Será o Fim do Papel? Os Avanços Tecnológicos e seus possíveis Impactos no Consumo de Papel

Autores

  • Gustavo Hermínio Salati Marcondes de Moraes FGV-EAESP / FECAP
  • Alexandre Cappellozza Fundação Getúlio Vargas - Escola de Administração do Estado de São Paulo - doutorando em Administração
  • Fernando de Souza Meirelles Fundação Getúlio Vargas - Escola de Administração do Estado de São Paulo - doutorando em Administração

DOI:

https://doi.org/10.18568/1980-4865.6248-65

Palavras-chave:

consumo de papel, tecnologia de informação, indicadores

Resumo

A oferta e o uso de tecnologia de informação mudaram o perfil dos indivíduos mundo afora. A análise do perfil dos indivíduos brasileiros indica que a oferta de tecnologia de informação e o perfil da população se alteraram nas últimas décadas, isoladamente ou em conjunto. Pela obtenção de índices como, por exemplo, grau de instrução, acesso à telefonia celular e computadores com acesso à internet, percebe-se alteração nos hábitos do brasileiro nos últimos anos. Com os crescentes avanços tecnológicos como o surgimento dos tablets-pcs, e-paper, smartphones, máquinas fotográficas digitais, entre outros, há uma crescente expectativa de diminuição no consumo de papel. Por outro lado, o maior acesso à informação – com internet disponível em diversas localidades a baixo custo - e tecnologias como impressoras a preços cada vez mais acessíveis, tende a aumentar o volume de impressões, assim como o consumo de equipamentos aumenta o consumo de embalagens com base em papel. O presente estudo traçou estudos estatísticos entre o aumento do uso de tecnologia de informação e o consumo de papel no mercado brasileiro, utilizando dados de vinte anos – 1990 a 2009 – da Bracelpa (Associação Brasileira de Celulose e Papel) e da Pesquisa Anual de Administração de Recursos de Informática da Fundação Getúlio Vargas – Escola de Administração do Estado de São Paulo (FGV-EAESP). Por meio da revisão bibliográfica sobre o tema e testes estatísticos, foi investigado se os investimentos corporativos em tecnologia de informação proporcionaram a redução do consumo de determinados tipos de papéis comercializados no mercado brasileiro. Para responder as hipóteses formuladas, foi realizada uma correlação entre a evolução do consumo de papel, de acordo com os tipos (imprensa, imprimir e escrita), e os investimentos em tecnologia de informação, de acordo com os setores (serviços, indústria e comércio). Os resultados corroboram o estudo anterior, desenvolvido por Moraes, Meirelles e Nacimiento (2010), no qual foi analisado um período de seis anos, indicando que o uso de TI não trouxe como benefício a redução do consumo de papel no mercado brasileiro, considerando os tipos de papéis impactados por esse uso. Evidencia-se, por meio deste estudo, que os valores de investimentos em TI pelas empresas participantes desta pesquisa obtiveram correlação positiva com a queda no consumo de papel do tipo imprensa e escrita, indicando que, possivelmente, o acesso a informações por meio digital reduziu a utilização de jornais impressos para circulação de notícias. Percebe-se também o aumento no consumo de outros tipos de papel, como o papel de impressão e embalagem, o consumo aumentou juntamente com os investimentos em TI; dessa forma, pode-se deduzir que o fácil acesso a equipamentos de informática, incluindo impressoras, levaria à impressão de arquivos eletrônicos, desnecessariamente, bem como o aumento das vendas de equipamentos eletrônicos tende a aumentar a utilização do papel de embalagem.

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Biografia do Autor

Gustavo Hermínio Salati Marcondes de Moraes, FGV-EAESP / FECAP

Doutorando e Mestre em Administração pela Fundação Getúlio Vargas – Escola de Administração de Empresas de São Paulo (FGV-EAESP). Professor assistente da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP).

Alexandre Cappellozza, Fundação Getúlio Vargas - Escola de Administração do Estado de São Paulo - doutorando em Administração

Doutorando em Administração pela Fundação Getúlio Vargas – Escola de Administração de Empresas de São Paulo (FGV-EAESP). Mestre e Especialista em Administração de Empresas pela Universidade Metodista de São Paulo.

Fernando de Souza Meirelles, Fundação Getúlio Vargas - Escola de Administração do Estado de São Paulo - doutorando em Administração

Doutor em Administração pela FGV-EAESP. Professor Titular da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas.

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Publicado

2012-06-06

Como Citar

Moraes, G. H. S. M. de, Cappellozza, A., & Meirelles, F. de S. (2012). Será o Fim do Papel? Os Avanços Tecnológicos e seus possíveis Impactos no Consumo de Papel. Internext, 6(2), 48–65. https://doi.org/10.18568/1980-4865.6248-65

Edição

Seção

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