AS ESTRATÉGIAS DE INTERNACIONALIZAÇÃO DE FIRMAS DA TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO DO BRASIL: UMA ANÁLISE PELO MÉTODO AHP DO CASO DA IVIA

Authors

  • Márcio de Oliveira Mota Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
  • Cláudio André Gondim Nogueira Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
  • Mário Henrique Ogasavara Universidade de Fortaleza (UNIFOR)

DOI:

https://doi.org/10.18568/1980-4865.6121-41

Keywords:

Information Technology, Internationalization, Strategy, AHP, Ivia.

Abstract

Um grande número de referências na literatura descreve o processo de internacionalização de diversas firmas pelo mundo; entretanto é imperativo compreender como as firmas de países emergentes se comportam quando elas decidem se internacionalizar. Este artigo busca compreender quais são os principais fatores que aumentam a probabilidade de sucesso do processo de internacionalização de firmas de tecnologia da informação do Brasil de acordo com três teorias: OLI, RBV e Networks. O caso da empresa Ivia foi selecionado e entrevistas em profundidade foram efetuadas como os seus três principais executivos. Essa pesquisa utilizou o método AHP (Analytic Hierarchy Process) visando avaliar a importância relativa de fatores e subfatores propostos para as teorias em consideração. Os resultados indicaram que a estratégia de internacionalização da Ivia focou primariamente na formação de parcerias fortes e estáveis com provedores estrangeiros de serviços de tecnologia da informação, clientes e instituições que desempenham atividades de pesquisa e desenvolvimento, visando aproveitar oportunidades no exterior. A empresa explorou vantagens locacionais e recursos, que incluem o conhecimento e a experiência internacional de seus principais gestores e a capacidade de satisfazer as necessidades específicas dos seus clientes através do desenvolvimento de produtos e serviços customizados. Esses resultados podem ser úteis para executivos e pesquisadores de gestão estratégica e, também, para aqueles que querem se aprofundar nessa temática.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2012-01-30

How to Cite

Mota, M. de O., Nogueira, C. A. G., & Ogasavara, M. H. (2012). AS ESTRATÉGIAS DE INTERNACIONALIZAÇÃO DE FIRMAS DA TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO DO BRASIL: UMA ANÁLISE PELO MÉTODO AHP DO CASO DA IVIA. Internext - International Business and Management Review, 6(1), 21–41. https://doi.org/10.18568/1980-4865.6121-41

Issue

Section

Article