Editorial Team
Editor-in-chief
Fernanda Cahen, ESPM - Escola Superior de Propagada e Marketing
ORCID | São Paulo, SP - Brazil
e-mail: fernanda.cahen@espm.br
Co-Editor
Mário Ogasavara, ESPM - Escola Superior de Propagada e Marketing
ORCID| São Paulo, SP - Brazil
e-mail: mario.ogasavara@espm.br
Executive Editor
Diogo Barbosa Leite, ESPM - Escola Superior de Propagada e Marketing
ORCID| São Paulo, SP - Brazil
e-mail: diogo.leite@acad.espm.br
Associated Editors
Pedro Lucas de Resende Melo - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e Universidade Paulista (UNIP), Brasil
ORCID | São Paulo, SP - Brasil
e-mail: pedro.melo@docente.unip.br
Clarice Kogut - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)
ORCID | São Paulo, SP - Brasil
e-mail: clarice.kogut@iag.puc-rio.br
Luiza da Fonseca - TEC de Monterrey, Mexico
ORCID | Monterrey - Mexico
e-mail: luizaneves@tec.mx
Roberta Campos - ESPM - Escola Superior de Propagada e Marketing
ORCID | São Paulo, SP – Brasil
e-mail: roberta.campos@espm.br
Victor Ragazzi Isaac, Centro Universitário Senac
ORCID | Campos do Jordão, SP - Brasil
e-mail: victor.risaac@sp.senac.br
Editorial Board
Afonso Carlos Corrêa Fleury, USP - Universidade de São Paulo, Brasil
Agatha Clarice da Silva Ovando, Universidade Privada Boliviana - UPB, Colcapirhua, Bolívia
Alfred Jaeger, Faculty of Management, McGill University, Canadá
Ann E. Wilson, Rotman School of Management, University of Toronto, Canadá
Brian S. Silverman, Rotman School of Management, University of Toronto, Canadá
Christian Falaster, Universidade Regional de Blumenau - FURB, Brasil
David Cohen Wahnón, Escola de Negócios, Universidade de Nebrija, Espanha
Dinorá Eliete Floriani, Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI, Santa Catarina, Brasil
Fabiola Monje Cueto, Universidade Privada Boliviana - UPB, Colcapirhua, Bolívia
Felipe Mendes Borini, USP - Universidade de São Paulo, Brasil
Fernando Ribeiro Serra, Universidade Nove de Julho -UNINOVE, São Paulo, Brasil
Germano Glufke Reis, Universidade Federal do Paraná - UFPR, Brasil
Justin Paul, University of Puerto Rico, Porto Rico
Ilan Avrichir, ESPM - Escola Superior de Propagada e Marketing, Brasil
Karla Maria Nava-Aguirre, Universidad de Monterrey, México
Manuel Portugal Ferreira, Departamento de Administração e Economia, Universidade Federal de Lavras & Instituto Politécnico de Leiria, Leiria, Portugal, Portugal
Maria Tereza Leme Fleury, FGV - Fundação Getúlio Vargas, Brasil
Mohamed Amal, Universidade Regional de Blumenau - FURB, Santa Catarina, Brasil
Pedro Lincoln Carneiro Leão de Mattos, UFP - Universidade Federal de Pernambuco, Brasil
Rafael Alcadipani da Silveira, FGV - Fundação Getúlio Vargas, Brasil
Rodrigo Bandeira de Melo, FGV - Fundação Getúlio Vargas, Brasil
Sérgio Henrique Arruda Cavalcante Forte, UNIFOR - Universidade de Fortaleza, Brasil
Tania Maria Diederichs Fischer, UFBA - Universidade Federal da Bahia, Brasil
Walter Fernando Araújo de Moraes, UFPE - Universidade Federal de Pernambuco, Brasil
Walter Meucci Nique, UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil
Avaliadores Ad hoc 2019
Adriana Kroenke, Universidade de Blumenau - FURB, Blumenau, SC, Brasil
Prof. Me. Agnaldo Antonio dos Santos, Centro Universitário Senac, São Paulo, SP, Brasil
Sr Agnaldo Keiti Higuchi, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Teófilo Otoni, MG, Brasil
Aléssio Bessa Sarquis, Universidade do Sul de Santa Catarina - Unisul, Florianópolis, SC, Brasil
Alexandre Rabêlo Neto, Universidade Federal do Piauí - UFPI, Floriano, PI, Brasil
Ana Lúcia de Araújo Lima Coelho, Universidade Federal da Paraíba - UFPB, João Pessoa, PB, Brasil
Andre Gustavo Carvalho Machado, Universidade Federal da Paraíba - UFPB, João Pessoa, PB, Brasil
Profa. Angela da Rocha, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC/RJ, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Arnaldo Luiz Ryngelblum, Universidade Paulista – UNIP, São Paulo, SP, Brasil
Aurora Carneiro Zen, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRS, Porto Alegre, RS, Brasil
Bruno Miguel Sousa, Universidade do Minho, Braga, Portugal
Caissa Veloso e Sousa, Centro Universitário Unihorizontes, Belo Horizonte, MG, Brasil
Clarice Secches Kogut, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Claudia Falchetti, Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM, São Paulo, SP, Brasil
Cláudio André Gondim Nogueira, Universidade de Fortaleza - UNIFOR, Fortaleza, CE, Brasil
Cleber Figueiredo, Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM, São Paulo, SP, Brasil
Cristian Baú Dal Magro, Universidade Comunitária da Região de Chapecó, Chapecó, SC, Brasil
Cyro Augusto Pachicoski Couto, Faculdades Integradas Rio Branco, São Paulo, SP, Brasil
Deonir De Toni, Universidade de Caxias do Sul, Bento Gonçalves, RS, Brasil
Dinorá Eliete Floriani, Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI, Santa Catarina, Brasil
Dirceu da Silva, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, São Paulo, SP, Brasil
Edwin Vladimir Cardoza Galdamez, Universidade Estadual de Maringá, Maringá, PR, Brasil
Eric David Cohen, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, Campinas, SP, Brasil
Fábio Verruck, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, RS, Brasil
Sra. Fernanda Geremias Leal, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, Florianópolis, SC, Brasil
Fernando Jorge Moreira Silva, Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM, São Paulo, SP, Brasil
Eng. Flávio Jorge Freire D Andrade Battistuzzo, Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM, São Paulo, SP, Brasil
Frederico Araujo Turolla, Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM, São Paulo, SP, Brasil
Frederike Monika Budiner Mette, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUC/RS, Porto Alegre, RS, Brasil
Gabriel Vouga Chueke, Universidade de São Paulo - USP, São Paulo, SP, Brasil
Gaspar Giacomini, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Gilnei Luiz de Moura, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, Santa Maria, RS, Brasil
Profa Gislene Cordeiro da Silva Diniz, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC/MG, Belo Horizonte, MG, Brasil
Graziela Breitenbauch de Moura, Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI, Itajaí, SC, Brasil
Hilka Pelizza Vier Machado, Universidade do Oeste de Santa Catarina, Chapecó, SC, Brasil
Jacir Favretto, Universidade do Contestado, Concordia, SC, Brasil
Jaiane Aparecida Pereira, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Navirai, MS, Brasil
Jairo Laser Procianoy, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRS, Porto Alegre, RS, Brasil
Joana Stelzer, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, Florianópolis, SC, Brasil
Joaquim Alexandre dos Ramos Silva, Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade Técnica de Lisboa, Lisboa,, Portugal
Jorge Brantes Ferreira, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC/RJ, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
José Osvaldo De Sordi, Centro Universitário Campo Limpo Paulista, Campo Limpo Paulista, SP, Brasil
Juliana de Souza Bittar-Godinho, Universidade Virtual do Estado de São Paulo - UNIVESP, São Paulo, SP, Brasil
Júlio Araujo Carneiro da Cunha, Universidade Nove de Julho - UNINOVE, São Paulo, SP, Brasil
June Alisson Westarb Cruz, Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUC/PR, Curitiba, PR, Brasil
Leonardo Aureliano da Silva, Universidade Anhembi Morumbi - UAM, São Paulo, SP, Brasil
Luís Antônio da Rocha Dib, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Lurdes Marlene Seide Froemming, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Ijui, RS, Brasil
Marcelo Marchiano, Universidade Nove de Julho - UNINOVE, São Paulo, SP, Brasil
Marcio de Oliveira Mota, Universidade Estadual do Ceará - UECE, Fortaleza, Ce, Brasil
Marcos Dornelles, Escola Superior de Engenharia e Gestão, São Paulo, SP, Brasil
Maria Gabriela Montanari, Universidade de São Paulo - USP, São Paulo, SP, Brasil
Maria Laura Ferranty Maclennan, Fundação Educacional Inaciana Padre Sabóia de Medeiros, São Bernardo do Campo, SP, Brasil
Mariana Bassi Sutter, University of Leeds, Leeds, Reino Unido
Marindia Brachak dos Santos, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, Santa Maria, RS, Brasil
Miguel Angelo Hemzo, Universidade de São Paulo - USP, São Paulo, SP, Brasil
Moema Pereira Nunes, Universidade Feevale, Novo Hamburgo, RS, Brasil
Nathalia Berger Werlang, Centro Universitário FAI, Itapiranga, SC, Brasil
Ney Wagner Freitas Cavalcante, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Pâmela A. Tristão, Universidade Federal do Rio Grande - UFRG, Rio Grande, RS, Brasil
Pedro Lucas de Resende Melo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP, São Paulo, SP, Brasil
Renata Fernandes Galhanone, Centro Universitário da FEI, São Paulo, SP, Brasil
Renato Dourado Cotta de Mello, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Ricardo Zagallo Camargo, Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM, São Paulo, SP, Brasil
Ruben Huamanchumo Gutierrez, Universidade Federal Fluminense - UFF, Niterói, RJ, Brasil
Dr. Sergio Carvalho, Rowe School of Business, Halifax, Canadá
Sergio Augusto Pereira Bastos, Fucape Business School, São Paulo, SP, Brasil
Sérgio Henrique Arruda Cavalcante Forte, Universidade de Fortaleza - UNIFOR, Fortaleza, CE, Brasil
Sheila Farias Alves Garcia, Universidade Estadual Paulista - UNESP, São Paulo, SP, Brasil
Sonia Maria Guedes Gondim, Universidade Federal da Bahia - UFBA, Salvador, BA, Brasil
Svetlana Ruseishvili, Universidade Federal de São Carlos - UFSC, São Carlos, SP, Brasil
Thales Andreassi, Fundação Getulio Vargas - FGV, São Paulo, SP, Brasil
Tatiane Nunes Viana de Almeida, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Natal, RN,, Brasil
Thel Augusto Monteiro, Universidade Metodista de Piracicaba, Piracicaba, SP, Brasil
Teodoro Malta Campos, Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas do Sul de Minas, Itajuba, MG, Brasil
Vania Gisele Bessi, Universidade Feevale, Novo Hamburgo, RS, Brasil
Wenner Glacio Lopes Lucena, Universidade Federal da Paraíba - UFPB, João Pessoa, PB, Brasil
Editorial Production
Zeppelini Publishers