A Emergência de Centros de Excelência (COEs) e a Transferência de Conhecimento a partir das Subsidiárias da Pirelli e da Peugeot Citroën do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.18568/1980-4865.71149-165Palavras-chave:
Centros de Excelência. Estratégia Empresarial. Network Integrada. Transferência de Conhecimento. Indústria Automobilística.Resumo
Este artigo verifica a emergência dos centros de excelência (COEs) e a transferência de conhecimento a partir das subsidiárias estrangeiras da Pirelli e da Peugeot Citroën no Brasil. Através de entrevistas estruturadas com especialistas da indústria automobilística, os resultados permitem concluir que a formação dos COEs é moldada pela própria necessidade de adaptação dos produtos ao mercado local, bem como em função da autonomia adquirida por estas subsidiárias e pela importância e desenvolvimento do mercado brasileiro de automóveis em escala global. Além destes aspectos, os COEs e a transferência de conhecimento ocorrem em função do tempo em que a subsdidiária está instalada no país hospedeiro, assim como sua relevância para os negócios da empresa e relação com a matriz.Downloads
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