Centrais de negócios: como enfrentar as redes internacionais de supermercados

Autores

  • José Alberto Yemal Universidade Paulista de São Paulo - SP

DOI:

https://doi.org/10.18568/1980-4865.3153-71

Palavras-chave:

Centrais de Negócios, Redes de Empresa, Alianças. Supermercados, Central of Businesses, Nets of Company, Alliances, Supermarkets

Resumo

Diante de uma nova realidade de negócios, pode-se observar que as alianças estratégicas estão cada vez mais presentes nas redes de negócios, ao mesmo tempo em que demandam por maiores análises e ponderações. Atualmente, no setor varejista, o objetivo é a permanência no mercado de pequenos e médios supermercados principalmente com a entrada de grandes grupos varejistas internacionais e com as fusões e aquisições das grandes redes de supermercados nacionais, pequenos supermercadistas têm unido esforços para formar alianças através das chamadas “centrais de negócios”. A estratégia é criar escala, evitar intermediários e comprar produtos básicos e de alto giro diretamente da indústria. O foco principal deste artigo é descrever a formação de alianças estratégicas no setor supermercadista através das centrais de negócios, analisando a entrada de um supermercado a uma central de negócios.

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Biografia do Autor

José Alberto Yemal, Universidade Paulista de São Paulo - SP

Mestre em Engenharia de Produção pela UNIP. Professor na Univrsidade Paulista - UNIP.

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Publicado

2008-03-29

Como Citar

Yemal, J. A. (2008). Centrais de negócios: como enfrentar as redes internacionais de supermercados. Internext, 3(1), 53–71. https://doi.org/10.18568/1980-4865.3153-71

Edição

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