Mar calmo nunca fez bom iate: o caso da Azimut Yachts Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18568/internext.v19i2.737

Palavras-chave:

Marketing Internacional, Comportamento consumidor, Produtos globais, Iates de luxo

Resumo

Objetivo: Este caso para ensino tem como objetivo relatar o dilema da Azimut Yachts, um estaleiro consolidado no cenário global. No entanto, dados os padrões sólidos a serem seguidos, a empresa está com um entrave: como aprimorar sua performance de brand experience com o consumidor nacional?

Método: Para este caso, foram utilizados dados primários, por meio de entrevistas com o responsável pelo setor de marketing, gestor comercial, projetista e o CEO. Também se contou com observação participante. Ainda, dados secundários foram coletados do website oficial da empresa. O nome da empresa e enredo são reais, apenas os nomes dos personagens foram disfarçados.

Principais Resultados: Apesar do retorno positivo da mudança, é necessário muito estudo comportamental, técnico e de diversos outros fatores. Ressalta-se, no caso, a necessidade da Azimut de criar o diferencial da experiência e fidelização do cliente brasileiro, incentivando a sensação de pertencimento e amor à marca.

Relevância / Originalidade: O caso é original e inédito. A adaptação de embarcações de luxo ao consumidor de diferentes culturas é analisada, baseando-se no caso da embarcação Azimut 62, que trouxe a cozinha para a praça de popa pelo apreço pelo público brasileiro pela usabilidade da área externa do barco, em um processo chamado “tropicalização”.

Contribuições Teóricas / Metodológicas: Após o período de debate, é esperado que a classe direcione as melhores decisões, e explore alternativas do que a empresa poderia ter feito. Os integrantes da classe deverão analisar as estratégias propostas e poderão configurar uma decisão final mais correta.

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Biografia do Autor

Mariana Guglielmetto Figueiredo, Universidade do Vale do Itajaí – Itajaí (SC), Brasil.

Bacharel em Comércio Exterior pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali). Analista de Marketing na Azimut Yachts Brasil.

Jailson Lana, Universidade do Vale do Itajaí – Itajaí (SC), Brasil.

Doutorando em Administração. Professor do Ensino Superior e MBA pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali).

Luciana da Silva Imeton, Universidade do Vale do Itajaí – Itajaí (SC), Brasil.

Mestra em Contabilidade. Professor do Ensino Superior na Universidade do Vale do Itajaí (Univali).

Raul Beal Partyka, Fundação Getúlio Vargas, Escola de Administração de Empresas de São Paulo – São Paulo (SP), Brasil.

Doutorando na FGV EAESP. Teaching assistant no MPGC da FGV EAESP.

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Publicado

2024-01-22

Como Citar

Guglielmetto Figueiredo, M., Lana, J., Imeton, L. da S., & Partyka, R. B. (2024). Mar calmo nunca fez bom iate: o caso da Azimut Yachts Brasil. Internext, 19(2). https://doi.org/10.18568/internext.v19i2.737

Edição

Seção

Caso de ensino