A Emergência de Centros de Excelência (COEs) e a Transferência de Conhecimento a partir das Subsidiárias da Pirelli e da Peugeot Citroën do Brasil

Autores

  • Marcelo Rocha e Silva Zorovich ESPM

DOI:

https://doi.org/10.18568/1980-4865.71149-165

Palavras-chave:

Centros de Excelência. Estratégia Empresarial. Network Integrada. Transferência de Conhecimento. Indústria Automobilística.

Resumo

Este artigo verifica a emergência dos centros de excelência (COEs) e a transferência de conhecimento a partir das subsidiárias estrangeiras da Pirelli e da Peugeot Citroën no Brasil. Através de entrevistas estruturadas com especialistas da indústria automobilística, os resultados permitem concluir que a formação dos COEs é moldada pela própria necessidade de adaptação dos produtos ao mercado local, bem como em função da autonomia adquirida por estas subsidiárias e pela importância e desenvolvimento do mercado brasileiro de automóveis em escala global. Além destes aspectos, os COEs e a transferência de conhecimento ocorrem em função do tempo em que a subsdidiária está instalada no país hospedeiro, assim como sua relevância para os negócios da empresa e relação com a matriz.

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Biografia do Autor

Marcelo Rocha e Silva Zorovich, ESPM

Mestre em Relações Internacionais e Mestrando em Gestão Internacional

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Publicado

2012-07-25

Como Citar

Zorovich, M. R. e S. (2012). A Emergência de Centros de Excelência (COEs) e a Transferência de Conhecimento a partir das Subsidiárias da Pirelli e da Peugeot Citroën do Brasil. Internext, 7(1), 149–165. https://doi.org/10.18568/1980-4865.71149-165

Edição

Seção

Artigos