Grupo Votorantim: Um Caso Contemporâneo de Internacionalização Bem Sucedida

Authors

  • Nelson Roberto Furquim Universidade Anhembi Morumbi
  • Dimária Silva Meireles Universidade Presbiteriana Mackenzie

DOI:

https://doi.org/10.18568/1980-4865.11168-189

Keywords:

evolução.internacionalização.estratégia.diversificação.crescimento

Abstract

O Grupo Votorantim tem a sua evolução ao longo do século XX e início do século XXI marcada por fases bastante definidas de constituição, expansão, consolidação e internacionalização dos negócios. O presente trabalho objetiva fazer uma análise das diferentes fases do processo evolutivo do Grupo e a sua relação com abordagens feitas por estudiosos de Teorias da Firma e Modelos de Negócios, além de analisar o seu processo de internacionalização. Para tanto, foi realizado um estudo do histórico do Grupo e das suas diferentes fases de evolução, desde a sua constituição, até os dias atuais. A análise do histórico mostra que o processo evolutivo do Grupo Votorantim é caracterizado por estratégias de crescimento e diversificação, inovação e uso de tecnologias, conforme abordagens apresentadas por Chandler e Penrose. O processo de internacionalização do Grupo Votorantim segue os preceitos pontuados por Hagedoorn e Dunning, envolvendo estratégias de expansão, diversificação e crescimento de mercado, que ocorrem além das fronteiras do mercado nacional.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Nelson Roberto Furquim, Universidade Anhembi Morumbi

Coordenador dos cursos de Marketing e Superior de Tecnologia em Marketing, Graduação Tecnológica online em Marketing e de Processos Gerenciais. Professor do curso de Administração da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Doutorando do Programa Interunidades em Nutrição Humana Aplicada (PRONUT), da Universidade de São Paulo.

Published

2012-08-22

How to Cite

Furquim, N. R., & Meireles, D. S. (2012). Grupo Votorantim: Um Caso Contemporâneo de Internacionalização Bem Sucedida. Internext - International Business and Management Review, 1(1), 168–189. https://doi.org/10.18568/1980-4865.11168-189

Issue

Section

Article