Revisão bibliométrica no tema Empreendedorismo Imigrante e Étnico

Autores

  • Eduardo Picanço Cruz Universidade Federal Fluminense
  • Roberto Pessoa de Queiroz Falcão Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.18568/1980-4865.11378-94

Palavras-chave:

empreendedorismo imigrante, empreendedorismo étnico, enclave étnico, imigração.

Resumo

O debate sobre a imigração de milhares de refugiados para Europa e sua assimilação pela sociedade e economia locais, apresenta-se como um tema em voga na atualidade. Adicionalmente, o empreendedorismo internacional de enclave étnico tem sido estudado como uma das formas de mobilidade social e integração destes grupos. Diversas comunidades de imigrantes de várias etnias têm sido objeto de estudo, no entanto, o brasileiro imigrante tem sido pouco estudado quanto a seu perfil, cultura e comportamento empreendedor. As pesquisas bibliométricas realizadas dentro do tema de empreendedorismo imigrante e étnico, apontam para uma mudança em seu enfoque original em ‘economias de enclave’, ‘empresas étnicas’ e ‘enraizamento social’ para investigações relacionadas aos ‘empresários imigrantes’, às ‘redes de negócios imigrantes’ e aos ‘empresários transnacionais’. Este artigo pretende, portanto, apresentar o resultado de um estudo bibliométrico contemplando os trabalhos seminais, as principais teorias internacionais a respeito de empreendedorismo imigrante e de enclaves étnicos, assim como identificar lacunas da literatura brasileira e internacional, expandindo este campo de pesquisa. Como principais resultados, os autores apresentam uma análise de conceitos, teorias e artigos mais citados neste campo de pesquisa e apontam para possíveis caminhos futuros de investigação.

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Biografia do Autor

Eduardo Picanço Cruz, Universidade Federal Fluminense

Possui graduação em Administracao pela Universidade Federal Fluminense (1998), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal Fluminense (2002) e doutorado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007). Atualmente é professor Associado I do Departamento de Empreendedorismo e Gestão - STE da Universidade Federal Fluminense. Coordena um Projeto de pesquisa em Internacionalização de Negócios e atua, principalmente, nas seguintes áreas: empreendedorismo internacional, teoria da decisão, marketing, planejamento estratégico e finanças.

Roberto Pessoa de Queiroz Falcão, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e Universidade Federal Fluminense

Professor substituto do Departamento de Empreendedorismo e Gestão – UFF; professor do MBA Empreendimentos Turísticos – UFF, professor do Laboratório de Tecnologia, Gestão de Negócios e Meio Ambiente-LATEC em treinamentos ministrados para o Tribunal de Justiça do Estado – TJRJ. Ministra cadeiras de Estratégia Empresarial, Cenários e Tendências, Práticas Empresariais, Gestão de Projetos, dentre outras disciplinas. Doutorando em Administração – IAG PUC, Mestre – MSc em Gestão Empresarial pela FGV – EBAPE. Rio (2014), Pós Graduado em Marketing pela ESPM (1998), Graduado em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Viçosa – MG (1992). Profissional de Marketing com 20 anos de experiência na criação e desenvolvimento de novos negócios e projetos com base em análise de mercado. Atuação em cargos gerenciais na Coca-Cola, AMBEV, Fagga GL Events, além de outras experiências empreendedoras.Atua principalmente nos seguintes temas: marketing, empreendedorismo, vendas, inovação, comportamento do consumidor, cultura, turismo e gestão de eventos.

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Publicado

2017-01-05

Como Citar

Cruz, E. P., & Falcão, R. P. de Q. (2017). Revisão bibliométrica no tema Empreendedorismo Imigrante e Étnico. Internext, 11(3), 78–94. https://doi.org/10.18568/1980-4865.11378-94

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