A INFLUÊNCIA DA INSTITUIÇÃO FORMAL NO PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DAS MPMEs EM UMA ECONOMIA EMERGENTE

Ane Izabelle Bezerra de Arruda, Viviane Santos Salazar

Resumo


Objetivo: O objetivo desse artigo consiste em analisar como a instituição formal influencia no processo de internacionalização das MPMEs de uma economia emergente, sob a perspectiva teórica da visão baseada em instituição.

Método: Foi realizado estudos de casos múltiplos, contemplando um corpus de 9 entrevistas realizadas de forma semiestruturada, com representantes da instituição formal em análise e MPMEs do setor têxtil e de confecção do Agreste Pernambucano.

Principais Resultados: Foi identificado uma influência significativa da instituição formal para a internacionalização das MPMEs do Setor T&C, especialmente na desmistificação dos mitos da exportação, informações sobre os procedimentos para internacionalizar, promoção e apoio em feiras, ajustes em processos, produtos e gestão. Contudo há também influências negativas como a incipiente atenção a temática de comércio exterior, divulgação do programa com interesses políticos, poucos resultados práticos de exportação, burocracia do Estado e volatilidade cambial.

Relevância: O enfoque no papel das instituições do país de origem, especialmente, em economias emergentes, na internacionalização de empresas, é um tema emergente, portanto, esse artigo pode colaborar para a permanência da relevância local e global do tema

Contribuições Teóricas/ Metodológicas: Utiliza a perspectiva teórica da visão baseada em instituição para compreender as interações entre instituição e internacionalização, contemplando um ambiente institucional distinto, trazendo novas perspectivas para análise.

Palavras-chave: Instituição formal; visão baseada na instituição; programa de promoção à exportação; internacionalização

Palavras-chave


Internacionalização de Empresas; Instituição formal; Visão Baseada na Instituição; Programa de Promoção à Exportação



DOI: http://dx.doi.org/10.18568/internext.v16i1.592

Article Metrics

Metrics Loading ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2020 Internext

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia

INTERNEXT (e-ISSN: 1980-4865)

ESPM | Escola Superior de Propaganda e Marketing 

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.


Rua: Dr. Álvaro Alvim, 123 - Vila Mariana - São Paulo - SP - Cep: 04018-010 - e-mail: internext@espm.br

Indexadores e Diretório: