Os países diferem entre si no acesso a internet?

Autores

  • Alexandre Cappellozza Universidade Metodista de São Paulo
  • Gustavo Hermínio Salati Marcondes de Moraes Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado

DOI:

https://doi.org/10.18568/1980-4865.9161-80

Palavras-chave:

Tecnologia da Informação, Internet, websites, Google, Facebook

Resumo

Este estudo analisou a existência de uma notoriedade comum sobre a audiência de websites em diversos grupos de países com o objetivo de levantar se, independente da variedade de influências endógenas e exógenas que podem interferir na audiência destes portais, há algum padrão de preferência de navegação. Para investigar a popularidade global de websites, este estudo elabora um Índice de Popularidade Virtual – IPV e o aplica com dados utilizados a partir do website Alexa (www.alexa.com) que fornece informações sobre os acessos de diversos portais eletrônicos, tais como, informações de tráfego, origem e tempo de acesso. Assim, por meio do desenvolvimento e utilização do Índice de Popularidade Virtual - IPV submetido a uma amostra de 2500 observações, que contempla os 20 websites mais acessados em 125 países, evidenciou-se que nos continentes africano, americano, asiático e europeu os primeiro oito websites são comuns a todos eles. Este estudo também expõe que a hegemonia de audiência de determinados websites, analisadas em continentes distintos, conseguem superar as eventuais barreiras de adoção pelo usuário por meio da possibilidade de personalização individual de conteúdo

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Biografia do Autor

Alexandre Cappellozza, Universidade Metodista de São Paulo

Doutor em Administração de Empresas pela FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS, possui experiência internacional de pesquisas pela RED MCCOMBS SCHOOL OF BUSINESS, UNIVERSITY OF TEXAS at AUSTIN (EUA). Mestre e especialista em Administração de Empresas e graduado em Engenharia de Telecomunicações.Atua como professor pesquisador da Universidade Metodista de São Paulo. É parecerista convidado do The Journal of Strategic Information Systems - JSIS e outros periódicos.

Gustavo Hermínio Salati Marcondes de Moraes, Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado

Doutorando e Mestre (2010) em Administração na linha de pesquisa de Administração, Análise e Tecnologia de Informação pela FGV-EAESP.

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ZEFF, R.; ARONSON, B. Publicidade na internet. 2. ed. Rio de Janeiro: Campus, 2000.

Publicado

2014-04-23

Como Citar

Cappellozza, A., & de Moraes, G. H. S. M. (2014). Os países diferem entre si no acesso a internet?. Internext, 9(1), 61–80. https://doi.org/10.18568/1980-4865.9161-80

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