O O caso do Beleza Natural no mercado norte-americano

Autores

Palavras-chave:

Negócios Internacionais, Internacionalização de Empresas, Desinternacionalização, Indústria de Cosméticos, Produtos de Beleza

Resumo

Objetivo: Este caso propôs-se a colocar os alunos do papel de Lídia Velasquez, sócia majoritária e fundadora do Instituto Beleza Natural, em meio aos desafios enfrentados pela empresa durante a pandemia de COVID-19, que fizeram com que a marca tivesse que repensar toda a sua operação internacional para a sua filial de Nova Iorque. Método: Os dados para a construção do caso foram extraídos de fontes secundárias como artigos científicos, material jornalístico, relatórios de consultoria, além de informações disponibilizadas pela empresa publicadas na internet. Principais Resultados: Identificar as melhores estratégias de internacionalização, os desafios enfrentados pelas empresas no mercado externo e as oportunidades de crescimento em setores específicos. Relevância / Originalidade: Este caso propôs-se a promover uma discussão inédita sobre uma empresa brasileira bem conhecida em seu nicho de atuação, mesmo internacionalmente. Durante a discussão, os alunos serão convidados a refletir sobre fatores que levam negócios a se desinternacionalizarem ou manterem operações internacionais. Contribuições Teóricas / Metodológicas: Uso de análise de modos de entrada no mercado externo no processo de internacionalização de empresas e estratégias de marketing. Contribuições Sociais / para a Gestão: O caso é indicado para alunos de graduação e pós-graduação dos cursos de Administração de Empresas, Marketing e Negócios Internacionais, que queiram tratar temas como modos de entrada em mercados externos, estratégias de internacionalização e desinternacionalização de empresas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC) (2019). Anuário 2019. ABIHPEC. Recuperado de https://abihpec.org.br/anuario-2019/mobile/index.html#p=46

Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC) (2022). Setor de HPPC cresceu próximo a 10% no primeiro semestre de 2022 e sinaliza bons negócios durante a feira in-cosmetics Latin America. ABIHPEC. Recuperado de https://abihpec.org.br/comunicado/setor-de-hppc-cresceu-proximo-a-10-no-primeiro-semestre-de-2022-e-sinaliza-bons-negocios-durante-a-feira-in-cosmetics-latin-america/

Azevedo, A. (2020). As Causas para a Desinternacionalização do Mercado Externo com IDE. Dissertação de Mestrado, Univerisdade do Porto. Recuperado de https://repositorio-aberto.up.pt/bitstream/10216/131033/2/433981.pdf

BBC (2012). Ex-doméstica, empresária conta como fórmula para cachos mudou sua vida. BBC. Recuperado de https://www.bbc.com/portuguese/videos_e_fotos/2012/07/120701_zica_cabelereira_vale_jc

Beleza na Web (2023). Conheça a Beleza Natural. Beleza na Web. Recuperado de https://www.belezanaweb.com.br/beleza-natural/

Benito, G. R., & Welch, L. S. (1997). De-internationalization. Management International Review, 37, 7-25.

Cavusgil, S., Knight, G., Riesenberger, J., Rammal, H., & Rose, E. (2014). International business. Pearson Australia.

Cosmetic Innovation (2019). Como o Beleza Natural se prepara para virar multinacional. Cosmetic Innovation. Recuperado de https://cosmeticinnovation.com.br/como-o-beleza-natural-se-prepara-para-virar-multinacional/

Deodoro, P. (2021). Mercado de beleza se expande e renova com crescimento de marcas indie. Marie Claire. Recuperado de https://revistamarieclaire.globo.com/Beleza/noticia/2021/11/mercado-de-beleza-se-expande-e-renova-com-crescimento-de-marcas-indie.html

Dias, A., Rocha, A., & Silva, J. (2014). Modos de entrada no investimento direto no exterior: um estudo da literatura empírica. Revista de Administração Contemporânea, 18(4), 416-445. https://doi.org/10.1590/1982-7849rac20141110

Export Planning (2022). US Export Of Cosmetics: On the Road to Recovery? Export Planning. Recuperado de https://www.exportplanning.com/magazine-us/article/2021/06/10/us-export-of-cosmetics-on-the-road-to-recovery/#:~:text=With%20more%20than%20%249%20billion

Folha de S.Paulo (2013). O Instituto Beleza Natural tem um novo investidor. Folha de S.Paulo. Recuperado de https://fotografia.folha.uol.com.br/galerias/17503-instituto-beleza-natural-tem-novoinvestidor

