OS INCENTIVOS FINANCEIROS PARA A EXPORTAÇÃO: UM ESTUDO EM PMEs DE SANTA CATARINA

Autores

  • Izabel Regina de Souza Professor da Universidade do Extremo Sul Catarinense
  • Dinorá Eliete Floriani Professora na Universidade do Vale do Itajaí
  • Gisele Silveira Coelho Lopes Professor Universidade do Extremo Sul Catarinense, Conselho Universitário

DOI:

https://doi.org/10.18568/1980-4865.6199-124

Palavras-chave:

Incentivos financeiros. Exportação. PMEs. Internacionalização.Financial. Incentives for export. SMEs. Internationalization.

Resumo

Nesta última década, a realidade econômica brasileira tem influenciado várias empresas a buscarem novos mercados devido à ampliação dos parâmetros de concorrência. Os programas de incentivos à exportação criados pelo governo são um exemplo disso, fortalecendo a relação dos recursos e da capacidade de desenvolvimento de estratégias de vendas e entrada em mercados estrangeiros. Assim, o uso de recursos financeiros de programas de incentivos à exportação, podem consistir em uma vantagem competitiva, visto os diferenciais relacionados aos custos dos produtos/serviços, influenciando positivamente a atividade exportadora. Preocupado em fomentar as exportações, o governo brasileiro criou linhas de incentivos financeiros que possam atender às necessidades das empresas brasileiras, como o Adiantamento de Contrato de Cambio (ACC), o Adiantamento sobre Cambiais Entregues (ACE), o Programa de Exportação (Proex), entre outros. Deste modo, o objetivo deste trabalho é conhecer as reações do empresariado catarinense quanto ao uso dos incentivos financeiros para a exportação. O método de pesquisa adotado foi a pesquisa exploratória e, quanto aos meios de investigação, foi a pesquisa de campo qualitativa, por meio de entrevistas, com base em um roteiro semiestruturado. Os resultados apontam que os motivos que levam essas empresas a ingressar no mercado internacional são: (i) abertura de novos mercados, (ii) novas oportunidades de negócios e (iii) ampliação do volume de exportação. Os incentivos financeiros mais utilizados pelas empresas são o Adiantamento de Contrato de Câmbio (ACC) e o Adiantamento sobre Cambiais Entregues (ACE).

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Biografia do Autor

Izabel Regina de Souza, Professor da Universidade do Extremo Sul Catarinense

Professora no Curso Administração e Comércio Exterior na Universidade do Extremo Sul Catarinense. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Comércio Exterior, lecionando disciplinas diretamente ligado ao Comércio Exterior como: Negociações Internacionais, Sistemática da Exportação e Importação, Logística Internacional, entre outras.....

Dinorá Eliete Floriani, Professora na Universidade do Vale do Itajaí

possui graduação em Administração Com Habilitação Em Comércio Exterior pela Universidade do Vale do Itajaí (1997) , mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002) , doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo (2010) , doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo (2010) e aperfeicoamento em Direito Economia e Política da União Européia pela Universidade de Pádua (1998) . Atualmente é professor titular da Universidade do Vale do Itajaí. Tem experiência na área de Administração , com ênfase em Administração de Empresas. Atuando principalmente nos seguintes temas: Competências, desempenho, Grau de Internacionalização, PME.

Gisele Silveira Coelho Lopes, Professor Universidade do Extremo Sul Catarinense, Conselho Universitário

Mestre em Administração pela Universidade do Vale do Itajaí (2009). É professora do Curso de Administração da Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC e do Curso de Tecnologia em Design de Moda e Estilo do Serviço Nacional de Aprendizagem - Criciúma/SC. É consultora empresarial e atua nas seguintes áreas de: gestão da qualidade, gestão da produção, recursos humanos e gestão de mercados

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Publicado

2012-01-31

Como Citar

de Souza, I. R., Eliete Floriani, D., & Silveira Coelho Lopes, G. (2012). OS INCENTIVOS FINANCEIROS PARA A EXPORTAÇÃO: UM ESTUDO EM PMEs DE SANTA CATARINA. Internext, 6(1), 99–124. https://doi.org/10.18568/1980-4865.6199-124

Edição

Seção

Artigos