VALORES DO TRABALHO E ATITUDES EM RELAÇÃO À TECNOLOGIA DA GERAÇÃO Z NO BRASIL E NA ALEMANHA
DOI:
https://doi.org/10.18568/internext.v19i1.773Palavras-chave:
Valores do Trabalho, Tecnologia, Comportamento Digital, Geração Z, Cross-CountryResumo
Objetivo: Esta pesquisa teve como objetivo analisar as diferenças relacionadas aos valores do trabalho e atitudes em relação à tecnologia da Geração Z no Brasil e na Alemanha. Método: As hipóteses propostas foram testadas em uma pesquisa com 122 participantes brasileiros e alemães. Os dados foram analisados por meio de testes t e modelos de regressão logística. Principais Resultados: Os resultados apresentam diferenças entre a Geração Z no Brasil e na Alemanha, desafiando a literatura que analisa a Geração Z como uma geração global e reforçando as diferenças culturais entre as nacionalidades. A amostra de participantes brasileiros apresenta valores do trabalho mais instrumentais e de prestígio e são mais positivos e menos negativos em relação à tecnologia do que a amostra de participantes alemães. Relevância / Originalidade: A contribuição consiste em fornecer evidências sobre diferenças na Geração Z de acordo com as nacionalidades em sua relação com o trabalho e com a tecnologia. A análise dos construtos é interessante nos dias atuais por sua interrelação e pelas mudanças contemporâneas nas fronteiras de trabalho. Contribuições Teóricas / Metodológicas: A literatura alega que a Geração Z é uma geração global. Ao comparar indivíduos de países com níveis de desenvolvimento distintos, contribui-se para uma visão sobre as suas diferenças com relação a valores e atitudes profissionais, o que pode ser relevante para a literatura de gestão empresarial. Contribuições Práticas / Sociais: São fornecidas recomendações para as empresas, a fim de melhorar as estratégias de atração e retenção para combater a escassez de trabalhadores qualificados. Isso implica estratégias de gestão para empresas com equipes multiculturais.
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