Internationalization as a strategy to increase the competitiveness of the wine chain Gaucho

Authors

  • Sinval Oliveira Souza Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.18568/1980-4865.411-19

Keywords:

Estratégias de Internacionalização, Cadeias Produtivas, Processos de Internacionalização.

Abstract

This article examines the complexity of the competitive environment of the Brazilian wine industry, focusing on companies gaúcha through the perspective of the value chain, reporting the main challenges that are presented in relation to international competition. It also presents a case study conducted with two major players and their strategies of internationalization. Finally evaluate the constraints that hinder competitiveness in the global market, raising some issues that should be considered by companies seeking to expand its national participation in global markets.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Sinval Oliveira Souza, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Experiência de mais de 30 anos como executivo de empresas nacionais e multinacionais, tendo atuado em indústria multinacional de grande porte e em instituição financeira. Exercendo funções de supervisor, gerente, superintendente e diretor. Desde 1997 vem atuando como consultor nas áreas de Qualidade, Planejamento, Gestão de Processos e Logística. É professor e pesquisador da Escola Superior de Propaganda e Marketing ESPM/POA e professor do curso de Administração de Empresas do Centro Universitário Ritter dos Reis. Tem lecionado ainda, em outras instituições de ensino superior, como professor convidado, em cursos de Pós-graduação. Tendo, também, elaborado e coordenado cursos Lato Sensu em vários campos da Administração, destacando-se os da área de Logística, Gestão de Processos e Cadeias Produtivas.Realizou diversas viagens de estudos e benchmarking aos Estados Unidos, Canadá, Chile, Argentina e vários países da Europa, que serviram para complementar sua vivência organizacional. É membro fundador do Núcleo de Logística do Estado do Rio Grande do Sul e integra o CT de Logística do Comitê de Infra-estrutura da FIERGS. Graduado em Ciências Contábeis (PUC/RS). Possui curso Lato Sensu em Gestão da Qualidade Total, pela PUC/RS. É mestre em Engenharia de Produção, pela UFRGS, com ênfase em Cadeias Produtivas e Logística (2001). É doutorando em Engenharia da Produção, na Escola de Engenharia da UFRGS. Possui diversos artigos publicados em jornais, revistas e anais de congressos nacionais e internacionais, bem como capítulo de livro.

Published

2009-03-11

How to Cite

Souza, S. O. (2009). Internationalization as a strategy to increase the competitiveness of the wine chain Gaucho. Internext - International Business and Management Review, 4(1), 1–19. https://doi.org/10.18568/1980-4865.411-19

Issue

Section

Article