Global mindset: Premissa para desenvolver vantagem competitiva em mercados internacionais

Autores

  • Anelise Rebelato Mozzato Universidade de Passo Fundo, UPF, Passo Fundo/RS, Brasil
  • Denize Grzybovski Universidade de Passo Fundo, UPF, Passo Fundo/RS, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.18568/1980-4865.13177-89

Palavras-chave:

Global mindset, Liderança global, Vantagem competitiva, Processo de internacionalização.

Resumo

Este ensaio teórico tem como objetivo apresentar um modelo integrativo analítico para organizações e líderes considerarem a global mindset como premissa para obtenção de vantagem competitiva em mercados internacionais. Global mindset é tema relacionado à liderança global, ainda pouco discutido teórica e empiricamente, sobretudo no Brasil. A literatura indica que é preciso desenvolver a capacidade para compreender e lidar com a complexa realidade global. Assim, a global mindset constitui-se como importante tanto para os líderes como para as organizações, pois facilita a compreensão de como as coisas são feitas, diminui a distância psíquica e facilita as conexões entre local e global. O modelo integrativo analítico é apresentado e discutido, servindo de base para pesquisas futuras, principalmente empíricas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anelise Rebelato Mozzato, Universidade de Passo Fundo, UPF, Passo Fundo/RS, Brasil

Psicóloga (UPF). Especialista em Gestão Empresarial (UFSC/UPF). Mestre em Educação (UPF). Doutora em Administração (Unisinos). Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGAdm) na Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis (FEAC) na Universidade de Passo Fundo.

Denize Grzybovski, Universidade de Passo Fundo, UPF, Passo Fundo/RS, Brasil

Bacharel em Administração (URI Campus Erechim). Mestre em Dirección y Organización de Empresas (Universidad Museo Social Argentino/UMSA). Doutora em Administração (UFLA) com tese em empresa familiar. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGAdm) na Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis (FEAC) na Universidade de Passo Fundo. Professora Convidada no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional na Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ).

Referências

 ANDRESEN, M.; BERGDOLT, F. A systematic literature review on the definitions of global mindset and cultural intelligence: merging two different research streams. The International Journal of Human Resource Management, v. 28, n.1, 2017.

 BANDEIRA-DE-MELLO, R.; FLEURY, M.T.L.; AVELINE, C. E. S.; GAMA, M. A. B. Unpacking the ambidesterity implementation process in the internationalization of emerging market multinationals. Journal of Business Research, v. 1, p. 1-13, 2016.

 BEECHLER, S.; JAVIDAN, M. Leading with a global mindset: The Global Mindset. Advances in International Management, v. 19, p.131–169, 2007.

 BLACK, J. S. The relationship of personal characteristics with the adjustment of Japanese expatriate managers. Management International Review, v.30, n.2, p.119-134, 1990.

 BLOMSTERMO, A.; SHARMA, D. D. Learning in the internationalisation process off firms. Edward Elgar Publishing, 2003.

 BORINI, F.; FLEURY, M. Development of non-local competences in foreign subsidiaries of Brazilian multinationals. European Business Review, v.23, i.1, p.106-119, 2011. DOI: 0.1108/09555341111098017

 BOUQUET, C. Building global mindsets: an attention-based perspective. New York: Palgrave Macmillan, 2005.

 BROWN, J. F. O executivo global: conselhos práticos para o sucesso em um mercado transcultural. Porto Alegre: Bookman, 2008.

 CALDERÓN, P. A. L.; GUEDES, A. L. M.; CARVALHO, R. W. Gestão internacional de recursos humanos: adaptabilidade intercultura na expatriação de brasileiros. Internext - São Paulo, v.11, n. 1, p. 6-20, mai./ago. 2016.

 DEKKER, W. D.; JANSEN, P. G. W. and VINKENBURG, C. J. Dimensions of an individual global mindset, 2005.

 EGEL, E.; FRY, L.W. Cultivating a Global Mindset Through “Being-Centered” leadership. In: Judi Neal. Handbook of Personal and Organizational Transformation. USA: Springer International Publishing, 2017.

 FELÍCIO, J.; CALDEIRINHA, V.; RODRIGUES, R. Global mindset and the internalization of small firms: the importance of the characteristics of entrepreneurs. International Entrepreneurship and Management Journal, v. 8, n.4, p. 467-485, 2012.

 FLEURY, M.T.L.; FLEURY, A. O desenvolvimento das multinacionais brasileiras no cenário global. GVExecutivo, v. 15, n. 1, jan./jun. 2016.

 FLEURY, A. ; SHI, Y.; FERREIRA JR., S.; CORDEIRO, J.H.; FLEURY, M.T.L. O desenvolvimento de competências de multinacionais brasileiras. GV Pesquisa, anuário de pesquisa 2015-2016.

 GHEMAWAT, P. Redefining global strategy: crossing borders in a world where differences still matter. Harvard Business School Press, 2007.

 GUPTA, A.; GOVINDARAJAN, V. Cultivating a global mindset. Academy of Management Executive, v.16, n.1, p.116-126, 2002.

 HITT, M. A.; IRELAND, D.; CAMP, S. M.; SEXTON, D. L. Guest editors´introuction to the special issue strategic entrepreuneurship: entrepreneurial strategies for wealth creation. Strategic Management Journal, v. 22, n.6/7, p. 479-491, 2001.

 HOUSE, R.; JAVIDAN, M.; DORFMAN, P. Project GLOBE: An Introduction. Applied Psychology: An International Review, v. 50, n.4, p. 489-505, 2001.

