Inovação e internacionalização de empresas: revisão bibliométrica da literatura entre 2013 e 2022

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18568/internext.v20i1.785

Palavras-chave:

Inovação, Internacionalização, Análise Bibliométrica, Mapa de cocitação, Mapa de pareamento

Resumo

Objetivo: Esta pesquisa visou analisar a evolução conceitual-teórica da inovação e internacionalização das empresas. O objetivo foi mapear o conhecimento sobre a inter-relação entre inovação e internacionalização, identificando os artigos mais citados e apresentando estudos de fronteira por meio de pareamento bibliográfico. Método: Realizou-se uma revisão bibliométrica utilizando técnicas de análise de cocitação e pareamento bibliográfico. Os mapas foram gerados com o software VOSviewer para sistematizar o conhecimento sobre a relação entre inovação e internacionalização das empresas. Principais Resultados: A análise revelou três clusters principais, que destacam a importância estratégica da inovação para os processos e a escolha de inovar por meio da internacionalização. O mapa de pareamento identificou seis clusters, com ênfase na importância da pesquisa e desenvolvimento. Relevância / Originalidade: Os efeitos da inovação na capacidade de internacionalização ainda são incertos e apresentam resultados conflitantes. Assim, é necessária uma revisão sistemática que considere diversas estratégias de internacionalização e atividades de inovação. Contribuições Teóricas / Metodológicas: O estudo avança teoricamente ao identificar os estudos de fronteira, permitindo direcionar futuras pesquisas em seis áreas: importância de pesquisa e desenvolvimento em economias emergentes; impacto da orientação empreendedora e inovação no desempenho das exportações; características demográficas e geográficas das empresas; capacidades de inovação em empresas globais; efeitos de clusters de negócios e redes interorganizacionais na internacionalização; e estratégias de aprendizagem e renovação para melhorar o processo de internacionalização. Contribuições Sociais / para a Gestão: A pesquisa oferece aos gestores uma visão geral sobre barreiras e desafios na internacionalização de empresas, destacando a inovação como elemento central, e fornece recomendações práticas para melhorar os processos empresariais.

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Biografia do Autor

Anderson Antônio Lima, Faculdade de Tecnologia de São Paulo – Bragança Paulista (SP), Brasil.

Possuo graduação em Administração pela Faculdade ENIAC (2014) e mestrado em Administração pela Universidade Paulista (2018). Atualmente é professor de ensino superior - FATEC - FACULDADE DE TECNOLOGIA DE SÃO PAULO e gerente de unidade de lazer da Associação dos Funcionários Públicos do Estado de SP. Pós Graduação em Educação Especial e Inovação Tecnológica (CECIERJ _UFRRJ) e Pós Graduação em Educação Tecnológica (Instituto Federal - IF e Centro Paula Souza).Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: competitividade, capacidade absortiva, stakeholders, bibliometria e engajamento de stakeholders.

Thiago de Luca Santana Ribeiro, Faculdade de Tecnologia de São Paulo – Bragança Paulista (SP), Brasil.

Doutor em Administração pela Universidade Nove de Julho (2022). Mestre em Administração pela Universidade Nove de julho (2018). Especialista em Logística e Supply Chain (MBA) pela Faculdade Metropolitana Unidada (2016). Graduado em Administração pela Faculdade São Sebastião (2014). Atualmente é professor permanente de Gestão e Negócios da Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo (FATEC) e consultor de dados e Business Intelligence da empresa Mkt4edu. É autor do livro "Administração sob a Ótica dos concursos" (2016).É pesquisador com dezenas de artigos publicados em congressos e periódicos nacionais e internacionais, tendo como foco principal de pesquisa a Cocriação de Valor. Suas pesquisas são publicados nos campos da Gestão, Negócios, Logistica e Turismo. É revisor dos periódicos: The Botton Line; Future Studies Research Journal; International Journal of Innovation; REMARK - Revista BRasileira de Marketing; RBTUR - Revista BRasileira de Pesquisa em Turismo; Revista Ibero-Americana de Estratégia, PODIUM: Sport, Leisure and Tourism Review, Revista de Governança Corporativa; Revista da Micro e Pequena Empresa; e Revista Ciências Administrativas. Tambem é revisor dos congressos: ENANPAD; 3ES; SEMEAD; SINGEP e FATECLOG.

Marcos Antonio Maia Lavio de Oliveira, Faculdade de Tecnologia de São Paulo – Bragança Paulista (SP), Brasil.

Doutor e Mestre em Administração. Pós-graduado em Logística, Engenharia de Segurança do Trabalho e em Gestão Pública. Graduado em Administração, Logística, Engenharia de Produção, Gestão Pública, Gestão da Qualidade, Ciências Econômicas e Formação Pedagógica em Matemática. Professor Universitário e Consultor na área de Logística e Transportes. Membro Fundador do Grupo de Excelência Cadeias Produtivas e Logística Empresarial do Conselho Regional de Administração-SP (CRA/SP). Experiência de vinte anos na docência, em coordenações de cursos no Ensino Superior e como diretor de instituições públicas de Ensino Superior desde 2013. Atualmente é Diretor da FATEC - Faculdade de Tecnologia de Bragança Paulista Jornalista Omair Fagundes de Oliveira e Professor Mediador das disciplinas de Logística e Planejamento e Gestão Estratégica do CST em Gestão Empresarial - EAD da FATEC/SP. Avaliador de Cursos Superiores de Graduação, Graduação Tecnológica e de Instituições de Educação Superior, pelo INEP/MEC. Consultor Especialista do Conselho Estadual de Educação de São Paulo (CEE/SP). Autor do livro: Gestão Estratégica de Materiais: Planejamento, Compras e Estoques - Editora SENAC São Paulo. Autor de capítulos de livros e de diversos artigos científicos. Atuou durante 14 anos em Instituição Financeira.

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Publicado

2025-01-24

Como Citar

Lima, A. A., Ribeiro, T. de L. S., & Oliveira, M. A. M. L. de. (2025). Inovação e internacionalização de empresas: revisão bibliométrica da literatura entre 2013 e 2022. Internext, 20(1). https://doi.org/10.18568/internext.v20i1.785

Edição

Seção

Artigos