A influência do Soft Power na Internacionalização dos Produtos Culturais Brasileiros: Uma Proposta de Framework

Autores

  • Alexandre Rabêlo Neto Neto Universidade Federal do Piauí – UFPI, Teresina, PI
  • José Milton de Sousa Filho Universidade Federal de Fortaleza – UNIFOR, Fortaleza, CE

DOI:

https://doi.org/10.18568/1980-4865.11137-48

Palavras-chave:

Produto cultural, Soft power, Internacionalização

Resumo

A cultura tornou-se um dos setores de mais rápido crescimento nas economias pós-industriais. Conhecer o seu funcionamento, além de ampliar o seu desempenho como um fator de ingresso para a economia, nos permitirá agregar a melhoria de condições de vida como parte da mesma estratégia, favorecendo a criação endógena, melhor organização do processo produtivo e acesso aos bens culturais. Internacionalizar significa considerar diferentes níveis de relacionamento e de realização de negócios, desde a compra e venda de produtos e serviços (comércio exterior) até o investimento em ativos em outros países (investimento direto e investimento de carteira). Desse modo, pode-se incluir nessa discussão o soft power (poder brando) com a finalidade de proporcionar ao país uma possível estratégia de internacionalização, no que se refere aos produtos culturais. O objetivo principal do estudo é analisar a influência do soft power como variável moderadora na internacionalização de produtos culturais brasileiros. Percebe-se que o desenvolvimento de modelos explicativos sobre a internacionalização dos produtos culturais brasileiros é pouco explorado. Portanto, a proposta de framework aqui apresentada, relaciona as variáveis “made in”, preferência e internacionalização do produto cultural brasileiro, tendo como variável moderadora o soft power, objetivando oportunizar novas discussões sobre o assunto, além de possibilitar sua aplicação para futuros estudos.

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Biografia do Autor

Alexandre Rabêlo Neto Neto, Universidade Federal do Piauí – UFPI, Teresina, PI

Doutorando em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza - UNIFOR, Mestre em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza - UNIFOR, Especialista em Gestão Estratégica de Pessoas pelo Centro Unificado de Ensino de Teresina - CEUT, Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Estadual do Piauí - UESPI. Professor da Universidade Federal do Piauí - UFPI (CAFS). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Planejamento Estratégico e Marketing, atuando principalmente nas áreas de comportamento do consumidor, empreendedorismo, estratégia para o mercado de música independente, Marketing cultural.

José Milton de Sousa Filho, Universidade Federal de Fortaleza – UNIFOR, Fortaleza, CE

Doutor em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-EAESP, 2013), com período de estágio no exterior (doutorado-sanduíche) na HEC Montréal, Canadá (2012). Mestre em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE, 2008), e Bacharel em Administração pela Universidade Federal do Ceará (UFC, 2005). Atuou como gestor e/ou consultor de diversas organizações privadas, públicas e do terceiro setor. No âmbito acadêmico, tem artigos publicados em congressos e periódicos nacionais e internacionais, e interesse de pesquisa nas áreas de Sustentabilidade, Estratégia e Empreendedorismo. Atualmente é Professor Adjunto da Universidade de Fortaleza (UNIFOR), atuando no Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA), e Líder do grupo de pesquisa Núcleo de Estudos em Estratégia e Sustentabilidade (NESS).

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Publicado

2016-05-17

Como Citar

Neto, A. R. N., & de Sousa Filho, J. M. (2016). A influência do Soft Power na Internacionalização dos Produtos Culturais Brasileiros: Uma Proposta de Framework. Internext, 11(1), 37–48. https://doi.org/10.18568/1980-4865.11137-48

Edição

Seção

Artigos