Games e redes sociais em lan houses populares: um olhar antropológico sobre coletivos e sociabilidade no "clube social"

Autores

  • Carla Barros ESPM

DOI:

https://doi.org/10.18568/1980-4865.32199-216

Palavras-chave:

Consumo, Etnografia, Lan Houses, Sociabilidade, Camadas Populares

Resumo

O objetivo do artigo é discutir alguns aspectos das apropriações da tecnologia computador no universo das camadas populares urbanas, enfocando o ambiente das lan houses e as navegações em redes sociais e games. O estudo tem como orientação principal a abordagem antropológica do consumo, fazendo uso de uma metodologia de “inspiração etnográfica”. Mesmo quando não têm computadores em casa, os jovens pesquisados mostram uma grande familiaridade com certos aspectos da vida digital, devido à grande freqüência nas lan houses. Os resultados da pesquisa mostram a apropriação desses espaços como uma espécie de clube local, bem como práticas de navegação coletiva - surgem “máquinas coletivas”, funcionando em um mundo colaborativo, onde vários usuários ficam em torno de um mesmo computador, interagindo durante a navegação - que revelam a importância do reforço dos vínculos sociais já existentes nas práticas relacionadas às redes de relacionamento virtuais.

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Biografia do Autor

Carla Barros, ESPM

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e especialização em Antropologia Social pelo Museu Nacional/PPGAS/UFRJ. Doutora em Administração pelo Instituto COPPEAD de Administração da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é e professora da Escola Superior de Propaganda e Marketing e professora da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro . Tem experiência em ensino e pesquisa na área de Antropologia, com ênfase em Consumo, atuando principalmente nos seguintes temas: consumo, cultura, antropologia, marketing e etnografia

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Publicado

2009-03-05

Como Citar

Barros, C. (2009). Games e redes sociais em lan houses populares: um olhar antropológico sobre coletivos e sociabilidade no "clube social". Internext, 3(2), 199–216. https://doi.org/10.18568/1980-4865.32199-216

Edição

Seção

Artigos