v20i03.843Palavras-chave:
Inovação, Cultura Organizacional, Caso de EnsinoResumo
Objetivo: O caso de ensino sobre a Drogaria Araujo, maior rede farmacêutica em Minas Gerais e a sétima maior do Brasil, visa explorar os desafios enfrentados por uma empresa familiar centenária em um ambiente de mercado altamente dinâmico e competitivo, destacando a necessidade de equilibrar inovação e tradição. O caso busca aprimorar a compreensão dos alunos sobre como as empresas familiares podem navegar na mudança organizacional sem perder sua identidade cultural, enfocando a relevância da inovação e da gestão estratégica. Método: O caso de ensino é resultado de uma pesquisa qualitativa de estudo de caso único, com oito entrevistas em profundidade, um grupo focal, observação direta e material documental e institucional cedidos pela empresa, além de consultas a websites. Principais Resultados: Ao estudar e explorar o caso, por meio dos dilemas enfrentados pela organização, os alunos podem aplicar teorias de gestão e estratégias de inovação ao mundo real, permitindo que considerem as complexidades envolvidas no difícil equilíbrio entre tradição e inovação, assim como na manutenção da longevidade empresarial diante das transformações do mercado. Relevância / Originalidade: O caso de ensino traz temas importantes e informações relevantes que permitem aos professores explicar os conceitos em sala de aula, ajudando os alunos a aplicar teorias de gestão e inovação a situações reais. Contribuições Teóricas / Metodológicas: As contribuições teóricas abrangem a discussão do equilíbrio entre inovação e tradição em empresas familiares. Metodologicamente, oferece um caso de ensino interdisciplinar articulando gestão de pessoas e inovação, ampliando as possibilidades pedagógicas.
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