Escolha de destino turístico: Estudo bibliométrico com análise de citação e co-citação de autores

Autores

  • Claudio Sunao Saito Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM, São Paulo, SP, Bras
  • Vivian Iara Strehlau Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM, São Paulo, SP, Bras

DOI:

https://doi.org/10.18568/1980-4865.13117-31

Palavras-chave:

Bibliometria, Escolha de destino, Processo de decisão, turismo

Resumo

O estudo bibliométrico foi realizado com o objetivo de entender os principais assuntos, abordagens e referenciais teóricos relacionados ao tema “escolha de destino turístico”. A pesquisa, realizada a partir da base de dados Scopus e com utilização de softwares estatísticos, foi baseada na técnica de análise de citação, definindo-se a relevância e prestígio dos artigos, autores, modelos e fundamentos teóricos com base no número de citações realizadas em artigos posteriores. Os resultados da pesquisa demonstram que existe diversidade de perspectivas e abordagens relacionadas ao tema e que os artigos podem ser agrupados em estudos relativos a modelos de decisão ou escolha de destino, fatores motivadores para turismo, características ou fatores pessoais, características e atrativos do destino, natureza da viagem pretendida (tamanho do feriado, distância, duração da viagem, etc.), experiências da viagem (humor, sentimentos durante a viagem, avaliações pós-viagem, etc.), influência da imagem do destino e influência da informação/comunicação na escolha do destino turístico. Os resultados também indicam uma pulverização em relação à origem dos artigos (países/instituição), autores e referenciais teóricos utilizados em pesquisas relacionados ao tema.

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Biografia do Autor

Claudio Sunao Saito, Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM, São Paulo, SP, Bras

é Graduado e Mestre em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP. Também é professor da Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM/SP, onde também é doutorando no programa de mestrado e doutorado em negócios internacionais da ESPM/SP

Vivian Iara Strehlau, Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM, São Paulo, SP, Bras

é Doutora pela Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas - EAESP/FGV/SP. Também é Professora titular dos programas de Mestrado e Doutorado da Escola Superior de Propaganda e Marketing – PMDGI/ESPM, e coordenadora do Mestrado Profissional em Comportamento do consumidor MPCC/ESPM

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Publicado

2018-01-08

Como Citar

Saito, C. S., & Strehlau, V. I. (2018). Escolha de destino turístico: Estudo bibliométrico com análise de citação e co-citação de autores. Internext, 13(1), 17–31. https://doi.org/10.18568/1980-4865.13117-31

Edição

Seção

Artigos