O PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DE UMA EMPRESA DE SOFTWARE PARA MODA:DA INCUBADORA AO INVESTIMENTO DIRETO NO EXTERIOR

Autores

  • William Ramos Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Graziela Dias Alperstedt Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.18568/1980-4865.5266-90

Palavras-chave:

Internacionalização de empresas. Empresa de software. Estudo de caso.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar o processo de internacionalização entre os anos de 1996 e 2010 de uma empresa catarinense de desenvolvimento de softwares de moda. Os fundamentos teóricos do artigo compreendem as teorias de internacionalização com especial atenção à escola nórdica de negócios internacionais, a abordagem das networks, além de pesquisas específicas sobre as empresas de software, born globals e empreendedorismo internacional. A pesquisa realizada utilizou a técnica do estudo de caso, qualitativo, exploratório e descritivo. Os dados foram coletados a partir de fontes primárias, tais como entrevistas semi-estruturas e questionário, e fontes secundárias. Os dados oriundos das entrevistas e dos documentos foram repetidamente revistos, codificados e analisados quanto ao seu conteúdo e significados, visando identificar as categorias em apreciação. Dentre os fatores observados que fogem às abordagens teóricas, são citados os saltos das etapas descritas por estas e a não preferência exclusiva por países de menor distância psíquica. Foi relevante também a orientação internacional dos empreendedores, cujas redes de relacionamento englobavam agentes internacionais que por vezes influenciaram o processo, corroborando a abordagem das networks.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

William Ramos, Universidade do Estado de Santa Catarina

Graduando em Administração Empresarial Universidade do Estado de Santa Catarina - ESAG/UDESC Bolsista de Iniciação Científica

Graziela Dias Alperstedt, Universidade do Estado de Santa Catarina

Possui graduação em Administração pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC/ESAG - 1989), Mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC - 1994) e Doutorado na área de Estratégia no Curso de Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC - 2000). Atuou em empresas como WEG e Souza Cruz e em diversas instituições de ensino superior de Santa Catarina em cargos de gestão e como docente na graduação e na pós-graduação. Atualmente é professora associada da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) onde exerce a função de Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Administração do Centro de Ciências da Administração e Sócio-Econômicas - ESAG. Leciona as disciplinas de Estratégia Empresarial na graduação e Teoria das Organizações e Seminários de Implementação no Programa de Pós-Graduação em Administração. Anteriormente ocupou a função de Diretora de Pesquisa e Pós-Graduação nesta mesma instituição. É líder do Grupo de Pesquisa Strategos - Organizações e Estratégia na ESAG/UDESC. Suas áreas de interesse são Estudos Organizacionais, Gestão de Pessoas e Gestão Estratégica e suas interrelações com outros temas como Mudança e Adaptação Organizacional, Competências, Empreendedorismo e Gestão Ambiental.

Downloads

Publicado

2011-06-30

Como Citar

Ramos, W., & Alperstedt, G. D. (2011). O PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DE UMA EMPRESA DE SOFTWARE PARA MODA:DA INCUBADORA AO INVESTIMENTO DIRETO NO EXTERIOR. Internext, 5(2), 66–90. https://doi.org/10.18568/1980-4865.5266-90

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.