Inovação e internacionalização de empresas: revisão bibliométrica da literatura entre 2013 e 2022
DOI:
https://doi.org/10.18568/internext.v20i1.785Palavras-chave:
Inovação, Internacionalização, Análise Bibliométrica, Mapa de cocitação, Mapa de pareamentoResumo
Objetivo: Esta pesquisa visou analisar a evolução conceitual-teórica da inovação e internacionalização das empresas. O objetivo foi mapear o conhecimento sobre a inter-relação entre inovação e internacionalização, identificando os artigos mais citados e apresentando estudos de fronteira por meio de pareamento bibliográfico. Método: Realizou-se uma revisão bibliométrica utilizando técnicas de análise de cocitação e pareamento bibliográfico. Os mapas foram gerados com o software VOSviewer para sistematizar o conhecimento sobre a relação entre inovação e internacionalização das empresas. Principais Resultados: A análise revelou três clusters principais, que destacam a importância estratégica da inovação para os processos e a escolha de inovar por meio da internacionalização. O mapa de pareamento identificou seis clusters, com ênfase na importância da pesquisa e desenvolvimento. Relevância / Originalidade: Os efeitos da inovação na capacidade de internacionalização ainda são incertos e apresentam resultados conflitantes. Assim, é necessária uma revisão sistemática que considere diversas estratégias de internacionalização e atividades de inovação. Contribuições Teóricas / Metodológicas: O estudo avança teoricamente ao identificar os estudos de fronteira, permitindo direcionar futuras pesquisas em seis áreas: importância de pesquisa e desenvolvimento em economias emergentes; impacto da orientação empreendedora e inovação no desempenho das exportações; características demográficas e geográficas das empresas; capacidades de inovação em empresas globais; efeitos de clusters de negócios e redes interorganizacionais na internacionalização; e estratégias de aprendizagem e renovação para melhorar o processo de internacionalização. Contribuições Sociais / para a Gestão: A pesquisa oferece aos gestores uma visão geral sobre barreiras e desafios na internacionalização de empresas, destacando a inovação como elemento central, e fornece recomendações práticas para melhorar os processos empresariais.
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