A internacionalização das telenovelas brasileiras na era do streaming: o caso do Grupo Globo
DOI:
https://doi.org/10.18568/internext.v19i1.747Palavras-chave:
Mercado Audiovisual, TV Globo, Estratégias de Padronização e Adaptação, Plataformas de streamingResumo
Objetivo: Este estudo de caso propõe-se a apresentar a trajetória percorrida pela TV Globo em busca de alternativas para internacionalizar seus produtos audiovisuais, a partir da consolidação do Padrão Globo de Qualidade das Telenovelas até a disputa atual com as plataformas de streaming.
Método: Os dados para a construção do contexto histórico foram extraídos de fontes secundárias como jornais, revistas e teses, e as demais informações de relatórios da empresa e de agências publicados na internet.
Principais Resultados: Constatação das melhores estratégias de internacionalização do produto audiovisual por meio da análise VRIO.
Relevância / Originalidade: Este caso promove um debate sobre a internacionalização de produtos do audiovisual para uma empresa líder de segmento, que agora precisa formular novas estratégias para se internacionalizar na era do streaming. O dilema do caso diz respeito ao fato de a empresa seguir padronizando ou ter que adaptar suas produções.
Contribuições Teóricas / Metodológicas: Uso da análise VRIO no contexto de análise da internacionalização do produto audiovisual brasileiro
Contribuições Sociais / para a Gestão: O caso é recomendado para alunos da área de administração de empresas e negócios internacionais. Sua aplicação é sugerida para disciplinas de internacionalização de empresas, marketing internacional e inovação, que queiram tratar temas como estratégias internacionais, padronização ou adaptação de produtos internacionais e novos modelos de negócio por plataforma.
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