A internacionalização como estratégia para o incremento da competitividade da cadeia vinícola gaúcha

Autores

  • Sinval Oliveira Souza Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.18568/1980-4865.411-19

Palavras-chave:

Estratégias de Internacionalização, Cadeias Produtivas, Processos de Internacionalização.

Resumo

Esse artigo analisa a complexidade do ambiente competitivo do setor vinícola brasileiro, com foco em empresas gaúchas, através da ótica da cadeia de valor, relatando os principais desafios que se apresentam em relação a concorrência internacional. Apresenta ainda um estudo de caso realizado com dois grandes players e suas estratégias de internacionalização. Por fim avalia as limitações que impedem a competitividade no mercado global, levantando alguns aspectos que devem ser considerados pelas empresas nacionais para buscar ampliar sua participação em mercados globais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sinval Oliveira Souza, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Experiência de mais de 30 anos como executivo de empresas nacionais e multinacionais, tendo atuado em indústria multinacional de grande porte e em instituição financeira. Exercendo funções de supervisor, gerente, superintendente e diretor. Desde 1997 vem atuando como consultor nas áreas de Qualidade, Planejamento, Gestão de Processos e Logística. É professor e pesquisador da Escola Superior de Propaganda e Marketing ESPM/POA e professor do curso de Administração de Empresas do Centro Universitário Ritter dos Reis. Tem lecionado ainda, em outras instituições de ensino superior, como professor convidado, em cursos de Pós-graduação. Tendo, também, elaborado e coordenado cursos Lato Sensu em vários campos da Administração, destacando-se os da área de Logística, Gestão de Processos e Cadeias Produtivas.Realizou diversas viagens de estudos e benchmarking aos Estados Unidos, Canadá, Chile, Argentina e vários países da Europa, que serviram para complementar sua vivência organizacional. É membro fundador do Núcleo de Logística do Estado do Rio Grande do Sul e integra o CT de Logística do Comitê de Infra-estrutura da FIERGS. Graduado em Ciências Contábeis (PUC/RS). Possui curso Lato Sensu em Gestão da Qualidade Total, pela PUC/RS. É mestre em Engenharia de Produção, pela UFRGS, com ênfase em Cadeias Produtivas e Logística (2001). É doutorando em Engenharia da Produção, na Escola de Engenharia da UFRGS. Possui diversos artigos publicados em jornais, revistas e anais de congressos nacionais e internacionais, bem como capítulo de livro.

Downloads

Publicado

2009-03-11

Como Citar

Souza, S. O. (2009). A internacionalização como estratégia para o incremento da competitividade da cadeia vinícola gaúcha. Internext, 4(1), 1–19. https://doi.org/10.18568/1980-4865.411-19

Edição

Seção

Artigos