Criação de Inovação Local por Subsidiárias Estrangeiras a partir de Vantagens Específicas do Ambiente Subnacional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18568/internext.v16i1.600

Palavras-chave:

Subsidiárias estrangeiras, Ambiente subnacional, Inovação local, Regressão linear múltipla

Resumo

Objetivo - O estudo objetiva examinar os efeitos dos fatores do ambiente subnacional brasileiro – a eficiência do ambiente competitivo subnacional e o embeddedness relacional em cada localidade subnacional - na criação de inovação local em subsidiárias estrangeiras. 

Método – A abordagem é quantitativa e a pesquisa baseia-se em dados primários coletados por meio de uma survey com 152 subsidiárias estrangeiras localizadas em treze Estados do Brasil e em dados secundários do World Bank Enterprise Surveys. Os dados são analisados por regressão linear múltipla. 

Principais resultados - Os resultados mostram que existe uma associação positiva e significante entre o ambiente competitivo subnacional e inovação local das subsidiárias. Entretanto, não é observada uma associação significativa entre o embeddedness externo subnacional e a inovação local. Além disso, os resultados mostram que as empresas que entram por meio de aquisições estão mais associadas à inovação local. 

Relevância/Originalidade - O estudo procura complementar o debate sobre o efeito do ambiente subnacional na inovação local das subsidiárias tendo como contexto o Brasil. A análise em nível subnacional considera a heterogeneidade institucional subnacional e revela variações que poderiam ser desconsideradas por uma análise de nível nacional. 

Contribuições teóricas/metodológicas: Embora existam indícios do impacto do ambiente institucional na estratégia e inovação, este estudo no âmbito brasileiro avança em dois pontos. Primeiro, os estudos existentes analisam mercados desenvolvidos e mercados emergentes, porém esses últimos de forma pontual e numa realidade asiática, que apresenta uma considerável diferença do mercado latino americano e brasileiro, destacando-se as peculiaridades do ambiente subnacional brasileiro. Segundo, contribui para os estudos de Geografia Econômica reforçando que cada ambiente subnacional tem suas particularidades, conforme demonstrado na natureza das questões subnacionais no Brasil.

Contribuições sociais / para a gestão: Em termos gerenciais, o estudo chama a atenção para a importância do conhecimento da dinâmica competitiva subnacional quanto à participação da economia informal e estende implicações para políticas públicas.

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Biografia do Autor

Cristina Doritta Rodrigues, Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM

Doutoranda no Programa de Pós Graduação em Administração pela Escola Superior de Propaganda e Marketing  - PPGA/ESPM, (Bolsista CAPES Integral).

 

 

Felipe Mendes Borini, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo -FEA/USP.

Professor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo -FEA/USP, São Paulo, (Brasil). Professor do MPGN da FIA. Doutor em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA/USP. 

Muhammad Mustafa Raziq, National University of Sciences and Technology, H-12, Islamabad, Pakistan.

Professor Associado na NUST Business School, Universidade Nacional de Ciências e Tecnologia - NUST, Islamabad, (Paquistão). PhD em gestão estratégica pela Massey University, Nova Zelândia.

Manuel Portugal Ferreira, Departamento de Administração e Economia, Universidade Federal de Lavras - UFLA. Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Polytechnic Institute of Leiria, Portugal.

Doutor em Administração pela Universidade de Utah com pós-doutorado pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA/USP, São Paulo, (Brasil). Professor no Departamento de Administração e Economia, Universidade Federal de Lavras - UFLA, Campus Universitário, Minas Gerais, (Brasil).  

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Publicado

2021-01-01

Como Citar

Rodrigues, C. D., Borini, F. M., Raziq, M. M., & Ferreira, M. P. (2021). Criação de Inovação Local por Subsidiárias Estrangeiras a partir de Vantagens Específicas do Ambiente Subnacional. Internext, 16(1), 75–88. https://doi.org/10.18568/internext.v16i1.600

Edição

Seção

Artigos