Fatores Relacionados a Internacionalização das Redes de Franquias Brasileiras: Dispersão Geográfica e Pertencimento a Grupos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18568/internext.v14i1.495

Palavras-chave:

Franchising Internacional, Franquias, Internacionalização, Dispersão Geográfica

Resumo

Este artigo investiga os fatores que explicam o baixo índice de internacionalização das redes de franquias brasileiras. O objetivo é identificar se por um lado os recursos da empresa, como experiência de monitoramento, dispersão geográfica no mercado doméstico e reputação, e, por outro, aspectos institucionais, como pertencimento a grupos empresariais, influenciam a probabilidade das redes de franquias brasileiras se internacionalizarem. Utilizando dados secundários disponibilizados pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), são investigados as relações entre quatro aspectos influenciadores e as chances de internacionalização por meio de uma regressão logística para uma base de 420 redes de franquias brasileiras, sendo 49 dessas internacionalizadas e 371 não internacionalizadas. Os resultados confirmaram as hipóteses relacionadas à dispersão geográfica nacional, franqueadores com maior dispersão geográfica no mercado doméstico estão mais propensos a se internacionalizarem, e pertencimento a grupos, franqueadores que pertencem a grupos estão mais propensos a se internacionalizarem. Como contribuição, este estudo inova ao comprovar quantitativamente que a dispersão geográfica nacional, e pertencer a grupos são fatores que determinam a internacionalização de redes  franquia de mercados emergentes, como o Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanessa Pilla Bretas, Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM

Doutoranda em Administração na Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM, São Paulo, (Brasil). 

Jefferson Ricardo Galetti, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Doutor em Economia da Indústria e da Tecnologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, Rio de Janeiro, (Brasil). 

Thelma Valéria Rocha, Escola Superior de Propaganda e Marketing -ESPM

Doutora em Administração de Empresas pela Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária da Universidade de São Paulo -FEA/USP, São Paulo, (Brasil). Professora do Programa de Mestrado em Gestão Internacional - PMGI na Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM, São Paulo.  

Referências

ABF (2016). Números do Franchising. Associação Brasileira de Franchising. Disponível em https://www.abf.com.br/numeros-do-franchising/

Aliouche, E. H., Fernandez, D. B., Chanut, O. & Gharbi, N. (2015). Institutional Environments And The Internationalization Of Franchise Chains: The Contrasting Cases Of Three North African Countries. The Journal of Applied Business Research, 31(2).

Alon, I. (2000). Organizational Determinants of Master International Franchising. Journal of Business and Entrepreneurship, 12, 1-18.

Alon, I., Nib, L., & Wangc, Y. (2012). Examining the determinants of hotel chain expansion through international franchising. International Journal of Hospitality Management, 31, 379– 386.

Aydin, N., & Kacker, M. (1990). International Outlook of US‐based Franchisers. International Marketing Review, (7)2, 43-53.

Barney, J. (1991). Firm Resources and Sustained Competitive Advantage. Journal of Management, 17(1), 99-120.

Batistela, G. C.; Rodrigues, S. A.; Bonomi, J.T.C.M. (2009). Estudo sobre a evasão escolar usando regressão logística: análise dos alunos do curso de administração da fundação educacional de Ituverava. Tékhne ε Lógos, Botucatu, SP, v.1, n. 1.

Bianchi, C., & Arnold, S. J. 2004. An institutional perspective on retail internationalization success: home depot in Chile. The International Review of Retail, Distribution & Consumer Research, 14, 149.

Bianchi, C. (2009). Retail internationalisation from emerging markets: case study evidence from Chile. International Marketing Review, 26(2), 221 – 243.

Castrogiovanni, G. J., Combs, J. G., & Justis. R. T. (2006). Resource Scarcity and Agency Theory Predictions Concerning the Continued Use of Franchising in Multi-outlet Networks. Journal of Small Business Management, 44(1), 27–44.

Cavusgil, S. T., Knight, G. A., & Riesenberger, J. R. (2010). Negócios internacionais: estratégia, gestão e novas realidades. São Paulo: Pearson.

Combs, J. G., Michael, S. C., & Castrogiovanni, G. J. (2009). Institutional Influences on the Choice of Organizational Form: The Case of Franchising. Journal of Management, 35 (5), 1268-1290.

Dant, R. P., Grunhagen, M., & Windsperger, J. (2014) Franchising Research Frontiers for the Twenty-First Century. Journal of Retailing, 87, 253-268.

Doherty, A. M. (2007). The internationalization of retailing. Factors influencing the choice of franchising as a market entry strategy. International Journal of Service Industry Management, 18(2), 184-205.

Elango, B. (2007). Are Franchisors with International Operations Different from Those Who Are Domestic Market Oriented? Journal of Small Business Management, 45(2), 179–193.

Eroglu, S. (1992). The Internationalization Process of Franchise Systems: A Conceptual Model. International Marketing Review, 9(5).

International Franchise Association. https://www.franchise.org/international-franchise-opportunities

Fladmoe-Lindquist, K. (1996). International franchising: Capabilities and development. Journal of Business Venturing, 11 (5), 419-438.

