Internacionalização e disclosure de riscos nas maiores companhias abertas do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.18568/internext.v20i1.763Palavras-chave:
Internacionalização de empresas, Divulgação, Risco não financeiroResumo
Objetivo: Investigar a divulgação de riscos não financeiros com base no perfil de internacionalização nas maiores companhias abertas do Brasil. Método: Avaliam-se a internacionalização em estratégias — do capital, das ações em bolsa de valores, das receitas e dos mercados — e a divulgação de riscos não financeiros com base em 31 fatores distribuídos em quatro categorias: operacional, dano, integridade e estratégico. Foram analisadas 111 firmas listadas nas “Melhores e Maiores” da revista Exame, com dados do triênio 2017–2019, sendo aplicado o teste de Mann-Whitney em avaliação comparativa segundo a internacionalização. Principais Resultados: Empresas internacionalizadas adotam estratégias variadas. Sua divulgação de riscos teve média inferior a 35% e pouca variação. Essas empresas têm vantagem na divulgação dos riscos por causa de práticas de disclosure mais robustas. Existem diferenças significativas na qualidade da divulgação de riscos entre as empresas conforme estratégia de internacionalização. A análise da relação entre as variáveis sugere que a internacionalização do capital pode impactar o disclosure de risco. Relevância / Originalidade: Esta pesquisa focou na qualidade dos fatores de risco divulgados e analisou as diferenças, no relato de riscos não financeiros, entre empresas internacionalizadas e não internacionalizadas, uma abordagem ainda não investigada de forma semelhante no mercado de capitais brasileiro, dadas a sua complexidade e abrangência. Contribuições Teóricas / Metodológicas: A mensuração da internacionalização sob várias estratégias possibilita compreender de que modo ela impulsiona os negócios. A análise da divulgação do risco conforme diferentes enfoques possibilita entender analiticamente a qualidade de evidenciação de riscos nas atividades da empresa no exterior. Contribuições Sociais / para a Gestão: Gestores podem compreender a internacionalização como um direcionador estratégico de práticas associadas à gestão e à divulgação de riscos por parte das maiores companhias, como na redução da assimetria informacional e no aumento da confiança de investidores e outros stakeholders.
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