PANORAMA INTERNACIONAL DAS PUBLICAÇÕES EM INTERNATIONAL BUSINESS: LEVANTAMENTO ATRAVÉS DA BASE WEB OF SCIENCE

Autores

  • Aletéia de Moura Carpes UFSM
  • Aline Nadalin Velter UFSM
  • Flavia Luciane Scherer UFSM
  • Carolina Lütz UFSM

DOI:

https://doi.org/10.18568/1980-4865.52117-139

Palavras-chave:

Negócios Internacionais. Bibliometria. Hot Topics

Resumo

A internacionalização é uma alternativa para o crescimento das empresas, permitindo sua exposição a padrões internacionais de produtos, tecnologias e métodos de gestão, gerando importantes retornos para as operações domésticas (STAL, 2010). A evolução das transações comerciais entre os países faz emergir uma série de assuntos a serem compreendidos, que buscam verificar o reflexo da atividade internacional no indivíduo, empresa e nação que vivenciam este contexto de globalização. O presente artigo foi desenvolvido na perspectiva de uma pesquisa bibliométrica, objetivando intensificar o conhecimento na área de estudo relacionada à International Business (Negócios Internacionais) e averiguar quais tópicos em administração estudados junto à esse tema estão sendo mais pesquisados e quais são mais relevantes (hot topics). A análise dos dados sustentou-se nas abordagens de pesquisa qualitativa e quantitativa. Em termos qualitativos foram analisados os assuntos tratados nas publicações pesquisadas, quanto ao conteúdo, palavras-chaves e relevância das temáticas. Quanto aos dados quantitativos procurou-se investigar as seguintes variáveis: total de publicações, os autores, áreas temáticas, tipos de documentos, título das fontes, ano das publicações, instituições, agências de financiamento, idiomas, países e análise do número de vezes que cada publicação foi citada através do índices h-b e do índice m. De acordo com Hirsch (2005), o número total de artigos publicados mede a produtividade do autor, mas não mede a importância e/ou impacto de suas publicações. Já o impacto das publicações é medido pelo número de citações que cada uma recebe, podendo ser mensurado pelo h-index. O levantamento das publicações abrigadas na base Web of Science com o índice de citações ISI Citation Indexes no período de 1997 a 2010 (14 anos) resultou em 5.355 trabalhos relacionados a negócios internacionais, que estavam inseridos, principalmente, nas áreas de negócios (business) e gestão (management) e os trabalhos analisados apontaram a predominância de autores dos Estados Unidos (1.898 estudos), seguidos da Inglaterra (783 estudos) e Canadá (341 estudos) e, dentre as vinte universidades com mais trabalhos sobressaiu-se a Universidade de Harvard - Harvard University, com 63 publicações. Os hot-topics encontrados foram performance, importação; estratégia; desenvolvimento; relações internacionais; multinacionais; conhecimento; processo de internacionalização; joint ventures; inovação; países emergentes; crescimento, políticas, redes; finanças; cultura e modo de entrada.

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Biografia do Autor

Aletéia de Moura Carpes, UFSM

Graduação em Administração- habilitação em Comércio Exterior Mestrado em Administração - Linha de Pesquisa: Estratégia e Inovação

Aline Nadalin Velter, UFSM

Mestre em Administração

Flavia Luciane Scherer, UFSM

Graduação em Administração - UFSM Mestre em Administração- UFSC Doutora em Administração - UFMG Professora do Departamento de Administração da UFSM

Carolina Lütz, UFSM

Graduação em Psicologia Mestranda em Administração

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Publicado

2011-06-30

Como Citar

Carpes, A. de M., Velter, A. N., Scherer, F. L., & Lütz, C. (2011). PANORAMA INTERNACIONAL DAS PUBLICAÇÕES EM INTERNATIONAL BUSINESS: LEVANTAMENTO ATRAVÉS DA BASE WEB OF SCIENCE. Internext, 5(2), 117–139. https://doi.org/10.18568/1980-4865.52117-139

Edição

Seção

Artigos

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