Pesquisa sobre empresas multinacionais brasileiras: análises descritivas e preditivas

Authors

  • Mario Henrique Ogasavara Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM http://orcid.org/0000-0001-8988-5762
  • Gilmar Masiero Universidade de São Paulo - USP
  • Marcio de Oliveira Mota Universidade Estadual do Ceará – UECE
  • Lucas Souza Universidade Estadual do Ceará – UECE

DOI:

https://doi.org/10.18568/1980-4865.10264-81

Keywords:

Multinacionais Brasileiras, Internacionalização de Empresas, Negócios Internacionais, Gestão Internacional

Abstract

Este estudo visa examinar pesquisas recentes sobre a internacionalização de empresas multinacionais brasileiras (I-BMNEs) com base na análise de 174 artigos publicados que apareceram em periódicos acadêmicos, livros e conferências internacionais e brasileiras. A análise descritiva inclui a análise de citações e fornece uma tipologia dos principais pesquisadores e faculdades, bem como as abordagens teóricas e metodológicas predominantes. A análise preditiva é baseada em uma nova abordagem de rede neural a fim de classificar as características de um manuscrito e prever a adequação de sua publicação. Constatamos que as pesquisas sobre I-BMNEs são realizadas por um pequeno número de instituições e pesquisadores líderes, usando estudos de caso como seu método de pesquisa e modelos de Uppsala e de Paradigma Eclético como estrutura teórica. A análise de citações mostra que autores estrangeiros são citados em periódicos ou em livros traduzidos. A nova técnica e estrutura da abordagem de rede neural foi criada para adequar os estudos bibliométricos e os resultados da análise preditiva classificaram corretamente 56,25% dos manuscritos. Concluímos fornecendo um conjunto de recomendações para avançar as pesquisas sobre I-BMNEs.

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Author Biographies

Mario Henrique Ogasavara, Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM

Professor at Postgraduate Program in International Management, ESPM. Ph.D. degree in Management and Master of Business Administration at the University of Tsukuba (Japan).

Gilmar Masiero, Universidade de São Paulo - USP

Professor at School of Business, Economics, and Accounting, University of Sao Paulo.

Doctoral degree in Management and Economics from the Escola de Administração de Empresas of the Fundação Getúlio Vargas in São Paulo, Brazil.

Marcio de Oliveira Mota, Universidade Estadual do Ceará – UECE

Professor at the MSc in Business Administration at the Ceará State University, UECE, Fortaleza, CE, Brazil.

Doctor degree in Business Administration (University of Fortaleza - UNIFOR)

Lucas Souza, Universidade Estadual do Ceará – UECE

MSc Student of the Masters in Business Administration, Ceará State University (UECE)

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Published

2015-09-09

How to Cite

Ogasavara, M. H., Masiero, G., Mota, M. de O., & Souza, L. (2015). Pesquisa sobre empresas multinacionais brasileiras: análises descritivas e preditivas. Internext - International Business and Management Review, 10(2), 64–81. https://doi.org/10.18568/1980-4865.10264-81

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Fórum: Revisão Sistemática de Literatura em Negócios Internacionais

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