DISTÂNCIA CULTURAL E MODOS DE ENTRADA: UM ESTUDO DAS MAIORES TRANSACIONAIS BRASILEIRAS

Autores

  • Livia Lopes Barakat Fundação Dom Cabral
  • Jase Ramsey University of Alabama
  • Patricia Vargas dos Santos Oliveira Universidade Federal de Minas Gerais
  • Plinio Rafael Reis Monteiro Universidade FUMEC

DOI:

https://doi.org/10.18568/1980-4865.52167-193

Palavras-chave:

INTERNACIONALIZAÇÃO, MODOS DE ENTRADA, DISTÂNCIA CULTURAL, GLOBE PROJECT

Resumo

O presente artigo analisa o grau de inter-relacionamento entre a distância cultural (DC) e a preferência por métodos de entrada em empresas que atuam em mercados internacionais. Visando trazer um novo prisma sobre o tema da DC este estudo busca analisar o fenômeno além das dimensões culturais de Hofstede, empregando como moldura teórica a perspectiva bimodal proposta pelo Globe Project. Para o estudo, foi pesquisada uma amostra de 31 empresas que estão entre as 100 maiores transnacionais brasileiras. Os resultados indicam que tendo em vista o universo das maiores transnacionais brasileiras, as empresas que atuam em países distintos culturalmente possuem certa aversão a entradas futuras via aquisições. O tamanho da empresa foi verificado como moderador da relação entre DC e a escolha do modo de entrada. Finalmente, as duas dimensões de DC, valores e práticas, possuem diferentes impactos na escolha do modo de entrada.

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Biografia do Autor

Livia Lopes Barakat, Fundação Dom Cabral

Mestre em administração pela UFMG

Jase Ramsey, University of Alabama

PHD em Management pela University of South Carolina

Patricia Vargas dos Santos Oliveira, Universidade Federal de Minas Gerais

Graduanda pela UFMG. Estagiária do Núcleo de Negócios Internacionais da UFMG

Plinio Rafael Reis Monteiro, Universidade FUMEC

Graduado, mestre e doutor em Administração pela UFMG, tem experiência como Professor e Consultor na área de Análise e Pesquisa de Mercado. Participa como colaborador no Núcleo de Estudos do Comportamento do Consumidor (NECC UFMG), Núcleo de consultoria, treinamento e pesquisa em Marketing e Estratégia (NUME UFMG), Núcleo de Internacionalização (Fundação Dom Cabral) e Núcleo de Gestão de Mercados (GEM Fundação Dom Cabral). Tem experiência profissional e docente nas áreas de Estatística Aplicada, Consultoria Empresarial e Pesquisa de Marketing, com ênfase em Metodologia Científica e Análise de Dados. Publicou 17 artigos em periódicos especializados e 31 trabalhos em anais de eventos. Já foi agraciado com o prêmio de melhor artigo de marketing em congresso internacional (CLADEA 2005) e indicado ao prêmio de melhor artigo no Encontro de Marketing da ANPAD (2010). Atualmente ocupa o cargo de Professor Adjunto I da Universidade FUMEC, integrando o corpo docente dos cursos de Mestrado e Doutorado Acadêmico em Administração

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Publicado

2011-06-30

Como Citar

Lopes Barakat, L., Ramsey, J., Vargas dos Santos Oliveira, P., & Reis Monteiro, P. R. (2011). DISTÂNCIA CULTURAL E MODOS DE ENTRADA: UM ESTUDO DAS MAIORES TRANSACIONAIS BRASILEIRAS. Internext, 5(2), 167–193. https://doi.org/10.18568/1980-4865.52167-193

Edição

Seção

Artigos