O PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DE UMA EMPRESA DE SOFTWARE PARA MODA:DA INCUBADORA AO INVESTIMENTO DIRETO NO EXTERIOR
William Ramos, Graziela Dias Alperstedt
Resumo
Este trabalho tem como objetivo analisar o processo de internacionalização entre os anos de 1996 e 2010 de uma empresa catarinense de desenvolvimento de softwares de moda. Os fundamentos teóricos do artigo compreendem as teorias de internacionalização com especial atenção à escola nórdica de negócios internacionais, a abordagem das networks, além de pesquisas específicas sobre as empresas de software, born globals e empreendedorismo internacional. A pesquisa realizada utilizou a técnica do estudo de caso, qualitativo, exploratório e descritivo. Os dados foram coletados a partir de fontes primárias, tais como entrevistas semi-estruturas e questionário, e fontes secundárias. Os dados oriundos das entrevistas e dos documentos foram repetidamente revistos, codificados e analisados quanto ao seu conteúdo e significados, visando identificar as categorias em apreciação. Dentre os fatores observados que fogem às abordagens teóricas, são citados os saltos das etapas descritas por estas e a não preferência exclusiva por países de menor distância psíquica. Foi relevante também a orientação internacional dos empreendedores, cujas redes de relacionamento englobavam agentes internacionais que por vezes influenciaram o processo, corroborando a abordagem das networks.
Palavras-chave
Internacionalização de empresas. Empresa de software. Estudo de caso.
DOI:
http://dx.doi.org/10.18568/1980-4865.5266-90
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