 JAVIDAN, M.; STAHL, G. K.; BRODBECK, F.; WILDERO, C. P.M. Cross-border transfer of knowledge: cultural lessons from Project GLOBE. Academy of Management Executive, v. 19, n.2, 2005.

 JAVIDAN, M.; STEERS, R. M.; HITT, M. A. The global mindset: advances in international management. Oxford: Elsevier JAI, 2007.

 JAVIDAN, M.; BOWEN, D. The ‘Global Mindset’ of managers: What it is, why it matters, and how to develop it. Organizational Dynamics, v. 42, n. 2, p. 145-155, 2013.

 JAVIDAN, M.; WALKER, J. L. Developing your global mindset: the handbook for successful global leaders. Edina: Beaver's Pond, 2013.

 JEANNET, J. P. Managing with a global mindset. London: Times/Prentice Hall, 2000.

 KEDIA, B.; MUKHERJI, A. Global managers: developing a mindset for global competitiveness. Journal of World Business, v.34, n.3, p. 230–252, 1999.

 KEFALAS, A. G. Think globally, act locally. Thunderbird International Business Review, v.40, n.6, p.547-562, 1998.

 KUADA, J. Global mindsets: exploration and perspectivas. USA: Routkedge, 2016.

 LEE, S. M.; PETERSON, S. N. Culture, entrepreneurial orientation, and global competitiveness. Journal of World Business, v. 35, p. 401-416, 2000.

 McCALL, M.; HOLLENBECK, G. Developing global executives: the lessons of international experience. Boston: Harvard Business School Press, 2002.

 MIOCEVIC, D.; CRNJAK-KARANOVIC, B. Global mindset: a cognitive driver of small and medium-sized enterprise internationalization; The case of Croatian exporters. EuroMed Journal of Business, v. 7, n.2, p. 142-160, 2012.

 NEVES, V.; TOMEI, P. Global mindset e comportamento da liderança. Revista Ibero-Americana de Estratégia – RIAE, v. 15, n.2. April/June. 2016.

 OSLAND, J. S., BIRD, A., MENDENHALL, M.; OSLAND, A. Developing global leadership capabilities and global mindset: a review. In: STAHL, G. K. and BJÖRKMAN, I. Handbook of Research in International Human Resource Management, 2. ed. Reino Unido: Edward Elgar Publishing, 2012.

 PLUMMER, D. L. Overview of the Field of diversity management. In: ___. Handbook of Diversity Management: beyond awareness to competency based learning. Laham: University Press of America. 2001. Cap. 5.

 RAMSEY, J. R.; RUTTI, R. M.; LORENZ, M. P.; BARAKAT, L, L.; SANT’ANNA, A.S. Developing global transformational leaders. Journal of World Business, v. 52, i. 4, p. 461-473, June 2017. https://doi.org/10.1016/j.jwb.2016.06.002

 REIS, G. G.; FLEURY, M. T. L. O global mindset de empresas early movers e late movers é diferente? Influências do ambiente local e do grau de internacionalização. XIII Semead na FEA-USP, Anais Semead... 2010.

 ROSAL, A.S.R. Gestão de Recursos Humanos Internacional e o Ajustamento Intercultural do Executivo Expatriado. Psic. Rev. São Paulo, v. 24, n.1, p. 121-141, 2015.

 RUAS, R. Desenvolvimento de competências gerenciais e a contribuição da aprendizagem organizacional. In FLEURY, M. T.; OLIVEIRA Jr., M (Org.). Gestão estratégica do conhecimento. São Paulo: Atlas, 2001. p.242-267.

 SANDBERG, J.; TARGAMA, A. The rise of an interpretative perspective on management. Managing Understanding in Organizations. California: Sage, 2007.

 STORY, J. S. P.; BARBUTO, J. E. Global Mindset: A Construct Clarification and Framework. Journal of Leadership & Organizational Studies, v. 18, n. 3, p. 377-384, 2011.

 STORY, J. S. P., BARBUTO JR., J. E., LUTHANS, F.; BOVAIRD, J. A. Meeting the challenges of effective international HRM: analysis of the antecedents of global mindset. Human Resource Management, v. 53, n.1, p. 131–155, 2014.

 TANURE, B.; DUARTE, R. G. Sensibilidade cultural. GV Executivo, v.5, n.4, 2006.

 TANURE, B., CYRINO, A.; PENIDO, E. Seus executivos estão prontos para comandar lá fora? Valor Econômico – Eu e Carreira, São Paulo, 2005.

 URBAN, T. P.; FLEURY, M. T. L. Competências e internacionalização: um estudo de caso em empresa brasileira com subsidiária de produção no exterior. VIII Semead na FEA-USP, 2005.

 WEICK, K. E.; SUTCLIFFE K.M.; OBSTFELD, D. Organizing and the process of sensemaking. Organization Science, v.16, n.4, p.409-421, 2005.

 WINCK, M.F.; FROEHLICH, C.; BOHNENBERGER, M. C.; BESSI, V. G.; SCHREIBER, D. O desenvolvimento das competências e líderes globais: uma abordagem baseada nos estudos de global mindset leadership. Internext - São Paulo, v.11, n. 2, p. 35-48, mai./ago. 2016.

Downloads

Publicado

2018-01-08

Como Citar

Rebelato Mozzato, A., & Grzybovski, D. (2018). Global mindset: Premissa para desenvolver vantagem competitiva em mercados internacionais. Internext, 13(1), 77–89. https://doi.org/10.18568/1980-4865.13177-89

Edição

Seção

Artigos