Marca Brasil: ficção ou realidade? uma análise das iniciativas da APEX- Brasil para a construção da marca Brasil
DOI:
https://doi.org/10.18568/1980-4865.2175-96Palavras-chave:
Marca-país, Marca Brasil, Branding, Country as a Brand, Brand BrasilResumo
Vivemos em uma economia global e é urgente que o Brasil, por meio de seus governantes e empresariado, busque a inserção nessa economia de forma mais efetiva. A marca-país pode ajudar na criação de uma forte identidade para o país, o que tende a colaborar com a venda de produtos oriundos desse país. O presente estudo se propõe a analisar como a marca Brasil foi construída e como ela tem sido explorada pelo governo brasileiro para ajudar na inserção de produtos nacionais no comércio internacional. Para tal, foi feita uma revisão da literatura, abordando conceitos relevantes e relativos ao marketing global, a produtos e marcas globais e à marca-país. Em seguida, explicitou-se o método do estudo e fez-se a análise da construção da marca Brasil e das iniciativas do governo brasileiro, mais especificamente da Agência de Promoção de Exportações do Brasil (Apex-Brasil), à construção da marca Brasil. A iniciativa da criação da marca Brasil, embora tardia, parece muito louvável, mas, por sua tímida utilização, a marca Brasil ainda parece mais ficção do que realidade.Downloads
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