Garrido, I., Vieira, L., Slongo, L., & Larentis, F. (2009). A Escala Experf e os modos de entrada: uma proposta de mensuração de desempenho internacional em empresas brasileiras. Base Revista de Administração e Contabilidade da Unisinos, 6(4), 312-327. https://doi.org/10.4013/base.2009.64.03

Grand View Research (2020). Share Hair Care Market Size. Global Industry Trend Report 2018-2025. Grand View Research. Recuperado de https://www.grandviewresearch.com/industry-analysis/hair-care-market

Instituto Beleza Natural (2018). Chegou o bn.BIO Minha Fórmula, uma linha poderosa e 100% liberada [...]. Facebook. Recuperado de https://www.facebook.com/InstitutoBelezaNatural/photos/chegou-o-bnbio-minha-f%C3%B3rmula-uma-linha-poderosa-e-100-liberada-um-verdadeiro-mix/2260905760646798/

Instituto Beleza Natural (2019). We take pride in our Harlem location! […] Book your appointment now or walk-ins welcome! Nova Iorque. Instagram. Recuperado de https://www.instagram.com/p/B08VAq-F3XQ/?igshid=YmMyMTA2M2Y%3D

Laborde, A. (2020). O cabelo afro como direito civil nos Estados Unidos. El País Brasil. Recuperado de https://brasil.elpais.com/internacional/2020-07-05/o-cabelo-afro-como-direito-civil-nos-estados-unidos.html

Melsohn, M. (2006). O processo de internacionalização de pequenas e médias empresas brasileiras. Dissertação de Mestrado, Fundação Getulio Vargas. Recuperado de https://repositorio.fgv.br/items/b136c978-a9a0-4347-ad8b-833ec0675270

Mundo do Marketing (2022). CASE Beleza Natural: o cacho como produto e propósito. Mundo do Marketing. Recuperado de https://www.mundodomarketing.com.br/entrevistas/37696/case-beleza-natural-o-cacho-como-produto-e-proposito.html

Nunes, M., & Steinbruch, F. (2019). Internacionalização e a Necessidade de Inovação em Modelos de Negócios-Uma Abordagem Teórica. BBR Brazilian Business Review, 16(3), 207-221. https://doi.org/10.15728/bbr.2019.16.3.1

Serrão, P. S. (2022). Determinantes da Escolha dos Modos de Entrada nos Mercados Externos: O Estudo de Caso da Market Access. Dissertação de Mestrado, Universidade do Porto. Recuperado de https://repositorio-aberto.up.pt/bitstream/10216/143774/2/576684.pdf

Sou Méier (2019). Quem já viu o quiosque da Beleza Natural que inaugurou recentemente no Shopping do Méier? Facebook. Recuperado de https://www.facebook.com/SouMeier/posts/1366415433514051/

Steinbruch, F., Couto Soares, M., Nunes, M., Perin, M., & Sampaio, C. (2016). As variáveis relacionadas à escolha do modo de entrada em mercados internacionais. Revista de Administração de Roraima, 6(1), 245-270. https://doi.org/10.18227/2237-8057rarr.v6i1.3172

Tippmann, E., Ambos, T., Del Giudice, M., Monaghan, S., & Ringov, D. (2023). Scale-ups and scaling in an international business context. Journal of World Business, 58(1), 101397. https://doi.org/10.1016/j.jwb.2022.101397

Weber, M. (2020). Brasil é o quarto maior mercado de beleza e cuidados pessoais do mundo. Forbes. Recuperado de https://forbes.com.br/principal/2020/07/brasil-e-o-quarto-maior-mercado-de-beleza-e-cuidados-pessoais-do-mundo/

Zen, A., & Santos, W. (2013). O Processo de Desinternacionalização de Empresas: Um Estudo Comparativo no Brasil e na França (The De-Internationalization Process of Firms: A Comparative Study in Brazil and France). Proceedings of VI Encontro de Estudos em Estratégia-6th 3Es (May 19-21, 2013). ANPAD.

Downloads

Publicado

2024-04-18

Como Citar

Barbosa, S. D., Silva, S. M. da, Fernandes, B., & Russo, E. (2024). O O caso do Beleza Natural no mercado norte-americano. Internext. Recuperado de https://internext.espm.br/internext/article/view/772

Edição

Seção

Caso de ensino