Fundação Don Cabral. Ranking FDC das Multinacionais Brasileiras 2016. https://www.fdc.org.br/professoresepesquisa/nucleos/Documents/negocios_internacionais/2016/Ranking_FDC_Multinacionais_Brasileiras_2016.pdf . Acesso em 06 12 17.

Garud R., Hardy, C., & Maguire S. (2007). Institutional Entrepreneurship as embedded agency: an introduction to the special issue. Organization Studies, 28, p. 957-969.

Gaur, A. S., Kumar, V. & Singh, D. (2014). Institutions, resources, and internationalization of emerging economy firms. Journal of World Business, 49, 12-20.

Gouvêa, M. A.; Prearo, L. C.; Romeiro, M. C. Avaliação da adequação de aplicação de técnicas multivariadas em estudos do comportamento do consumidor em teses e dissertações de duas instituições de ensino superior. R.Adm., São Paulo, v.47, n.2, p.338-355, abr./maio/jun. 2012.

Huszagh, S., Huszagh, F., & McIntyre, F. (1992). International franchising in the context of competitive strategy and the theory of the firm. International Marketing Review, 9(5), 5–18.

Khanna T., & Palepu, K. (2010). Winning in Emerging Markets: A Road Map for Strategy and Execution. Boston: Harvard Business School Press.

Kedia, B.L., Ackerman, D. J., Bush, D. E. & Justis, R. T. (1994). Determinants of Internationalization of Franchise Operations by US Franchisors. International Marketing Review, 11(4), 56-68.

Lockett, A., Thompson, S., & Morgenstern, U. (2009) The development of the resource-based view of the firm: A critical appraisal. International Journal of Management Reviews, 11(1), 9-28.

Moraes, W. F. A., Oliveira, B. R. B., & Kovacs, E. P. (2006). Teorias de internacionalização e aplicação em países emergentes: uma análise crítica. Internext – Revista Eletrônica de Negócios Internacionais, 1(1), 203-220.

Madanoglu, M., Alon, I., & Shoham, A. (2017). Push and pull factors in international franchising. International Marketing Review, 34(1), 29-45.

McFarland, D. A., & Gomez, C. J. Organizational Analysis. 2013.

Oliveira, M. M. Econometria. Alfragide, Portugal: McGraw-Hill, 1997.

Osland, G. E., Taylor, C. R., & Zou, S. (2001). Selecting international modes of entry and expansion. Marketing Intelligence & Planning, 19(3), 153 – 161.

Pedro, M., Filipe, J., & Reis, E. (2008). Factores Determinantes da Internacionalização das Redes de Franchising Ibéricas. Economia Global & Gestão. XIII. 86-84.

Peng, M. W. (2001). The resource-based view and international business. Journal of Management, 27, 803–829.

Peng, M. W. (2002). Towards an Institution-Based View of Business Strategy. Asia Pacific Journal of Management, 19, 251–267.

Peng, M. W., Wang, D. Y. L., & Jiang, Y. (2008). An institution-based view of international business strategy: a focus on emerging economies. Journal of International Business Studies, 39(5), p.920-936.

Perrigot, R., López-Fernández, B., & Eroglu, S. (2013). Intangible Resources and Plural Form as Drivers of Franchise Internationalization: Examination within a Two-Country Perspective. Journal of Small Business Management, (4), 557–577.

Porter, M. E. (1980) Competitive strategy: techniques for analysing industries and competitors. New York: Free Press.

Porter, M. E. (1985). Competitive advantage: creating and sustaining competitive performance. New York: Free Press.

Prearo, L. C, Gouvêa, M. A., & Monari, C. (2009). Avaliação do emprego da técnica de análise de regressão logística em teses e dissertações de algumas instituições de ensino superior. Semina: Ciências Sociais e Humanas, 30(2), p. 123-140.

Quinn, B., & Alexander, N. (2002). International retail franchising: a conceptual framework. International Journal of Retail & Distribution Management, 30(5), 264 – 276.

Rocha, T.V., Spers, E. E., Borini, F. M., Bretas, V. P., Melo, P. L. R., Ogasavara, M. H., Khauaja, D. M. R., & Camargo, M. A. A. (2016). Global mindset na internacionalização das franquias brasileiras. 4ª ed. v. 1. São Paulo: ESPM.

Sashi, C.M., & Karuppur, D. P. (2002). Franchising in global markets: towards a conceptual framework. International Marketing Review, 19(5), 499 – 524.

Scott, W. R. (1995). Institutions and organizations. Sage Publications.

Scott, W. R. Institutional Theory: Contributing to a Theoretical Research Program in Smith, K. G., & Hitt, M. A. (2005). Great Minds in Management: The Process of Theory Development. Oxford UK: Oxford University Press.

Welsh, D. H. B., Alon, I., & Falbe, C. M. (2006). An Examination of International Retail Franchising in Emerging Markets. Journal of Small Business Management, 44 (1), 130– 149.

Downloads

Publicado

2019-01-02

Como Citar

Bretas, V. P., Galetti, J. R., & Rocha, T. V. (2019). Fatores Relacionados a Internacionalização das Redes de Franquias Brasileiras: Dispersão Geográfica e Pertencimento a Grupos. Internext, 14(1), 01–13. https://doi.org/10.18568/internext.v14i1.495

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.