Slow Profile: Estudo das Orientações ao Consumo de Slow Fashion

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18568/internext.v15i3.589

Palavras-chave:

Slow fashion, Orientações ao Consumo, Perfil do Consumidor

Resumo

Objetivo: Identificar perfis de orientação ao consumo de slow fashion, verificando os fatores associados aos diferentes perfis.

Método: Trata-se de uma pesquisa do tipo survey com 461 consumidores de vestuário do Estado do Ceará. Utilizou-se de um questionário com questões de perfil do respondente, além de uma seção dedicada à mensuração da orientação ao consumo de slow fashion, por meio da escala de Jin e Jung (2014). Foram utilizados métodos de análise descritiva, análise fatorial exploratória (AFE), análise de cluster por k-means e análise de correspondência (ANACOR).

Principais Resultados: Os resultados indicam validade da escala no contexto desta pesquisa. Verificou-se a existência de três perfis de orientação: alta orientação, orientação parcial, e averso à exclusividade. Ainda, observou-se que existe associação entre os diferentes perfis e as variáveis demográficas relacionadas à localização, renda, faixa etária, orientação sexual, escolaridade, estado civil e ocupação.

Relevância/originalidade: Estudos sobre slow fashion ainda carecem de informações sobre quem são os seus potenciais consumidores e quais são os seus perfis. Este estudo visa preencher esse gap da literatura. Esta pesquisa é relevante teoricamente por estudar o slow fashion e seus potenciais consumidores no Brasil e, do ponto de vista gerencial, pelo crescente número de marcas brasileiras seguindo o conceito de slow fashion.

Contribuições teóricas/metodológicas: Como contribuição teórica, estende o corpo de conhecimento sobre perfis de potenciais consumidores de slow fashion.

Contribuições sociais / para a gestão (opcional): As implicações gerenciais dizem respeito ao fornecimento de informações que possam contribuir para o planejamento de mercadológico e posicionamento de marca eficiente e direcionado a esses potenciais consumidores.

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Biografia do Autor

Érica Maria Calíope Sobreira, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Mestranda em Administração e Controladoria pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Bacharela em Administração pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Clayton Robson Moreira da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI) e Universidade Federal do Ceará (UFC)

Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI). Doutorando e Mestre em Administração e Controladoria pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Cláudia Buhamra Abreu Romero, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Professora Titular da Universidade Federal do Ceará (UFC). Doutora em Administração pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), com Pós-Doutorado em Administração de Marketing pela Concordia University, em Montreal, Canadá.

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Publicado

2020-08-19

Como Citar

Sobreira, Érica M. C., Silva, C. R. M. da, & Romero, C. B. A. (2020). Slow Profile: Estudo das Orientações ao Consumo de Slow Fashion. Internext, 15(3), 103–127. https://doi.org/10.18568/internext.v15i3.589