Percepção de marca: uma análise no varejo supermercadista de Aracaju após aquisições de empresas internacionais

Autores

  • Andréa Pinto Correia dos Santos Universidade Federal de Sergipe
  • Kleverton Melo de Carvalho Universidade Federal de Sergipe
  • Rosinadja Batista dos Santos Morato Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.18568/1980-4865.41130-150

Palavras-chave:

Varejo, Branding, Brand Equity.

Resumo

O estudo em análise se propõe a averiguar como são percebidas as três principais marcas de supermercados presentes em Aracaju, representantes de multinacionais varejistas, que nesse artigo serão denominadas de P, W e C. Especificamente, procurou-se: identificar as características socioeconômicas e psicográficas dos clientes no ponto de venda e nas áreas de influência das lojas; e averiguar a percepção de valor das marcas dos supermercados em análise. Através do método descritivo-quantitativo, foram aplicados questionários estruturados a 288 clientes das principais lojas das marcas estudadas e entorno, utilizando-se amostragem probabilística sistemática, buscando responder as hipóteses constitutivas formuladas no estudo. Os dados foram analisados com o auxílio do software SPSS (Statistical Package for Social Sciences) e foram aplicados os testes estatísticos: ANOVA, o T-Student e o Tukey, além do Cluster Analysis. Os achados permitem concluir que, apesar dos consumidores das marcas estudadas possuírem no geral características semelhantes, há diferenças que necessitam de estratégias direcionadas. Sobre o aspecto do brand equity (lealdade, lembrança/associação e qualidade percebida), é possível afirmar que a marca C destaca-se como melhor percebida por seus aspectos de proximidade com o público estudado.

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Biografia do Autor

Andréa Pinto Correia dos Santos, Universidade Federal de Sergipe

Graduanda em Administração.

Kleverton Melo de Carvalho, Universidade Federal de Sergipe

Possui graduação em Administração pelo Fundação Universidade Federal de Sergipe (1996) , especialização em Estratégia e Marketing Empresarial pela Universidade Tiradentes (1999) e mestrado em Administração pela Universidade Federal da Paraíba (2001) . Atualmente é professor assistente do Fundação Universidade Federal de Sergipe.

Rosinadja Batista dos Santos Morato, Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Sergipe (1998) e mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal de Sergipe (2003) e fez parte do Programa de Gestão Responsável para Sustentabilidade da Fundação Dom Cabral. Atualmente é professora da Faculldade de Administração e Negócios de Sergipe e Técnica de Nível Superior concursada do Banco do Estado de Sergipe, lotada na Superintência de Planejamento. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Pesquisa de Marketing, Política e Planejamento Governamentais, atuando principalmente nos seguintes temas: planejamento e marketing, empreendedorismo, ensino de administração e gestão socialmente responsável.

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Publicado

2009-03-11

Como Citar

Santos, A. P. C. dos, Carvalho, K. M. de, & Morato, R. B. dos S. (2009). Percepção de marca: uma análise no varejo supermercadista de Aracaju após aquisições de empresas internacionais. Internext, 4(1), 130–150. https://doi.org/10.18568/1980-4865.41130-150

Edição

Seção

Artigos