Utilização de modelos microeconômicos para previsão dos efeitos da teoria da agência nas organizações

Autores

  • Tarciso Gouveia da Silva Universidade Cândido Mendes-RJ
  • George Albin R. de Andrade Universidade Cândido Mendes-RJ

DOI:

https://doi.org/10.18568/1980-4865.311-15

Palavras-chave:

Teoria da Agência, Microeconomia, Organização, Agency Theory, Microeconomy, Organization,

Resumo

O modelo clássico da teoria da agência descreve que as empresas modernas ao possuírem propriedade dispersa em ações tem como problema principal o conflito entre administradores (agentes) e acionistas (principais). A maior preocupação é que as decisões dos agentes não venham a maximizar o valor das ações dos principais. Apesar desse problema se aplicar principalmente a organizações americanas e inglesas por predominar nos demais países o modelo de um acionista majoritário que detém o controle da empresa e escolhe seus administradores, com o efeito da globalização e a internacionalização de empresas, todos os países estão sujeitos a esse problema. Diante disso, podemos utilizar as ferramentas da Microeconomia para prevermos o comportamento de ambos nas tomadas de decisões inerentes à organização.

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Biografia do Autor

Tarciso Gouveia da Silva, Universidade Cândido Mendes-RJ

Mestrando em Economia Empresarial pela Univ. Cândido Mendes

George Albin R. de Andrade, Universidade Cândido Mendes-RJ

Mestre em Economia Empresarial pela Univ. Cândido Mendes. Instrutor SEBRAE/RJ.

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Publicado

2008-03-16

Como Citar

Silva, T. G. da, & Andrade, G. A. R. de. (2008). Utilização de modelos microeconômicos para previsão dos efeitos da teoria da agência nas organizações. Internext, 3(1), 1–15. https://doi.org/10.18568/1980-4865.311-15

Edição

Seção

Artigos