A cultura Chinesa nos negócios na percepção de Brasileiros Expatriados
DOI:
https://doi.org/10.18568/1980-4865.10331-43Palavras-chave:
Expatriados, Cultura, China, Guanxi, Salvar a faceResumo
O objetivo deste artigo consiste em analisar a cultura chinesa relacionada aos negócios na percepção de brasileiros expatriados na China. Para este propósito, abordou-se sobre a literatura referente ao expatriado e às diferenças culturais entre Brasil e China. Como método de estudo, trata-se de uma abordagem qualitativa em que foram realizadas entrevistas semiestruturadas com doze profissionais brasileiros expatriados na China. Para a análise dos dados foi utilizada a técnica de análise de conteúdo, especificamente a análise categorial, sendo as categorias: guanxi, comportamento cultural padrão, especialização de função, salvar a face, e respeito à hierarquia. Como resultados, evidencia-se a dificuldade de compreensão do comportamento padrão dos chineses nas suas atividades profissionais por parte dos expatriados, como: os laços de relacionamento e confiança que os chineses priorizam ao fazer um negócio, denominados guanxi; a característica de o chinês executar somente a sua função de trabalho, ser um especialista; o fato de não conseguir responder ao seu chefe de uma forma direta, por vergonha ou constrangimento, que denomina-se “salvar a face”; e a hierarquia bastante respeitada pelos chineses.
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